Buscar

exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Apesar das muitas versões sobre os motivos que levaram Deodoro da Fonseca a participar do movimento que levou à República, a historiografia reconhece como o mais certo:
	
	
	
	
	 
	O fato de Deodoro estar convencido de que a Monarquia e os monarquistas eram um mal para o país.
	
	
	Os constantes desentendimentos entre Deodoro e o Imperador.
	
	
	O fato de Deodoro ter aderido de corpo e alma à causa republicana.
	
	
	O fato de que Deodoro era um defensor da Democracia e que via no Império um regime cada vez mais autoritário e ditatorial.
	
	 
	A notícia de que o Imperador pretendia convidar Silveira Martins, inimigo político de Deodoro, para organizar o novo gabinete.
	
	
	
		2.
		Sobre a crise da monarquia no Brasil, leia o seguinte trecho: "A monarquia foi condenada pela sua própria índole, tal é em síntese a observação resultante dos escritos de Suetônio numa obra sobre o Império editada em 1896 e que reúne artigos publicados no periódico O Paiz. O autor procura mostrar que os males do Império advinham menos do Imperador do que da instituição de que ele foi ao mesmo tempo ¿o representante conspícuo e a vítima ilustre". (COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987, pp. 268.) Segundo o texto destacado, a monarquia entrou em crise em finais do século XIX por causa das suas instituições, que não mais atendiam os interesses de vários grupos da sociedade brasileira. Sendo assim, assinale a alternativa que relaciona corretamente uma reivindicação de modernização do Brasil em fins do século XIX:
	
	
	
	
	
	o movimento republicano representava os interesses da elite industrial, que pretendia industrializar a economia brasileira imediatamente.
	
	
	o movimento abolicionista teve vitórias contundentes ao longo da década de 1870 e, por isso, não contribuiu para a queda da monarquia em 1889.
	
	
	grupos religiosos ligados a Igreja Católica queriam o retorno do Padroado, e a reaproximação entre a Igreja e a monarquia.
	
	
	as classes médias urbanas lutavam pela democratização da política, sobretudo através da instituição do voto feminino.
	
	 
	após a Guerra do Paraguai, o Exército brasileiro retornou à pátria exigindo maior participação política e fim do voto censitário.
	
	
	
		3.
		A proclamação da República em 15 de novembro de 1889 é considerada pela historiografia recente:
	
	
	
	
	 
	Um golpe militar liderado por Deodoro da Fonseca.
	
	
	Uma reação da burguesia urbana ao autoritarismo do Imperador Pedro II.
	
	
	Uma ruptura entre liberais republicanos e as oligarquias rurais.
	
	
	Uma reação das oligarquias ao poder da Igreja Católica.
	
	
	Uma reação das oligarquias ao fim da escravidão.
	
	
	
		4.
		"Só o Exército, afirmou Deodoro, sabia sacrificar-se pela pátria e, no entanto, maltrataram-no os homens políticos que até então haviam dirigido o país. Aludiu aos seus serviços no campo de batalha, rememorando que pela pátria estivera três dias e três noites combatendo em campos paraguaios no meio do lodaçal, sacrifício que eu não poderia avaliar". A frase acima pertence ao Visconde de Ouro Preto, último chefe do governo da Monarquia. A partir dela, vemos refletida a essência de uma das questões apontadas como responsáveis pela queda da Monarquia. Assinale, abaixo, a alternativa que melhor corresponde às palavras de Ouro Preto.
	
	
	
	
	
	Essas palavras como que simbolizam a aceitação, por parte de Deodoro, da liderança do Movimento Republicano que levaria à derrubada da Monarquia.
	
	
	Essas palavras dizem respeito à Questão Abolicionista, que contrapôs os militares às elites escravistas.
	
	
	Estas palavras dizem respeito à Questão Religiosa onde os militares apoiaram o Imperador em fazer valer sua autoridade contra a Igreja, que queria impor uma Bula papal no Brasil apesar da mesma não ter sido aprovada por D. Pedro II.
	
	
	Essas palavras demonstram simplesmente uma rivalidade pessoal que existia entre Deodoro e o Visconde de Ouro Preto.
	
	 
	Estas palavras dizem respeito à Questão Militar, onde militares como Deodoro se viam impedidos de participar das decisões de Estado por políticos como o Visconde de Ouro Preto.
	
	
	
		5.
		A Guerra do Paraguai foi o maior conflito militar ocorrido na América do Sul, entre 1864 e 1870 confrontaram-se os exércitos da Tríplice Aliança e do Paraguai. Sobre as consequências desse conflito, podemos apontar EXCETO:
	
	
	
	
	
	A formação do exército brasileiro contou com a participação de mestiços e negros, muitos dos quais ainda escravizados que lutaram sob a promessa de liberdade ao fim do conflito.
	
	 
	A Guerra foi vencida pela Tríplice Aliança e garantiu ao Brasil grande prestígio à Monarquia, tanto no próprio país como na Europa.
	
	
	Embora possamos relacionar a eclosão do conflito com disputas políticas e territoriais na região da Bacia do Prata, também pode-se destacar que a Inglaterra poderia ser favorecida com o enfraquecimento do Paraguai.
	
	
	A Guerra trouxe prejuízos aos quatro países envolvidos, mesmo os integrantes da Tríplice Aliança tiveram muitas baixas em seus exércitos e viram sua dívida com a Inglaterra aumentar durante o conflito.
	
	
	O Paraguai saiu da Guerra completamente destruído e sua população sofreu um decréscimo sentido por muitas décadas.
	
	
	
		6.
		A queda da monarquia em 1889 pode ser associada a vários fatores, entre eles as disputas políticas entre a Monarquia e as novas forças que se organizavam no interior do Exército. Sobre a chamada "Questão Militar", somente NÃO podemos afirma que:
	
	
	
	
	
	A partir da Guerra do Paraguai, os militares se mobilizam para romper com os limites do "soldado profissional", em busca de um espaço na política nacional para o "soldado cidadão".
	
	 
	O '"homem da caserna" queria participar das decisões políticas do país, tal qual ocorria entre os militares de países vizinhos, como a Argentina.
	
	
	O Exército sentia-se desprestigiado pelo governo, principalmente, porque esta força era considerada mais popular, enquanto que a Marinha era formada, predominantemente, por membros da elite.
	
	
	A falta de entendimento entre o império e a liderança do Exército contribuiu para o desgaste do ministério do Visconde de Ouro Preto e a Proclamação da República.
	
	 
	O "soldado cidadão" é aquele que deseja apenas cumprir com o seu dever militar, defendendo os interesses do seu país em quaisquer conflitos que ocorram.
	
	
	
		7.
		Além das Questões Militar, Religiosa e Abolicionista, havia um outro grande problema para a Monarquia resolver, conforme nos aponta a historiadora Emilia Viotti da Costa. Escolha, entre as opções abaixo, aquela que melhor traduz esse problema.
	
	
	
	
	
	A propaganda republicana empolgava a população do Império de norte a sul tornando a Monarquia insustentável.
	
	 
	A Guerra do Paraguai havia deixado a população muito insatisfeita com o governo imperial.
	
	
	A chamada "Geração de 1870" conseguiu influenciar todo o meio intelectual do Rio de Janeiro e, em consequência, a propaganda republicana ganhou todos os jornais da capital do Império tornando a manutenção do regime insustentável.
	
	
	Os cafeicultores estavam extremamente descontentes com o fato da Monarquia estarpensando em criar formas de financiar a industrialização do Império.
	
	 
	Algumas mudanças estruturais ocorridas desde meados do século XIX tornaram o centralismo monárquico inadequado para a nova realidade nacional.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é CORRETO a que:
	
	
	
	
	
	O Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do Exército.
	
	
	O descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República.
	
	 
	A proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
	
	
	O Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
	
	
	A aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.

Outros materiais