Buscar

Regulamento de Estágio 2013

Prévia do material em texto

DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS DO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS ALUNOS DO 5º AO 10º SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO
Dispõe sobre a operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito. 
1 – Do Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando. A carga horária a ser integralizada é de 300 horas.
Será desenvolvido do 5º ao 10º Semestre do Curso de Direito, distribuído em módulos de 50 horas, cujas atividades deverão ser apresentadas ao final de cada semestre.
2 – Atividades do Estágio Supervisionado
As atividades do estágio supervisionado compreendem:
a) Prática real;
b) Prática simulada, e
c) Visitas orientadas.
3 – Prática Real
A prática real poderá ser desenvolvida na UNIP, por meio do Escritório de Assistência Jurídica – EAJ, pelos Anexos aos Juizados Especiais, Delegacias de Polícia, bem como em escritórios de advocacia ou outros órgãos públicos.
A prática real compreende: elaboração de petições, acompanhamentos de processos nos diversos fóruns, análise de inquéritos policiais, bem como a participação em audiências cíveis, criminais, trabalhistas etc. 
Para cada atividade o aluno deverá preencher o formulário do Estágio Supervisionado, que se encontra à disposição na Coordenação do Curso de Direito, colhendo a assinatura do responsável pelo trabalho desenvolvido (juízes, advogados etc.). 
O aluno que estagiar em Instituição ou Escritório de Advocacia conveniado poderá utilizar tais horas de estágio, desde que as mesmas não representem mais de 50% (cinqüenta por cento) das atividades reais, na medida em que há necessidade de ser observado o Anexo II do presente regulamento.
Para cada atividade real será atribuído o seguinte:
I – Audiências na área cível/família:
a) Preliminar (conciliação) – 2 (duas) horas;
b) Instrução e julgamento – 4 (quatro) horas;
c) Demais audiências (justificação prévia etc.) – 2 (duas) horas;
II – Audiências criminais:
a) Audiências no JECRIM – 2 (duas) horas;
b) Instrução e Julgamento – 4 (quatro) horas;
c) Tribunal do Júri – 6 (seis) horas;
III – Audiências trabalhistas:
a) Conciliação – 2 (duas) horas;
b) Conciliação, instrução e julgamento – 4 (quatro) horas;
c) Demais audiências – 2 (duas) horas.
IV – Elaboração de petições:
a) Para cada lauda elaborada serão computadas 2 (duas) horas de atividade.
V – Acompanhamento de inquéritos policiais e demais atividades correlatas perante delegacias:
a) O aluno será responsável pela elaboração de relatório detalhado da atividade desenvolvida (formulário de estágio), que deverá ser assinado pelo Delegado de Polícia responsável, sendo que para cada lauda do trabalho serão computadas 2 (duas) horas de atividade.
VI – Análise de processos nos diversos Fóruns e Tribunais
a) Para cada lauda do relatório de estágio elaborado, que deverá ser assinado pelo advogado responsável, serão computadas 2 (duas) horas de atividade 
4 – Prática Simulada
A prática simulada abrange o exercício prático das atividades forenses e não forenses; a elaboração de peças processuais e profissionais simuladas, bem como a atuação em processos simulados. A prática simulada compreende a análise dos processos findos, cuja orientação poderá ficar a cargo dos profissionais responsáveis pelo EAJ – Escritório de Assistência Judiciária.
A prática simulada, também, pode ser desenvolvida nas aulas de estágio, que serão ministradas aos sábados. O professor responsável pela atividade simulada deverá assinar o respectivo relatório de atividade.
Para cada atividade simulada será atribuído o que segue:
a) Análise de processos findos – 3 (três) horas;
b) Aulas aos sábados – 6 (seis) horas;
c) Elaboração de peças processuais – 2 (duas) horas para cada lauda;
d) Demais atividades – 2 (duas) horas para cada lauda.
5 – Visitas orientadas
As visitas orientadas abrangem os diversos órgãos jurisdicionais (Museu do Crime, Tribunal de Justiça etc.). Esta atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com o acompanhamento de professor, cuja programação será apresentada pela Coordenação do Curso de Direito.
Excepcionalmente, a visita poderá ser orientada por pessoa habilitada do próprio órgão jurisdicional visitado. Neste caso, o aluno deverá preencher o relatório do estágio, fornecido pela coordenação do curso de direito, e colher a assinatura e o carimbo do responsável pelo órgão jurisdicional.
Para cada atividade desenvolvida serão atribuídas 4 (quatro) horas.
6 – Disposições Finais
Os relatórios das respectivas atividades deverão ser entregues no prazo estipulado pela Coordenação do Curso de Direito, a ser definido e informado no momento oportuno.
Os relatórios deverão ser assinados pelo Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica e de Estágio Curricular.
O aluno deverá realizar, no mínimo, duas das três áreas definidas no item 2, sendo que o número de horas numa determinada área não poderá exceder a 50% (cinquenta por cento) das horas a cumprir.
As atividades estão divididas por temas e locais, de acordo com o respectivo semestre, conforme relação descrita nos ANEXOS I e II, que integram o presente regulamento.
Sem mais,
Prof. Mario Alberto Konrad
Coordenador do Curso de Direito - Campus Marquês
Prof. Fabiano Lourenço de Castro
Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica e de Estágio Curricular
ANEXO I - DA PRÁTICA SIMULADA
 	Considerando, pois, que a prática simulada busca desenvolver habilidades, aptidões e competências necessárias ao exercício das mais variadas profissões jurídicas, ao mesmo tempo em que permeia os diversos ramos do Direito, em todas as suas variáveis, as atividades de prática simulada serão ofertadas e distribuídas em 5 Módulos, em consonância com o período cursado, da seguinte forma: 
	1º Módulo					 5º Semestre				O 1º módulo corresponde ao 5ºsemestre letivos e abrange as atividades de práticas Criminais, compreendendo também o Júri Simulado e o Juizado Especial Criminal – JECRIM. As atividades concernentes ao modulo serão previamente apresentadas, pelo Coordenador do Estágio Supervisionado, através do “PES - Plano de Estágio Supervisionado” semestral, por ocasião do início do semestre letivo correspondente.
	2º Módulo					 6º e 7º Semestres				 
O 2º módulo corresponde ao 6º e 7º semestres letivos e abrange as atividades de práticas Trabalhistas, envolvendo dissídios individuais e coletivos, e práticas Previdenciárias. Incluí, também, os métodos alternativos de resolução de conflitos consentâneos à área. As atividades concernentes ao modulo serão previamente apresentadas, pelo Coordenador do Estágio Supervisionado, através do “PES - Plano de Estágio Supervisionado” semestral, por ocasião do início do semestre letivo correspondente.
	3º Módulo					8º Semestre				
O 3º módulo corresponde ao 8º semestre letivo e abrange as atividades de práticas Públicas relacionadas ao Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Ambiental, envolvendo também as ações coletivas. As atividades concernentes ao modulo serão previamente apresentadas, pelo Coordenador do Estágio Supervisionado, através do “PES - Plano de Estágio Supervisionado” semestral, por ocasião do início do correspondente semestre letivo.
	4º Módulo					9º Semestre				
O 4º módulo corresponde ao 9º semestre letivo e são retomadas as atividades de práticas Civis, envolvendo o Direito Civil, o Processo Civil, incluindo aí os métodos alternativos de resolução de conflitos e o Direito Empresarial. As atividades concernentes ao modulo serão previamente apresentadas, pelo Coordenador do Estágio Supervisionado, através do “PES - Plano de Estágio Supervisionado” semestral, por ocasião do início do semestre letivo correspondente.5º Módulo					10º Semestre				
O 5º módulo corresponde ao 10º semestre letivo e abrange as atividades práticas relacionadas ao eixo temático: Setor Privado e Responsabilização, abrangendo as disciplinas de Direito e Globalização; Comércio Internacional; Direito da Informática; Relações Privadas e Internet; Direito das Relações de Consumo; Direito Econômico; Estruturas de Mercado e Concorrência. As atividades concernentes ao modulo serão previamente apresentadas, pelo Coordenador do Estágio Supervisionado, através do “PES - Plano de Estágio Supervisionado” semestral, por ocasião do início do semestre letivo correspondente.
ANEXO II – DA PRÁTICA REAL - LOCAIS
5º Semestre (Justiça Federal primeira instância e Defensoria Pública); 
6º e 7º Semestres (Justiça do Trabalho primeira instância e cartórios extrajudiciais); 
8º Semestre (Justiça Eleitoral primeira instância e Polícia Civil); 
9º Semestre (Justiça Militar, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica); 
10º Semestre (Tribunais, OAB, DETRAN, PROCON) e
Módulo Especial (FIESP, CADE, BOVESPA, Curso de Relações Internacionais, Curso de Informática, assistência eletrônica de julgamento de audiências no STF).
OBS – Não serão aceitas as atividades de prática real realizadas em apenas um local, conforme acima indicado. As atividades práticas deverão ser realizadas, preferencialmente, conforme a tabela acima, uma vez que o aluno deve adquirir uma visão diversificada das diversas atividades jurídicas.

Continue navegando