Buscar

Trabalho AV1/Questionário de Legislação Aduaneira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DA PÁGINA 17.
1 - Porque se diz que a exportação por consignação é sem cobertura cambial?
Porque a exportação em consignação é uma operação que possibilita o exportador a enviar produtos ao exterior para serem remetidos a testes e demonstrações de suas qualidades, com a finalidade de que seja promovida a venda no exterior. Isso se configura sem cobertura cambial, pois não há remessa de divisas do exterior para pagamento da mercadoria. 
Entretanto, se a mercadoria exportada em consignação for vendida no exterior, a operação deixa de ser sem cobertura cambial e se transforma em com cobertura cambial.
2 - Como funciona a exportação temporária para aperfeiçoamento passivo?
A Exportação Temporária para Aperfeiçoamento Passivo permite a saída do País, por tempo determinado, de mercadoria nacional ou nacionalizada, para ser submetida à operação de transformação, elaboração, beneficiamento ou montagem, no exterior e sua reimportação na forma do produto resultante dessas operações.Neste caso existe recolhimento de tributação sobre o valor agregado.
As mercadorias nacionais ou nacionalizadas remetidas ao exterior, em caráter temporário, para fins de conserto, reparo ou restauração também se enquadram no regime de Exportação Temporária para Aperfeiçoamento Passivo, na hipótese de ter beneficiamento.
3 - Qual é o prazo de permanência da mercadoria no exterior na exportação em consignação?
O prazo máximo concedido na exportação em consignação é de 720 dias, podendo haver uma única prorrogação de prazo, idêntico ao originalmente permitido. 
4 - Fornecimento de combustível à aeronave ou embarcação de bandeira brasileira em rota doméstica é considerado consumo a bordo?
Não. Só é considerado consumo a bordo quando há tráfego internacional. 
5 - Exportação de animais reprodutores é um caso de exportação em consignação ou temporária?
É um caso de exportação temporária. Pois a intenção é que o animal retorne após a reprodução.
6 - Como funciona a exportação com margem não sacada com retenção cambial?
Normalmente, essa operação envolve produtos que, pelas suas naturezas, sofrem uma perda natural de peso ou cubagem e, neste caso, o importador, por força do contrato mercantil, irá pagar o valor da fatura pelo peso ou cubagem apurado no porto de destino e não pelo mencionado no porto de origem.
Ao pagar pelo peso ou cubagem na chegada ao porto de destino, se a diferença for a menor, o importador retém a parte correspondente ao pagamento (com retenção cambial) e, se a diferença for a maior, o importador paga o peso ou cubagem apurado (sem retenção cambial).
O exportador deverá apresentar a comprovação à SECEX, no prazo máximo de 180 dias da data do embarque das mercadorias. 
7 – Na Exportação de Uso e Consumo, o Registro de Exportação (R.E), é emitido antes ou depois da entrega das mercadorias?
 A R.E é emitida depois da entregai, quando é relacionada todas as exportações de um determinado período em um único Registro de Exportação a posteriori. 
De acordo como Art. 205, inciso I da Portaria SECEX 23/O R.E deverá ser registrado com base nas vendas realizadas até o ultimo dia útil do mês .
8 – Estrangeiros residentes no Brasil podem comprar pedras preciosas como se fosse exportação? 
Não. Somente não residentes no país e que apresentem passaporte para comprovar no momento da compra.
9 – O que significa Margem de Preferência?
São concessões em termos percentuais para produtos específicos, promovida pelos países membros de um determinado acordo comercial. A Margem de preferência se dá pela diferença tributária entre a alíquota normal do produto e a Margem acordada. Quanto maior a Margem de Preferência, menor será o imposto a recolher.
10 – O Drawback é um incentivo às Exportações ou às Importações
É um incentivo à Exportação, pois a suspensão ou isenção dos impostos na importação de insumos ou matéria prima, se aplica para a produção de produtos destinados a exportação, tendo inclusive que se comprovar estas exportações dentro do prazo pré determinado.
11 – Qual a diferença entre a exportação do SGP e o SGPC?
 No SGP o programa de benefícios tarifários é concedido pelos países industrializados aos países em desenvolvimento. Já no SGPC , este sistema de benefícios se baseia na redução recíproca de tarifas entre os países em desenvolvimento.
12 – O Pacto Andino é um acordo assinado com o Brasil ou com o Mercosul?
Com o Mercosul
13 – Que requisitos são necessários para que um produto seja “originário”?
São considerados originários os produtos inteiramente produzidos no país. Não obstante, podem ser utilizados materiais ou partes importadas ou de origem indeterminada na composição do produto a ser exportado, desde que sejam atendidas as Regras de Origem estabelecidas pelos países outorgantes.
A condição básica é a de que os materiais ou partes importadas ou de origem indeterminada tenham sido submetidos a uma transformação substancial, ou seja, uma transformação que altere substancialmente sua natureza e características. O conceito de transformação substancial é definido para os diversos produtos pelos países outorgantes.. Não podendo ultrapassar em regra: 40% de insumos não originário do pais Signatário.
14 – O ACE nr 35 é um Acordo do Chile com o Brasil ou com o Mercosul?
Este acordo foi firmado entre o Chile e o Mercosul.
15 – Bolivia é um país membro ou associado ao Mercosul?
A Bolivia é um país associado ao Mercosul	
16 – Qual é a vantagem principal das Preferências Tarifárias?”
A vantagem principal é a redução do custo final, uma vez que é promovida uma margem de preferência, onde a aliquota do Imposto de Importação é reduzida e algumas vezes até mesmo zerada. Tornando assim o produto mais competitivo.
17 – O que significa “salto tarifário” ?
Considera-se que um produto cumpre o requisito do salto tarifário  se o valor CIF dos materiais não originários dos Estados Partes utilizados em sua produção e classificados na mesma posição tarifária do produto final, não exceder 10% do valor FOB do produto exportado.
18 – Quais são os casos de exportações denominadas “sem cobertura cambial”?
Nas Exportações Temporarias; Exportações em Consignação (desde que não ocorra a venda no exterior e a mercadoria retorne); Exportação de bagagens desacompanhadas e sem destinação comercial; Doações; Envio de Amostras, e algumas outras hipóteses amparadas pela Legislação Vigente.
19 – O Certificado de Origem é obrigatório?
Em operações normais de Comercio Exterior não é obrigatório a apresentação do Certificado de Origem, porém se o Consignatário for se beneficiar de alguma Preferência Tarifária, ou de Acordos Comerciais, será necessário a emissão do Certificado de Origem, para comprovar o direito ao benefício desejado.
20- Qual a diferença entre “país de origem” e “país de procedência “ ?
País de origem: É onde a mercadoria foi fabricada/ produzida.
País de procedência: Onde mercadoria se encontrava no momento da aquisição.
21- Que significa o acordo denominado TLC?
É um acordo comercial regional ou bilateral para expandir o mercado de bens e serviços entre os países participantes. Envolve basicamente a eliminação ou redução de tarifas sobre os produtos entre as partes e os acordos sobre os serviços. É regido pelas regras da OMC- Organização Mundial do Comércio ou por acordo entre países participantes.
22 - O Mercosul pode ser considerado um mercado comum?
Não, embora o termo Mercosul signifique Mercado Comum do Sul , o Mercosul ainda é apenas uma união aduaneira. Há livre circulação de mercadorias entre países membros e a utilização de uma Tarifa Aduaneira denominada NCM, que obriga os países membros a praticar a mesma taxa de importação quando adquirem mercadorias de origem dos referidos países.
Porém para alcançar o nível de Mercado Comum, o Mercosul precisa permitir que pessoas nascidas nos países membros do bloco possam trabalhar em qualquer um destes países . Hoje em dia isso não é permitido.
EX: Seum brasileiro quiser trabalhar no Uruguai ele precisa de cidadania uruguaia. O Mercosul não adquiriu ainda o nível de circulação de mão de obra , capital e serviços que caracterizem um Mercado Comum.
23 - Qual a diferença entre Drawback Suspensão e Isenção?
Na modalidade suspensão, o drawback permite a suspensão de tributos incidentes sobre as importações de insumos a serem utilizados na produção de bem a ser exportado. 
Na modalidade isenção, ocorre a isenção dos tributos que incidiriam sobre a importação ou aquisição interna de insumos equivalentes aos utilizados na fabricação de produto já exportado. 
24 - Pode o importador brasileiro exigir do exportador estrangeiro um Certificado de Origem Form-A do SGP?
Sim pois mediante a apresentação do Certificado pode-se comprovar a origem do produto a fim de se beneficiar do tratamento tarifário para a redução ou isenção de impostos.
25 - Exportação de bens para conserto , reparo ou restauração é um caso de exportação temporária para Aperfeiçoamento Passivo?
Sim as mercadorias nacionais ou nacionalizadas remetidas ao exterior em caráter temporário para fins de conserto, reparo ou restauração se enquadram no regime de Exportação Temporária para Aperfeiçoamento Passivo pois o mesmo permite a saída do país por tempo determinado para transformação , elaboração , beneficiamento ou montagem no exterior e sua reimportação na forma de produto resultante dessas operações com pagamento de tributos incidentes sobre o valor agregado.

Continue navegando