Buscar

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO E DEONTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO E DEONTOLOGIA.
1º. De acordo com a Portaria 344/1998 da ANVISA, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise as afirmações:
O transporte de substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações ou dos medicamentos que as contenham fcará sob a responsabilidade solidária das empresas remetente e transportadora, para todos os efeitos legais.
 É vedado o transporte de medicamentos à base de substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, por pessoa física, quando de sua chegada ou saída no país, em viagem internacional, sem a devida cópia da prescrição médica.
São vedadas a compra e a venda no mercado interno e externo de substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, bem como os seus respectivos medicamentos, por sistemas de reembolso, por qualquer meio de comunicação, Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, incluindo as vias postal e eletrônica. Assinale a alternativa correta.
a) Estão corretas todas as afirmativas
b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II
c) Estão corretas apenas as afirmativas II e III
d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III
e) Nenhuma das afirmativas está correta
2º. Segundo o Código de Ética da profissão Farmacêutica (Resolução CFF nº 417/2004), assinale a afirmativa correta.
a) O Farmacêutico só deve estar inscrito em um Conselho Regional de Farmácia se estiver em exercício efetivo da profissão.
b) O Farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia sobre seu afastamento do emprego por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar dentre outros em no máximo 05 (cinco) dias úteis.
c) O Farmacêutico pode aceitar piso salarial abaixo do estabelecido regionalmente nos dissídios.
d) O Farmacêutico pode exercer a profissão farmacêutica quando estiver sob a sanção disciplinar de suspensão.
e) O Farmacêutico poderá ser responsável técnico por mais de três estabelecimentos comerciais.
3º. Considerando o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, aprovado pela Resolução nº 417, de 29 de setembro de 2004, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), marque a alternativa INCORRETA:
a) Quando atuante no serviço público, é vedado ao farmacêutico utilizar-se do serviço ou cargo público para executar trabalhos de empresa privada, de sua propriedade ou de outrem, como forma de obter vantagens pessoais.
b) O farmacêutico deve denunciar seu colega, a quem de direito, no caso dos atos que contrariem os postulados éticos da profissão, especificamente nos casos em que assuma serviços e funções confiados, anteriormente, a outro farmacêutico.
c) O farmacêutico tem o direito de exigir, dos demais profissionais de saúde, o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.
d) Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão.
4º. As autorizações de funcionamento na ANVISA devem ser renovadas ao ocorrer a substituição do responsável técnico da farmácia.
Certo Errado
5º. O conselho regional de farmácia é o órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional do farmacêutico nos seus aspectos técnicos e éticos. Sendo assim, toda farmácia deve ser registrada no órgão estadual da jurisdição na qual esteja instalada e provar, perante a referida entidade, que as atividades desenvolvidas no estabelecimento são exercidas por profissionais habilitados e registrados.
Certo Errado
6º. A dispensação de medicamentos, contendo substâncias constantes das listas A1, A2, A3, B1, B2, C2 e C3 da portaria 344 de 12/05/1998 da SVS–MS, em pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares públicos ou privados será feita.
mediante receita ou outro documento equivalente, subscrita em papel privativo do estabelecimento, ficando dispensada a apresentação de notificação de receita.
mediante receita ou outro documento equivalente, e notificação de receita, subscritos em papel privativo do estabelecimento.
mediante notificação de receita, subscrita em papel privativo do estabelecimento, ficando dispensada a apresentação de receita ou documento equivalente.
mediante receita subscrita em receituário privativo do médico prescritor ou notificação de receita aposta de carimbo do estabelecimento.
mediante receita subscrita em receituário privativo do médico prescritor, ficando dispensada a apresentação de notificação de receita.

Continue navegando