Buscar

TRABALHO DE PROCESSO CIVIL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito.
Disciplina: Processo Civil I.
Período: 4AM.
Assunto: Atividade individual de complementação de carga horária sobre nulidades, distribuição/registro e valor da causa.
Tema: Responder os exercícios alinhados abaixo.
EXERCÍCIOS:
01-no que consiste o ato processual inexistente?
Consiste num fato que não reúne as exigências mínimas de seus requisitos de validade que a lei considera como úteis ou recomendáveis, para ser reconhecido como ato processual. Não precisa ser invalidade e nem poderá vir a ser convalidado.
02-no que consiste o ato processual absolutamente nulo?
A nulidade absoluta resulta da violação de norma tutelar, uma vez que atinge o interesse público devendo ser reconhecida de oficio a qualquer tempo e grau de jurisdição, presumindo o caráter absoluto. Nesse caso é aparentemente um ato bom mas a sua condição jurídica e afetada por um defeito no seus requisitos essenciais.
03-no que consiste o ato processual relativamente nulo?
O vicio nesse caso não atinge seus elementos essenciais, ela é estabelecida no interesse do particular da parte, de forma que o interessado venha alega-la na primeira oportunidade de se expressar nos autos, sob pena de convalidação do ato. A nulidade é relativa, a absoluta é a exceção, e tem que existir previa demonstração de prejuízo.
04-no que consiste o ato processual meramente irregular?
É aquele que decorre da inobservância de formalidades consideradas não relevantes para a validade do ato.
05-estabeleça a distinção entre nulidade do processo e nulidade do ato processual.
Nulidade do processo: não se refere a atods individualmente, relaciona-se aos requisitos de validade da relação processual.
Nulidade do ato processual: o vicia individualmente, mas atinge os que dele são consequência.
06-cite os princípios reguladores das nulidades e manifeste, academicamente, sobre cada um deles.
- Princípio da Instrumentalidade das Formas: Segundo esse princípio, a forma não pode ser considerada um fim em si mesma, pois o processo é apenas um meio para se conseguir solucionar conflitos de interesse, e não um complexo de formalidades. Assim, ele “não será declarada a nulidade de ato processual na apuração da verdade substancial ou na decisão da causa” (CPP, art. 566).
- Princípio da Causalidade ou Conseqüencialidade: A nulidade de um ato, uma vez declarada, causará a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequência. Todos os atos visam a sentença; os atos processuais são entrelaçados entre si. Assim, se um ato é nulo, os demais que dele dependam também o serão.
- Princípio da Conservação dos Atos Processuais: O princípio da conservação dos atos processuais é o reverso do princípio da causalidade, ou seja, deve-se conservar o ato processual que não depende de ato anterior declarado inválido. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.
- Princípio do interesse de agir: O interesse de agir é uma condição para o exercício da ação, de ordem estritamente processual e que não determina a existência ou não do interesse substancial juridicamente protegido, mas, se estiver presente juntamente com a legitimidade ad causam e, os pressupostos processuais possibilitam ao juiz o exame do mérito.
- Princípio da preclusão: A preclusão é a perda da possibilidade de executar determinado ato processual, ou seja, o principio da preclusão está diretamente ligado ao principio da eventualidade, no qual o réu deverá alegar na contestação toda matéria de defesa com a qual impugna o pedido do autor sob pena de ser impedido de fazê-lo posteriormente.
07-no que consiste a preclusão?
Consiste na impossibilidade da parte impugnar um ato, ou por já terem decorridos os respectivos prazos, ou por terem esgotados os recursos que a lei admitia, ou por outros motivos. A preclusão é um fenômeno processual, no qual cada ato há um momento próprio para ser praticado.
08-no que consiste a arguição das nulidades?
Consiste em que a arguição das nulidades deve velar a cada instante da relação processual para que ela caminhe livre de quaisquer vícios, irregularidades ou nulidades que a possam comprometer, as regras do devido processo legal, para que os atos processuais obedeçam ao modelo legal, nos casos especificados pelo legislador, determinando que eles sejam convalescidos, quando contiverem nulidades ou irregularidades que impeçam a produção dos efeitos processuais objetivados, e só proclamando a nulidade quando não houver possibilidade de recuperar o ato ou quando ele não tiver atingido o seu fim.
09-qual o momento da arguição das nulidades?
Deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber aparte de falar nos autos, sob pena de preclusão.
10-no que consiste a decretação de nulidades?
O juiz declara que atos são atingidos e ordena as providencias tendentes a repetir ou retificar os atos sanáveis. É sentençao ato do juiz que anula todo o processo.
11-quais os efeitos da decretação das nulidades?
Anulado ato reputam-se em nenhum efeito que dele dependam, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.
Com efeito, a nulidade do ato repercute sobre os demais atos subsequentes , onde a nulidade do primeiro implicará as dos demais.
12-no que consiste o registro e a distribuição do processo?
Todos os processos estão sujeitos a registro, devendo ser distribuídos onde houver mais de um juiz, a distribuição poderá ser eletrônica, alternada e aleatória, obedecendo rigorosamente a igualdade.
13-cite as causas que serão distribuídas por dependência.
Serão distribuídas por dependência as causas de qualquer natureza:
I - quando se relacionarem, por conexão ou continência, com outra já ajuizada;
II - quando, tendo sido extinto o processo sem resolução de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda;
III - quando houver ajuizamento de ações nos termos do art. 55, § 3º, ao juízo prevento.
14-cite as hipóteses de dispensa da juntada da procuração.
A petição inicial deve vir acompanhada de procuração, que conterá os endereços do advogado, eletrônico e não eletrônico.
Parágrafo único. Dispensa-se a juntada da procuração:
I - no caso previsto no art. 104;
II - se a parte estiver representada pela Defensoria Pública;
III - se a representação decorrer diretamente de norma prevista na Constituição Federal ou em lei.
15-no que consiste o valor da causa?
A toda causa será atribuído valor certo, ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível ( art 291 cpc ).
16-discorra sobre a correção do valor da causa pelo juiz.
O magistrado pode corrigir o valor da causa quando verificar que tal valor não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor.
Essa correção poderá ser realizada pelo juiz de ofício (ou seja, sem provocação das partes) e por arbitramento, isto é, por mera estimativa, sem se prender a exatidões. Ela pode ocorrer a qualquer momento, inclusive no bojo da sentença.
Havendo a correção do valor da causa, o NCPC determina (com acerto), que a parte deve proceder ao recolhimento das custas correspondentes. Claro que esse recolhimento ocorrerá apenas se o juiz aumentar o valor da causa. Desse modo, corrigido para cima o valor da causa, o juiz intimará a parte (na pessoa do respectivo advogado), para recolhimento das custas faltantes, no prazo de 15 dias, sob pena de cancelamento da distribuição dos autos. Corrigido para baixo o valor da causa, a parte poderá pleitear a repetição do valor recolhido a maior junto à Fazenda Pública que recebeu as custas, no prazo de até 5 anos contados da data do pagamento
17-discorra sobre a impugnação do valor da causa pelo réu.
O réu que deseja impugnar o valor da causa deverá fazê-lo em sede de preliminar de contestação, e não mais em petição emapartado. Caso não impugne, haverá preclusão. Caso impugne, o juiz deverá, após juntada da contestação, decidir a respeito da adequação do valor da causa. A preclusão, nesse caso, se opera contra a parte e não contra o juiz. Uma vez perdida a oportunidade de impugnar o valor da causa, a parte pode suscitar essa questão no curso do processo; como o juiz tem a faculdade, de ofício, corrigir o valor da causa, nada impede que a parte aponte a necessidade de que seja realizada uma correção de ofício desse requisito da petição inicial. Caberá ao magistrado corrigir ou não o valor da causa, em decisão que será irrecorrível ao réu (não poderá suscitá-la nem em apelação), pois contra ele já se operou a preclusão da questão.
18-marque V nas alternativas verdadeiras e F nas alternativas falsas:
a)-(V)-a nulidade absoluta do ato processual resulta da violação de norma tutelar de interesse público, podendo e devendo ser reconhecida de ofício em qualquer tempo e grau de jurisdição;
b)-(V)-as citações e as intimações serão nulas quando feitas sem a observância das prescrições legais;
c)-(V)-é nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir;
d)-(V)-a nulidade relativa do ato processual é estabelecida no interesse particular da parte, de modo que ao interessado cabe alegá-la na primeira oportunidade que tiver de falar nos autos, sob pena de convalidação do ato.
e)-(F)-ato meramente irregular é aquele que decorre da inobservância de formalidades consideradas relevantes para a validade do ato processual;
f)-( V )-a nulidade do ato processual o vicia individualmente, entretanto, não atinge os que dele são conseqüência;
g)-( V )-o ato processual, à luz do princípio da instrumentalidade das formas, ainda que praticado de maneira diversa da preconizada na lei, se alcançar sua finalidade e não prejudicar a parte deve ser mantido;
h)-( F )-o juiz, quando a lei prescrever determinada forma, não poderá considerar válido o ato processual realizado de outro modo, ainda que tenha alcançado a sua finalidade;
i)-(V)-quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa;
j)-(F)-a nulidade relativa do ato processual deve ser alegada no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de preclusão;
k)-(V)-não há preclusão no que tange à nulidade absoluta, assim, sua argüição pode ser feita em qualquer fase do processo;
l)-(V)-o juiz, ao pronunciar a nulidade, declarará que atos são atingidos e ordenará as providências necessárias a fim de que sejam repetidos ou retificados;
m)-(V)-serão distribuídas por dependência as causas de qualquer natureza quando se relacionarem, por conexão ou continência, com outra já ajuizada;

Outros materiais