historia da matemática
17 pág.

historia da matemática


DisciplinaHistória da Matemática1.294 materiais9.044 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - História da Matemática
Considere o seguinte excerto de texto a seguir: 
\u201cEm 1594, Kepler passou a ensinar Matemática em um seminário protestante em Graz, na Áustria. Acreditando que o Universo era regido por leis matemáticas e afirmando que a Geometria fazia parte da mente de Deus, Kepler buscava uma roupagem matemática com que vestir suas observações do Sistema Solar\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/qs8YxL>. Acesso em: 27 set. 2017.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o estudo das três leis de Kepler, analise as seguintes proposições:
I. Os planetas movem-se em torno do Sol em trajetórias elípticas, com o Sol em um dos focos. 
PORQUE
II. As órbitas dos planetas são circulares. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 2/5 - História da Matemática
Atente para a seguinte afirmação: 
\u201cA invenção do cálculo foi um dos grandes pontos de virada na história da matemática. Ele resolvia problemas que tinha preocupado matemáticos por 2000 anos e abriu as portas que ninguém sabia que existiam. O cálculo proporciona uma maneira de medir taxas de mudança e os efeitos da mudança \u2018calculus\u2019 é o nome em latim para uma pequena pedra usada para contagem)\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROONEY, Anne. A História da Matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M.BOOks do Brasil Editora Ltda, 2012. p.152-153.
Levando em conta essas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o cálculo integral \u2013 ponto que separa a matemática elementar da avançada, assinale as afirmativas a seguir que contemplam tais fatores:
I. Newton inventou o método de fluxos \u2013 foi até o ponto em que é possível encontrar uma reta tangente a uma curva em dado ponto.
II. Newton desenvolveu o primeiro sistema binário.
III. Leibniz usou pela primeira vez o termo função.
IV. A utilização do S alongado para representação da integral \u2013 que representa a soma de indivisíveis \u2013 se atribui a Leibniz. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I e IV
Questão 3/5 - História da Matemática
Atente para o extrato de texto: 
\u201cA Universidade de Alexandria teve seu nome ligado a muitos matemáticos e astrônomos de grande valor. Três deles, verdadeiros gigantes da Matemática, caracterizaram o período que, mais tarde, veio a ser chamado de Idade de Ouro daquela escola: Euclides, Arquimedes e Apolônio\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/qs8YxL>. Acesso em: 27 set. 2017.
Levando em conta estas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre Arquimedes e Apolônio, matemáticos da Antiguidade, assinale as afirmativas a seguir que contemplam tais fatores:
I. Arquimedes já traçava os primeiros desenvolvimentos de Cálculo Diferencial e Integral, devido ao seu rigor matemático.
II. Estudos de geometria espacial eram feitos por Arquimedes, calculando a área de calotas esféricas.
III. Apolônio demonstrou que um plano que não passa pelo vértice, e dependendo de sua inclinação, pode gerar três tipos de formas cônicas com base em um cone circular reto: as parábolas, as elipses e as hipérboles.
IV. O estudo das cônicas é muito importante e tem aplicação direta, são usadas em espelhos refletores, construções e telescópios, por exemplo. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I, II, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Questão 4/5 - História da Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNão se sabe em que circunstâncias Tales começou a interessar-se pela Geometria, mas a tradição conta que ele fez ao Egito uma viagem que se tornou célebre. [...] Ele conseguiu visitar as pirâmides em companhia do faraó Amasis. Ali, medindo as sombras da pirâmide de Queóps e de um bastão que plantara verticalmente na areia, calculou a altura do monumento através de triângulos semelhantes, protagonizando assim um dos acontecimentos máximos da História da geometria\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, G. G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 22.
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática sobre Tales de Mileto \u2013 filósofo, astrônomo e matemático grego, que viveu entre os anos 624 a.C. e 546 a.C., analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Tales de Mileto provou que, em um triângulo isósceles, os ângulos da base são congruentes.
II. ( ) Tales priorizava a obtenção de resultados por intuição e experimentação.
III. ( ) A afirmação de que dois triângulos têm dois ângulos, e um dos lados de cada um deles é igual ao outro, então esses triângulos são iguais, atribui-se a Tales.
IV. ( ) Tales demonstrou que os ângulos opostos pelo vértice são diferentes.
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 F
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Questão 5/5 - História da Matemática
Atente para a seguinte informação: 
\u201cTambém na acústica os pitagóricos encontraram a presença dos números, descobrindo relações de inteiros entre os comprimentos de várias cordas utilizadas para produzir sons de sua escala musical. É oportuno, neste ponto, mencionar que a palavra matemática surgiu com os pitagóricos, que vem de uma raiz grega que significa \u2018saber\u2019 ou \u2018aprender\u2019 e era empregada no sentido de \u2018aquilo que é ensinado\u2019\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 33. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre Pitágoras e os Pitagóricos e suas descobertas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Pitágoras considerou as notas musicais principais dó, ré, mi e fá.
	
	B
	A escola pitagórica encerrou-se com a morte de Pitágoras.
	
	C
	Pitágoras acreditava que havia uma relação entre as frequências dos sons produzidos pela vibração de uma corda e as divisões dessa corda em determinadas partes.
	
	D
	Os Pitagóricos consideravam os números 1, 2, 3 e 4 como números imperfeitos.
	
	E
	Ao dividir uma corda em uma razão de 2 para 3, Pitágoras entendeu que era um som desagradável.
Uilians
Uilians fez um comentário
Bom dia José, qual foi a sua nota?
0 aprovações
Carregar mais