Buscar

AVS FILOSOFIA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Disciplina:  FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Avaliação:   Data: 29/06/2017 Critério: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELO RICARDO GRISOLI
	Turma: 
	Nota Prova: 7,4 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		 
	 
	 1a Questão (Ref.: 229794)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Disserte sobre a democracia deste período.
		
	
Resposta: Naquele período, os cidadão reuniam-se na Polis para discutir os assuntos de interesse de todos. Sócrates baseava-se no método do diálogo para despertar o conhecimento, o saber que já existe em nosso espítiro humano, através dos questionamentos formulados. Acreditava que as pessoas que governariam deveriam ser da Aristocracia, não por causa de seu poder, mas porque teriam grande conhecimento, notório saber e só assim teriam a capacidade de atuar na função de maneira adequada.
	
Fundamentação do Professor: Gabarito: O aluno deve dissertar sobre como os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
	
Gabarito: O aluno deve dissertar sobre como os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 267577)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	Diga como podemos entender o lugar reservado à educação na Filosofia de Rousseau.
		
	
Resposta: Para Rousseau, o homem nascia bom, porém a sociedade o corrompia. A educação, para ele, deveria ser ensinada de uma maneira que a criança aprendesse de uma forma mais livre e depois que fosse atingindo a idade madura, fizesse seus próprios questionamentos.
	
Gabarito: Rousseau é um dos filósofos mais importantes da filosofia política do liberalismo. Tal filosofia pressupõe uma concepção de ¿natureza humana¿, afirmando-nos que o homem é, por natureza, livre. A liberdade aparece como um ¿direito natural¿ do homem, de modo que toda a discussão passa a ser a seguinte: como conciliar a liberdade e os direitos individuais, concebidos como inerentes à própria natureza humana, com as exigências da vida em comunidade e, portanto, com os direitos do outro, imprescindível para o equilíbrio da vida social? O ponto de partida da filosofia de Rousseau é a concepção segundo a qual o homem é, em seu estado de natureza, bom e livre, remetendo-nos, com isso, para a figura do ¿bom selvagem¿. Para Rousseau, é a sociedade quem corrompe e aprisiona o homem. No entanto, Rousseau não abre mão de pensar uma sociedade ideal, justa e igualitária, que procurasse reaproximar, ao máximo, o homem do seu estado de natureza ¿bom e livre¿. Surge, então, a teoria do ¿contrato social¿. Para Rousseau, a soberania política pertenceria ao conjunto dos membros da sociedade. O caminho para a sociedade ideal passaria por esse contrato, uma espécie de ¿pacto social¿ por meio do qual os homens se comprometeriam a abrir mão de sua vontade particular, de seus interesses específicos, em prol da ¿vontade geral¿. Segundo Rousseau, quanto maior o êxito dos homens em exercer, enquanto cidadãos e membros de uma comunidade, a vontade geral, maior a força do contrato social e, por conseguinte, mais próximos estaríamos de uma sociedade mais justa, cujos valores centrais recairiam sobre a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. É exatamente aí que a educação ocuparia um lugar crucial, pois, para Rousseau, caberia ao educador, por meio da transmissão de valores de civilidade, despertar a consciência dos homens para a vontade geral. A força do contrato social estaria, então, diretamente ligada ao papel reservado à educação na sociedade. É papel da educação a formação dessa vontade geral, transformando assim o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 234855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o motivo relevante para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga?
		
	 
	A presença da mitologia grega de caracteres universalizantes e com pretensões de explicação da realidade, a partir de princípios abstratos.
	
	Os gregos foram os primeiros a desenvolver as tecnologias de produção agrícola e militar, e assim, conseguindo dominar outros povos.
	
	Foram eles os primeiros a fazerem a revolução neolítica e, por isso, foram os que mais desenvolveram a sua cultura no sentido de uma maior abstração.
	
	O fato de os gregos terem em seu território uma das sete maravilhas do mundo antigo: o colosso de Rodes.
	
	A presença da cultura de uma valorização das mulheres e das crianças de modo que os indivíduos masculinos tinham um papel secundário.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 42660)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um de seus Diálogos, Platão relata uma conversa entre Sócrates e Menão, na qual aparece o problema da possibilidade de se ensinar a alguém. Para mostrar sua tese, Sócrates chama um menino ao qual faz perguntas cujas respostas indicam que ele sabe demonstrar um teorema. O episódio caracteriza o denominado "método maiêutico" de Sócrates, que consiste em formular perguntas que induzam a respostas corretas (MEC - Provão 2002).
Levando em conta esse método socrático, podemos considerar que ensinar é:
		
	
	capacitar o aprendiz a dar respostas adequadas a estímulos apresentados.
	
	transmitir o conhecimento, porque ninguém aprende nada por si.
	
	ativar as potencialidades latentes, presentes na nossa herança biológica.
	 
	rememorar um saber já existente em nosso espírito, despertado pelas perguntas formuladas.
	
	despertar um saber oculto, presente em nossos sonhos.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 8856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A religião cristã, originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo. É precisamente da síntese entre o judaísmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradição cultural ocidental de que somos herdeiros até hoje.
Assinale a única alternativa FALSA.
		
	
	A ação eficaz dos chamados ¿Santos Padres¿ fez com que o cristianismo fosse apresentando como ¿verdadeira filosofia¿, num esforço de cristianização da filosofia considerada pagã.
	 
	De acordo com a tradição cristã, os filósofos gregos são vistos, em grande parte, principalmente Sócrates, Platão e alguns estoicos, como graves entraves ao desenvolvimento da filosofia cristã.
	
	Santo Agostinho, de tradição platônica, foi o grande formulador da conciliação entre teologia cristã e filosofia grega, entre fé e razão.
	
	Na formação da ortodoxia cristã, há um recurso frequente a elementos da filosofia grega em defesa dos pontos doutrinários, na fixação dos dogmas e na condenação das heresias.
	
	O cristianismo difundiu-se progressivamente ao longo do século I através de núcleos de fiéis que surgiram nos principais centros urbanos como fruto de vários pregadores.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 270614)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em torno dos séculos XI e XII, a filosofia medieval era conhecida por todos aqueles que pertencem uma escola ou se vinculam a uma determinada escola de pensamento e de ensino a qual era chamada, nessa época, de
		
	
	Gregoriana
	
	Platônica
	
	Academia
	 
	Escolástica
	
	Liceu
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 212124)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O espírito inovador do Renascimento manifestou-se inclusive na religião, com a crítica à estrutura autoritária da Igreja, centrada no poder papal. A crise maior da Igreja aconteceu no século XVI, com a Reforma Protestante. A autoridade moral e teológica da Igreja foi contestada pela Reforma, pois a Igreja se corrompeu, e os papas, teólogos e concílioscometeram erros no passado, como mostrou Lutero. Consequências da Reforma para a Igreja Católica. Assinale a alternativa correta   
I- Igreja perde prestígio e credibilidade;
II- Transferência da escola para o controle do Estado, nos países protestantes
 III-Perda de fiéis e consequentemente a sua reação para retomar o poder
IV-A expansão do Protestantismo em nada afetou o poder da Igreja Católica
		
	
	a. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
	
	e. Todos os enunciados estão corretos
	
	c. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	b. Somente os enunciados I e III estão corretos
	 
	d. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 10673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O argumento do cogito é um dos mais famosos argumentos da tradição filosófica. Quem não terá ouvido a célebre forma ¿Penso, logo existo¿! Que significa:
		
	 
	Significa que Descartes encontra na existência da mente pensante uma primeira verdade evidente, mais básica e originária do que a dúvida.
	
	Significa que Descartes, ante a impossibilidade de a mente chegar a uma idéia clara e distinta, deve se contentar com a intuição de que somos seres viventes.
	
	Significa que Descartes aceita que uma intuição psicológica fundamente a certeza subjetiva de que o mundo existe tal qual o pensamos.
	
	Significa que a crença na existência implica que eu tenha um conhecimento certo, imune ao erro e ao engano.
	
	Significa que Descartes acredita nos sentidos, pois nunca se enganam.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 10931)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual dos filósofos abaixo definiu a filosofia como ¿a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana¿ caracterizada por quatro questões fundamentais: o que posso saber, o que devo fazer, o que posso esperar e o que é o homem?
		
	
	Rene Descartes
	
	Francis Bacon
	 
	Immanuel Kant
	
	David Hume
	
	Aristóteles
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 670239)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Pragmatismo (prática/ação) defendido pelo filósofo e pedagogo Jonh Dewey e a Escola Nova foram trazidos para o Brasil através do educador Anísio Teixeira que foi aluno e seu admirador nos Estados Unidos. Dewey preconizava que:
		
	 
	A educação não deveria se restringir à transmissão do conhecimento como algo acabado ¿ mas que o saber e habilidade adquiridos pelo estudante pudessem ser integrados à sua vida como cidadão, como pessoa.
	
	A educação deveria privilegiar o intelectualismo, o dogmatismo e uma burocracia onipotente.
	
	Todas as respostas estão corretas.
	
	O processo educacional deveria centrar-se na figura do professor como detentor dos saberes socialmente construídos.
	
	O processo educacional deveria priorizar a formação de mão de obra qualificada para servir ao mercado de trabalho capitalista.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando