Buscar

APOL 04 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 04 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Questão 1/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
De acordo com Bernardi e Brudeki (2013), “[...] cabe à administração local criar normas para a regulação dos serviços públicos de transporte individual (táxi). Na operacionalização desse serviço, o instrumento usualmente praticado pela gestão municipal é a PERMISSÃO, concedida ao profissional habilitado, com liberação por meio da LICENÇA DE OPERAÇÃO” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 7)
À administração municipal cabe ainda fiscalizar os serviços; fixar as tarifas que serão praticadas pelos permissionários; e impor a troca de veículos após certo tempo de operação, caso esse procedimento conste da regulamentação municipal do serviço de táxi. 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo indicando (V) para verdadeira ou (F) para falsa no que concerne aos serviços de táxi:
( F ) São serviços públicos administrados, normalmente, através de concessão. É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter público individual, nos quais os passageiros possuem escolha de local de embarque ou desembarque. 
( V ) São serviços públicos administrados, normalmente, através de licenças (podendo ser temporariamente pessoal e intransferível). É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter público individual, nos quais os passageiros  possuem escolha de local de embarque ou desembarque.
( F ) São serviços privados administrados, normalmente, através de empresas particulares (de caráter permanente, pessoal e intransferível). É uma modalidade do sistema de transporte, mais precisamente de caráter individual, na qual os passageiros não possuem escolha de local de embarque ou desembarque.
	
	A
	V, V, V
	
	B
	V, F, F
	
	C
	V, F, V
	
	D
	F, V, F
	
	E
	F, F, V
	
	
	
Questão 2/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais PG 269
O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz) foi criado pelo governo brasileiro no ano de 2000, por meio da Eletrobrás. Esse programa tem por finalidade buscar a melhoria energética nos sistemas de iluminação pública. O programa tem como objetivos estimular a implantação de sistemas de iluminação pública mais eficientes, buscando a segurança e a valorização noturna dos espaços públicos urbanos (parques, prédios e ruas). (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 7)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), nesse contexto, torna-se importante a articulação do programa com outros setores da administração pública local. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as asserções abaixo no que tange ao PROCEL:
 
I - Para atingir a meta estabelecida pelo programa, novas tecnologias mais eficientes devem ser utilizadas; 
Porque
II - devem ser observados os princípios de conservação de energia, as normas técnicas específicas vigentes e os critérios e procedimentos técnicos e econômicos estabelecidos pelo programa;
 
Após a análise das asserções acima, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As duas asserções estão corretas, mas não têm relação alguma entre elas;
	
	B
	As duas asserções estão corretas e apresentam uma relação de complementaridade entre elas;
	
	C
	As duas asserções apresentam uma relação de complementaridade entre elas, porém estão incorretas;
	
	D
	As duas asserções estão corretas e apresentam uma relação de contrariedade entre elas;
	
	E
	As duas asserções apresentam uma relação de causalidade entre elas, porém estão incorretas
Questão 3/5 - Organização Municipal
De acordo o Art. 145 do Código Tributário Nacional “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: I – impostos; II – taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; III – contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.” (Código Tributário Nacional. Seção I, Dos Princípios Gerais. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Edição atualizada em 2010. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/>. Acesso em: set. 2015).
Com origem no termo em latim tributum, a palavra tributo remete para alguma coisa que é concedida ou rendida por obrigação, hábito ou necessidade. Em alguns casos, tributo era o nome dado ao valor pago por um estado a outro, como sinal da sua dependência. (www.significados.com.br/tributo/). De acordo com os estudos realizados na disciplina, sabe-se que para o Código Tributário Nacional (CTN), tributo tem uma definição bem mais específica. Assinale a alternativa abaixo que apresenta a definição de “tributo” conforme o exposto no CTN:
	
	A
	Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
	
	B
	O tributo é uma obrigação que tem por fato gerador uma situação dependente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte.
	
	C
	O tributo é uma contribuição que o particular faz ao poder público em função de um determinado serviço ou obra que foi realizada em benefício da comunidade.
	
	D
	O tributo é a contraprestação de serviço público, ou de benefício feito ou posto à disposição ou custeado pelo estado em favor de quem paga, ou por este provado.
	
	E
	O tributo é um substantivo masculino que significa imposto, taxa ou contribuição.
Questão 4/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
Desde o período colonial, os serviços funerários, no Brasil, são uma atividade eminentemente local, SENDO DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO A SUA REGULAÇÃO. A partir da primeira Constituição republicana, de 1891, a administração dos cemitérios passou a ser laica, sob a administração dos municípios. Na época, determinava a Carta Magna, no art. 72, parágrafo 5°, que: "Os cemitérios terão caráter secular e serão administrados pela autoridade municipal, ficando livre a todos os cultos religiosos a prática dos respectivos ritos em relação aos seus crentes”. (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 6)
Ao verificarmos os pareceres dados pelos desembargadores, conforme abordado na bibliografia básica da disciplina, em relação à questão dos serviços funerárias e a maneira como eles devem ser prestados, podemos chegar à conclusão de que existe um processo de regulação a ser seguido. 
Seguindo os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki(2013), assinale a alternativa que apresenta corretamente as subdivisões do serviço funerário:
	
	A
	Obrigatórios (gratuitos) e facultativos (cobrados por meio de tabela);
	
	B
	Obrigatórios e facultativos (adquiridos livremente pelos usuários);
	
	C
	Obrigatórios (gratuitos) e facultativos (adquiridos pelos usuários);
	
	D
	Facultativos (adquiridos pelo usuário) e facultativos (cobrados por meio de tabela);
	
	E
	Obrigatórios, facultativos (cobrados por meio de tabela) e facultativos (adquiridos pelos usuários);
Questão 5/5 - Organização Municipal
A Constituição define os tributos de competência municipal e a participação nas receitas estaduais e federais. Além dos recursos oriundos dessas fontes, também podem formar a receita municipal a exploração de atividades econômicas, o patrimônio, as compensações financeiras pela exploração de recursos naturais (energia elétrica, petróleo etc.) e negócios realizados com entidades públicas e privadas. (BERNARDI, Jorge Luiz. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 3)
Segundo Bernardi (2012),o município detém o poder impositivo de estabelecer tributos em decorrência da sua própria autonomia financeira, estabelecida pela norma constitucional. 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições abaixo e depois assinale a alternativa que corresponde à resposta correta:
I - O município tem autonomia financeira para estabelecer seus tributos, porém, a União poderá interferir no estabelecimento desses tributos quando se fizer necessário.
II - A receita pública é formada pelo conjunto de recursos financeiros que entra nos cofres públicos, advindos de fontes variadas e que têm por objetivo principal cobrir as despesas orçamentárias.
III - A arrecadação dos tributos e a exploração dos bens e dos serviços constituem a renda total própria do município.
	
	A
	Apenas a proposição I está correta.
	
	B
	Apenas a proposição II está correta.
	
	C
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a proposição III está correta.
RESPOSTAS: 1: D 2: B 3: A 4:B 5: D

Continue navegando