Buscar

História do Brasil Colonial e Imperial atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Após mais de duzentos e cinquenta anos de colonização portuguesa na América, um grupo de colonos, sobretudo da província de Minas Gerais, planejou uma revolta para livrarem-se do domínio português. O planejamento dessa revolta é conhecido como Inconfidência Mineira.
Sobre isso, responda as três questões abaixo:
a) Como se desenrolou o fato histórico da Inconfidência Mineira?
A Inconfidência Mineira, foi um movimento separatista regional, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789. O movimento se amparava em ideias iluministas, tinha a independência dos Estados Unidos como referência e foi um movimento predominantemente elitista. São causas da Inconfidência Mineira: altos impostos; Excessos cometidos pelas autoridades Portuguesas; Possibilidade de se aplicar uma nova derrama e a administração do governador da capitania de Minas Gerais Visconde de Barbacena. Visconde de Barbacena tinha as funções de combater o contrabando e cobrar as dívidas dos devedores, considerando que a elite mineira era a que mais devia a coroa Portuguesa a administração do Visconde se chocava com os interesses dessa elite fazendo com que esse grupo se reunisse para lutar contra as imposições da Coroa Portuguesa. Todavia, o movimento foi traído e não foi executado, líderes foram presos, muitos punidos, porém o único caso de punição com a morte foi o de Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pela alcunha de Tiradentes. Em relação a questão da Escravidão não havia consenso com relação à libertação dos escravos. Alguns inconfidentes, entre eles Tiradentes, eram favoráveis à abolição da escravidão, enquanto outros eram contrários e queriam a independência sem transformações sociais de grande impacto. O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis, Brito Malheiros e Correia Pamplona ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Iniciou-se uma enorme devassa. Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram exilados na África.
b) Cite e explique quem foram os principais personagens envolvidos. Ao menos três deles.
Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes): foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento cujo objetivo era proclamar a capitania de Minas Gerais como uma República independente. Durante sua vida, Tiradentes teve várias profissões. Entre elas foi tropeiro, comerciante, minerador e militar. Tiradentes aderiu ao movimento quando era militar e tinha o posto de alferes. Por ser considerado um excelente comunicador, foi responsável por conquistar adeptos para a causa revolucionária. O apelido surgiu quando começou a arrancar os dentes das pessoas, prática realizada por pessoas não especializadas na área da saúde antes do desenvolvimento da odontologia no Brasil. Como, naquela época, a profissão de dentista se resumia em "tirar dentes", acabou ganhando a alcunha de "Tiradentes". Na prisão foi apontado pelos outros participantes como líder do movimento, embora isto não fosse verdade. Mesmo assim, ele assumiu toda a responsabilidade e conseguiu proteger os companheiros. Foi sentenciado por traição, recebeu como pena a morte por enforcamento. Sua execução aconteceu no dia 21 de abril de 1792. Posteriormente, essa data se tornou feriado nacional em sua homenagem.
Joaquim Silvério dos Reis: Era Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo. Além de coronel da cavalaria, era fazendeiro e proprietário de minas de ouro, numa época em que a mineração da região das Gerais era o polo econômico da capitania. Em 1789, o movimento foi delatado por Joaquim em troca do perdão de suas próprias dívidas e benefícios para sua família. informado do levante, escreveu uma carta de delação, em 11 de abril de 1789 ao governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, alertando as autoridades coloniais para a existência de um movimento em Vila Rica, que pretendia proclamar a República e libertar Minas Gerais de Portugal. A derrama foi suspensa e os principais líderes foram presos. Como prêmio o delator cobrou o preço de seu serviço: uma certa quantidade de ouro, o perdão das dívidas fiscais, a nomeação para o cargo de Tesoureiro das províncias de Minas Gerais, Góias e Rio de Janeiro, uma mansão para moradia, pensão vitalícia, título de Fidalgo da Casa Real, fardão e hábito da Ordem de Cristo, um encontro em Lisboa com o Príncipe Regente Dom João. Não se sabe se as promessas foram cumpridas
	
Tomás António Gonzaga: Foi um jurista, poeta e ativista político, na Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi acusado de conspiração e preso em 1789, cumprindo sua pena de três anos na Fortaleza da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, tendo seus bens confiscados. Permaneceu em reclusão por três anos, durante os quais, teria escrito a maior parte das liras atribuídas a ele, pois não há registros de assinatura em qualquer uma de suas poesias. Em 1792, sua pena é comutada em degredo, a pedido pessoal de D. Maria I e o poeta é enviado a costa oriental da África, a fim de cumprir, em Moçambique, a sentença de dez anos. No país africano trabalhou como advogado e hospedou-se em casa de abastado comerciante de escravos viveu depois disso, durante quinze anos, rico e considerado, até morrer em 1810. Em 1799, é publicada a segunda parte de Marília de Dirceu, com mais 65 liras. No desterro, ocupou os cargos de procurador da Coroa e Fazenda, e o de juiz de Alfândega de Moçambique (cargo que exercia quando morreu). Gonzaga foi muito admirado por poetas romantismo/românticos como Casimiro de Abreu e Castro Alves. É patrono da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.
c) Por que a Inconfidência faz parte da Crise do Antigo Sistema Colonial?
A crise do Antigo Sistema Colonial se deu em partes pelos movimentos emancipacionistas, entre eles a Inconfidência Mineira, movimento pela independência de Minas Gerais que foi precursora do processo que conduziu à separação do Brasil de Portugal. Nas Minas Gerais, em 1789, uma crise econômica, resultante da escassez de ouro, aumentava as pressões da Coroa portuguesa pela cobrança do Quinto (100 arrobas anuais – valor equivalente à 1.468,9kg de ouro) através da execução da Derrama (cobrança compulsória dos Quintos em atraso – Invasão de cidades, vilas, fazendas e casas a procura de ouro para alcançar o valor do Quinto). Como resposta, a elite local pretendeu tomar o poder e instituir uma república por meio do fracassado evento denominado de Conjunção Mineira. Dessa forma, a Inconfidência Mineira ainda que não tenha obtido sucesso em sua execução, trouxe força para a queda do Sistema Colonial, contribuindo assim com a crise desse sistema.

Outros materiais