Buscar

Exercicio arts 1941 a 1946 Direito de Acrescer entre Herdeiros e Legatarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício – Arts. 1.941 a 1.946 do CC – Direito de Acrescer entre Herdeiros e Legatários
1 Em relação às afirmativas elencadas, assinale a opção correta:
I. Dá-se o direito de acrescer quando o testador contempla vários beneficiários (coerdeiros ou colegatários), deixando-lhes a mesma herança, ou a mesma coisa determinada e certa, em porções não determinadas, e um dos concorrentes vem a faltar (CC, art. 1.941).
II. São hipotéses legais do direito de acrescer entre herdeiros e legatários: pré-morte do nomeado; exclusão por indignidade (art. 1.814); falta de legitimação, nos casos do art. 1.801; não verificação da condição sob a qual foi instituído; renúncia.
III. São requisitos do direito de acrescer entre herdeiros e legatários: nomeação de coerdeiros, ou colegatários, na mesma disposição testamentária (não necessariamente na mesma frase); deixa dos mesmos bens ou da mesma porção de bens; ausência de quotas hereditárias determinadas.
IV. Há conjunção real (re tantum), quando os diversos instituídos são chamados, por frases distintas, a suceder na mesma coisa, sem discriminação dos quinhões.
( ) a. todas estão corretas.		( ) c. apenas duas estão incorretas.	 	( ) e. todas estão incorretas.
( ) b. apenas uma está incorreta.		( ) d. apenas três estão incorretas.
2 Em relação às afirmativas elencadas, assinale a opção correta:
I. Há conjunção mista (re et verbis), quando o testador, na mesma frase, designa vários herdeiros ou legatários para a mesma coisa, sem distribuição de partes.
II. Há conjunção verbal, quando o testador, na mesma disposição, designa herdeiros ou legatários, especificando o quinhão de cada um.
III. A parte do herdeiro ou legatário que faltar será recolhida pelo substituto designado pelo testador, se este, prevendo o acontecimento, tiver feito a nomeação. Caso contrário, acrescerá ao quinhão dos remanescentes. Tal acréscimo não ocorrerá, entretanto, se o testador, ao fazer a nomeação conjunta, especificar o quinhão de cada um. 
IV. As conjunções real e mista geram o direito de acrescer. O mesmo não ocorre com a verbal, em que o testador especifica os quinhões.
( ) a. todas estão incorretas.				 
( ) b. apenas uma está correta.		
( ) c. apenas duas estão corretas.
( ) d. apenas três estão corretas.
( ) e. todas estão corretas.
3 Em relação às afirmativas elencadas, assinale a opção correta:
I. Quando vários herdeiros, pela mesma disposição testamentária, forem conjuntamente chamados à herança em quinhões não determinados, e qualquer deles não puder ou não quiser aceitá-la, a sua parte não acrescerá à dos co-herdeiros, salvo o direito do substituto. 
II. O direito de acrescer competirá aos co-legatários, quando nomeados conjuntamente a respeito de uma só coisa, determinada e certa, ou quando o objeto do legado não puder ser dividido sem risco de desvalorização. 
III. Quando não se efetua o direito de acrescer, transmite-se aos herdeiros legítimos a quota vaga do nomeado. Não existindo o direito de acrescer entre os co-legatários, a quota do que faltar acresce ao herdeiro ou ao legatário incumbido de satisfazer esse legado, ou a todos os herdeiros, na proporção dos seus quinhões, se o legado se deduziu da herança. 
IV. Legado um só usufruto conjuntamente a duas ou mais pessoas, a parte da que faltar acresce aos co-legatários. Se não houver conjunção entre os co-legatários, ou se, apesar de conjuntos, só lhes foi legada certa parte do usufruto, consolidar-se-ão na propriedade as quotas dos que faltarem, à medida que eles forem faltando. 
( ) a. todas as afirmativas estão incorretas.
( ) b. apenas três afirmativas estão incorretas.
( ) c. apenas duas afirmativas estão incorretas.
( ) d. apenas uma afirmativa está incorreta.
( ) e. todas as afirmativas estão corretas.
4 Os co-herdeiros ou co-legatários, aos quais acresceu o quinhão daquele que não quis ou não pôde suceder, ficam sujeitos às obrigações ou encargos que o oneravam? Justifique sua resposta:
5 Pode o beneficiário do acréscimo repudiá-lo separadamente da herança ou legado que lhe caiba? Justifique sua resposta:

Continue navegando