Buscar

AD1 GESTÃO 2 Barbara G. J. Andrade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL – 2017-2
Disciplina: Gestão na Educação 2
Coordenadora da disciplina: Profª.Cláudia Barreiros
Tutoras a Distância: Ana Carolina Hyer, Gisele Viana, Rafaela Rocha e Vera Campos Russo
Aluno (a): Barbara Gessica J. Andrade
Matr.:15112080425
Polo: Resende 							Nota_______________ 
Car@s Alun@s 
Nesta PRIMEIRA AVALIAÇÃO EM GESTÃO 2, você está sendo convidad@ a dialogar com autores que pesquisam a formação dos profissionais de educação, em especial, @s pedagog@s sobre a legislação que orienta seu trabalho e seus desafios cotidianos. DESEJAMOS, neste exercício, que @s participantes possam mostrar compreensão da legislação, capacidade de análise e produção de sínteses sobre o CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
Bom trabalho!
Lembretes:
Para que tenham momentos significativos de aprendizagem, ressaltamos alguns lembretes necessários à efetivação da tarefa:
As respostas às questões devem ser originais, isso significa produção própria d@ alun@ sem reprodução de outros autores;
Quando houver necessidade de usar ideias de outros autores, utilizá-las aplicando as regras acadêmicas (entre aspas com a referencia bibliográfica) 
Utilizar os textos trabalhados como base de suas respostas .
Se houver apropriação das ideias de outros autores sem referencia ou provas semelhantes, as mesmas não serão consideradas para avaliação.
Utilizar arquivo em extensão DOC, nomeá-los com seu nome.
É necessário preencher o cabeçalho no arquivo com a sua identificação. 
 
Questão 1
A diversificação da sociedade contemporânea impõe a ampliação do campo educativo, a diversidade de modalidades educativas, nesse sentido, Libâneo� diferencia Pedagogia, do Ensino. Com base no texto, descreva a sua compreensão do conceito de Pedagogia e Ensino, diferenciando-os. (2 pontos)
R: Com base no texto compreendi que pedagogia é o estudo da melhor e mais eficaz forma de ensinar e não se refere somente às práticas escolares, e ensino é a transmissão do conteúdo para o aluno, transferência de conhecimento.
Questão 2 
Em seu texto, Libâneo nos propõe: “entender que todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas que nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente “(p.12). Explicite o fundamento dado pelo autor a esta afirmativa. Desenvolva seus argumentos? (2 pontos)
R: Libâneo nos propõe entender que todo trabalho docente é trabalho pedagógico, pois a Pedagogia se encontra presente em todos os trabalhos praticados pelo professor, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente, pois o pedagogo pode atuar em funções que vão muito além da docência.
Questão 3:
No texto “Professor/a: profissão de risco?” de Vera Candau são expostos alguns desafios que @ docente/pedagog@ enfrenta no exercício de sua profissão. O projeto de Lei Federal 6847/17 propõe medidas que envolvem as questões mencionadas no texto de Candau. Estabeleça relações entre os dois textos e analise as possíveis vantagens desse projeto de Lei para o cenário descrito no texto de Candau. (3 pontos)
R: O texto fala sobre as dificuldades em ser professor nos dias de hoje, pois além da desvalorização da profissão docente contamos com as precárias condições de serviço, violência, baixo salário, insegurança dentre outros. O projeto de Lei Federal 6847/17 propõe qualificar de forma objetiva a função de pedagogo, ampliar o mercado de trabalho, aumentar a qualidade de ensino e melhorias na oferta de empregos, com as medidas que o projeto propõe a profissão passa a ser mais valorizada e reconhecida, melhorando assim as condições de serviço e salário.
Questão 4
Vera Candau enfatiza em seu texto: “Professor/a: profissão de risco?” alguns aspectos pertinentes para pensar a ação docente, como: se aprofundar nos dilemas do nosso tempo, dilatar horizontes, desafiar e criar. Sobre isso, a visão da autora considera que a sala de aula em si não responde a todas as questões da sociedade e nem mesmo permite o entrelaçamento entre os novos mecanismos de informação e a troca de conhecimentos. Isso exige um novo posicionamento do professor, em seus estudos, planejamentos de aula, didática e expansão do espaço escolar para além da sala de aula e da lousa. 
De acordo com tais aspectos, selecione uma notícia disponível na internet em jornais, revistas ou outros meios e teça seus comentários, entrelaçando com questões suscitadas pelo texto de Candau . A notícia deve ser deste ano ou, no máximo do ano passado, período em que a profissão docente tem sido provocada por algumas mudanças no cenário político, que pode interferir na atualização dos materiais didáticos e na forma como os professores vêm lidando com estes desafios. Deixe na resposta a referência (link de acesso) da pesquisa feita por você. (3 pontos)
 
A reportagem e o vídeo nos mostram um professor de música da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que no dia 26 de julho, para acalmar as crianças escondidas enquanto um tiroteio acontecia na rua, começa a cantar e tocar violão enquanto estão aguardando sentados no corredor da escola. Apesar da situação o professor pratica um ato heroico se adaptando para que as crianças se sintam confortáveis e de alguma forma estejam seguras diante do perigo. Ser professor nos dias de hoje vai muito além da sala aula, é preciso viver a realidade dos alunos e buscar por uma aprendizagem significativa e prazerosa, infelizmente essa reportagem retrata a realidade de milhares de crianças que vivem em situações de risco no nosso país e no mundo, e para os professores atuar diante dessas condições é um enorme desafio, pois muitas vezes nem os muros das escolas serve como proteção, e as aulas acabam restritas à mercê da violência.
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-05-29/escola-professor-canta.html

Continue navegando