Buscar

A METAFÍSICA DO ENTE HEIDEGGER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A METAFÍSICA DO ENTE E A “NOVA” METEFÍSICA OU TAREFEA DO PENSAMENTO BASEADA NA DIFERENÇA ONTOLÓGICA
A PERSPECTIVA DO SER DE HEIDEGGER, É DADA PELA INFLUÊNCIA QUE ELE TEVE DE HUSSERL. VAI CONTRA O CIENTIFICISMO, O QUAL CONFUNDE SER E ENTE.
HEIDEGGER CRITICA A FILOSOFIA, CHAMANDO-A DE “METAFÍSCA DO ENTE”, ONDE CONFUNDIU SER E ENTE EM RAZÃO DA TEOLOGIA.
DIZ ELE QUE A CIÊNCIA “SE CARACTERIZA PELO FATO DE DAR À PRÓPRIA COISA, A PRIMEIRA E ÚLTIMA PALAVRA. A PARTIR DISSO DETERMINAR E FUNDAMENTAR O ENTE.
NA METAFÍSICA DO ENTE, HEIDEGGER QUER MOSTRAR QUE ALÉM DA REFERÊNCIA DE SENTIDO COM O MUNDO, É SOMENTE FONTE DE REGULAÇÂO DO COMPORTAMENTO
EM SUA PRIMEIRA FASE, O FILÓSOFO CRITICA A VIDA COTIDIANA E ALIENAÇÃO DO HOMEM AO FECHAR-SE, LIMITANDO-SE AO ENTE.
PARA A FILOSOFIA NA ANÁLISE DE HEIDEGGER, A SOLUÇÃO PARA A ALIENÇÃO HUMANA É ESTAR DIANTE DO NADA. O QUE GERARIA GRANDE ANGÚSTIA. A ANGUSTIA É O SENTIMENTO DE INCOMODO QUE GERA A ATITUDE DA INERCIA OU TRANSCEDENCIA.
 
OUTRO PONTO Q É SUSTENTADO NA TEORIGA HEIDEGGERIANA, É QUE O OBJETO DE PESQUISA APENAS É POSSIVEL ATRAVÉS DA MANIFESTACÃO DO NADA. ASSIM É QUE ELE COMEÇA A INTRODUZIR A ESSENCIA DA METAFÍSICA.
ASSIM VOLTAMOS AO EMBATE DO ALEMÃO EM RELAÇÃO DA CRÍTICA À CIENCIA E À METAFISICA – POIS SE FALA EM LUZ DA RAZÃO MAS NÃO DA CLAREIRA DO SER. 
HEIDEGGER AINDA AFIRMA QUE A FILOSOFIA NÃO SE OCUPA EM SABER A SUA ESSÊNCIA. NÃO PENSA A CLAREIRA COMO TAL. O ÚNICO PENSAMENTO QUE SE PREOCUPA COM ELA SERIA A ALETHEIA (PARA HEIDEGGER É CONSIDERADA COMO UM ESTADO DESCRITIVO OBJETIVO.)
FINALIZANDO, O AUTOR DIZ QUE É NECESSÁRIO AFASTAR O PENSAMENTO DA LINHA ONTO-TEOLÓGICA, E VOLTAR-SE PARA O SENTIDO DO SER COMO A SI MESMO (AS COISAS COMO SÃO), DEFENDENDO AINDA A ANGÚSTIA COMO DISPOSIÇÃO DE HUMOR FUNDAMENTAL PARA A FENOMENOLOGIA. 
TRAZENDO A UM EXEMPLO PRÁTICO:
A DECISÃO JUDICIAL NÃO PODE FICAR LIMITADA A SER A SIMPLES RESULTANTE DA LÓGICA DEDUTIVA. É NECESSÁRIO, POIS, HAVER HORIZONTES, OU SEJA, O JULGADOR NÃO PODE FICAR LIMITADO AO DIREITO POSITIVO, AO TEXTO DA LEI.
SER – É O CONCEITO MAIS UNIVERSAL E MAIS VAZIO, RESISTINDO A QUALQUER TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
ENTE – CONCEITUA, QUE SE EXPLICA, COISA, OBJETOS, SALA, PAREDES E ETC. CHEGA UM MOMENTO QUE NÃO TEM MAIS O QUE SE EXPLICAR
ESTAR NO MUNDO – É A EXISTENCIA DE SER DO HOMEM. A QUAL NÃO LHE DA CERTEZA SOBRE O FUTURO A NÃO SER SOBRE A MORTE QUE É INEVITAVEL.
SER-AÍ OU DASEIN - DEFINIDO PELA PROPRIA VIVENCIA DO SER
ONTOLOGIA - ESTUDO DO SER
METAFISICIA – RAMO DA FILOSOFIA QUE ESTUA A ESSENCIA DO MUNDO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais