Buscar

APOLS GABARITO fase II - UTC 1

Prévia do material em texto

APOL 1 - Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim era delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Ele começou pela definição de seu objeto - o fato social. A respeito dos fatos sociais na percepção de Durkheim é correto afirmar:
I. Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade. 
II. Os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. A sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social. 
IV. A sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais. 
V. Os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade. 
Estão corretas as afirmativas:
B - I, III e V apenas
Você acertou!
as afirmações I, III e V estão corretas. A afirmação II é falsa porque os fatos sociais são diferentes dos fatos estudados em outras ciências  por terem origem na sociedade. (p. 57) A afirmação IV também é falsa porque s sociedade é um meio exterior e independente. (p. 57)
 
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Assim como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas às inovações tecnológicas e a novas formas de organizar o trabalho. Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução Industrial:
I. Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os artesãos, que antes produziam em suas casas com suas ferramentas, passaram a trabalhar sob as ordens do empresário capitalista e se sujeitaram a novas formas de conduta e relações de trabalho.
II. A produção, antes feita num ritmo fabril, passou a ser feita artesanalmente pelos mestres artesãos.
III. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período e era capaz de produzir quilos de fio de uma só vez sob os cuidados de um único trabalhador.
IV. A perda das propriedades, aliada à mecanização da agricultura, provocou um êxodo rural que contribuiu para o inchaço das cidades.
V. Houve a diminuição de alguns problemas como redução da prostituição, do alcoolismo, do suicídio, da criminalidade, e de doenças epidêmicas como tifo e cólera. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
D - I, III e IV apenas
as afirmações I, III e IV estão corretas. Os artesãos saíram de suas oficinas e foram trabalhar nas primeiras fábricas. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período. A Inglaterra passou de país com pequenas cidades e de população predominantemente rural para um país com grandes cidades e indústrias. (p. 27-29)
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. 
A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
C - I, II e V
Você acertou!
As afirmações corretas são a I, II e V. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo e abrangem a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza e contemplam a física, a química e a biologia. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica (p. 45).
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
 
            M.A. Santana e J.R. Ármalo (Org.) Além da fábrica S.Paulo: Bontempo, 2003 (com adaptações)
 
Assinale a opçao CORRETA referente ao assunto do texto acima
D- A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Com o advento da ciência, a maneira como os homens viviam em sociedade, as relações que estabeleciam os distúrbios, e os problemas ocorridos em suas vidas passaram a ser alvo de uma abordagem científica. Considere as seguintes afirmações sobre o conceito de sociologia:
I. Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, mas não aborda as interações entre os indivíduos. 
II. O seu estudo deve servir também para construir uma nova visão da realidade social.
III. Aborda a relação do indivíduo com a coletividade, procurando perceber a maneira como se dão as interações na vida coletiva. 
IV. Já é uma ciência pronta, isto é, já tem todo o seu referencial teórico desenvolvido e não existem divergências na interpretação dos dados sociais. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
II e III apenas.
Você acertou!
A segunda e a terceira afirmações estão corretas. Sociologia é a ciência que estuda a interação do indivíduo com a sociedade, as relações que ele mantém, a sua inserção na coletividade. (p. 23-24). É uma ciência relativamente recente se comparada com outras ciências (p. 16).
APOL 2 - Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As transformações internacionais da década de 1970 significaram uma verdadeira revolução originária, cujas consequências foram os desequilíbrios nas balanças de pagamento, choque do petróleo, globalização do comércio, finanças e setor produtivo, crise do sistema fordista e substituição pela especialização flexivel. Essas rápidas transformações implicaram sérias dificuldades para os países em desnvolvimento, entre os quais o Brasil, devido à dependência tecnológica e as consequentes dificuldades de competitividade no novo cenário.
Nesse cenário, o Brasil reagiu, à época, de acordo com as recomendações dos organismos internacionais alinhadas com a (s).
C - Vertente neoliberal, que resultou, ao longo do tempo, na manutenção do processo de concentração de renda.
Você acertou!
Verdadeira. De fato ampliou-se uma concentração de renda, tanto por parte do governo central como dos detentores do capital privado.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
D- Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Você acertou!Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Paixão (2012) aponta que essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Por divisão manufatureira do trabalho entende-se a divisão das etapas de produção e por divisão social do trabalho a divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O que significa dizer que o executivo da empresa tem uma “responsabilidade social” em sua capacidade como empresário? Se essa afirmação não for pura retórica, deve significar que ele tem que agir de alguma forma que não seja no interesse de seus empregadores. Por exemplo, que ele deve se abster de aumentar o preço do produto para contribuir com o objetivo social de prevenir a inflação, embora um aumento de preços estivesse no melhor interesse da corporação. Ou que ele deve gastar para reduzir a poluição além da quantidade que seja para o melhor interesse da corporação ou exigida por lei, de maneira a contribuir com o objetivo social de melhorar o meio ambiente. Ou que, à custa dos lucros da corporação, ele deva contratar desempregados de longa data ao invés de trabalhadores mais qualificados, de forma a contribuir com o objetivo social de reduzir a pobreza.
FRIEDMAN, Milton. A responsabilidade social das empresas é aumentar os seus lucros Publicado em 10 de agosto de 2014 | por Milton Friedman
Disponível em: http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/responsabilidade-social-empresas-aumentar-lucros/
Segundo o pensamento de Milton Friedman
I - A conta da responsabilidade social termina sendo paga pelos funcionários ou os consumidores.
II - A responsabilidade social é atribuição do governo mediante a cobrança e o destino dado às taxas de impostos cobrados.
III - Não é função das empresas assumirem a responsabilidade social.
 
Marque a alternativa CORRETA
E- I, a II e a III são corretas.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Dentre as características da sociedade moderna encontramos a racionalização e a secularização do mundo. Sobre o processo de secularização do mundo analise as afirmativas considerando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 (   ) Refere-se ao processo de declínio da influência da religião em favor das explicações científicas.
(   ) Caracterizado pelo afastamento do trabalho e da religião.
(   )  Refere-se ao uso de elementos racionais para guiar e organizar a vida.
B - V, V, F
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Sobre as diferenças apresentadas por Durkheim quanto as sociedades tradicionais e sociedades modernas, relacione a Coluna A (tipo de sociedade) com a Coluna B (características da sociedade).
	 Coluna A
	Coluna B
	 1. Sociedade tradicional
	(   ) Pouca divisão do trabalho
	 2. Sociedade moderna
	(   ) Grande divisão do trabalho
	 
	(   ) Baixa especialização
	 
	(   ) Alta especialização
B - 1, 2, 1, 2
APOL 3 - Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O advento da indústria de alta tecnología, ou seja, a indústria com base na microeletrônica e assistida por computadores, introduziu uma nova lógica de localização industrial. As empresas eletrônicas, produtoras dos novos sistemas da tecnologia da informação, foram as primeiras a utilizar a estratégia de localização, possibiltada e exigida pelo processo produtivo embasado na informação.
                        CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999. (adaptado).
 
Em relação ao contexto do ”novo espaço industrial”, avalie as afirmações a seguir.
I - Apesar da existência de novos e importantes centros de inovação para desenvolvimento de tecnologia da informação, os principias centros metropolitanos do mundo continuam a acumular fatores indutores de inovação e a gerar sinergia na indústria e serviços avançados.
II - A indústria de alta tecnología depende da força de trabalho de um grupo de profissionais altamente qualificados com base científica e tecnológica. A localização de mão de obra não qualificada ou semiqualificada, necessária para a realização de operações auxiliares, não influencia a escolha da localização industrial.
III - O novo espaço industrial caracteriza-se, entre outros aspectos, pela capacidade organizacional de separar o processo produtivo em diferentes localizações.
 
É CORRETO  o que se afirma em:
 C - I e III, apenas. 
Você acertou!
Certa. O alto desenvolvimento tecnológico está associado aos grandes centros metropolitanos (I)  podendo o mesmo processo de produção localizar-se em diferentes pontos geográficos.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Leia o fragmento abaixo:
 Em todas as outras formas de dominação histórica anteriores, o dominado sabia que era dominado e sabia quem era o seu dominador. O escravo sabia que o seu senhor o mantinha em cativeiro e o obrigava a trabalhar para si à força, o servo sabia que o dono do feudo lhe arrancava a maior parte do que plantava e colhia. No capitalismo ao contrário, o trabalhador acha que é justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salário. O máximo de injustiça contra a qual o trabalhador normalmente se revolta diz respeito aos salários baixos e às condições ruins de trabalho (jornadas longas demais, insalubridade, etc). (Rodrigues, 2004, p. 47)
 A partir da leitura, como podemos compreende a questão da dominação no capitalismo?
C- No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
As classes sociais emanam a partir da divisão social do trabalho. De acordo com Paixão (2012, p.92), a classe social define-se a partir da inserção dos indivíduos na produção da vida material, ou seja, o que os indivíduos são no momento do trabalho. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as classes sociais a partir da visão marxista.
B - Existe a classe social dos detentores dos meios de produção e a classe social daqueles que vendem a sua força de trabalho.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
O trabalho de Karl Marx se desenvolveu na busca pela compreesão de como o homem se forma em sociedade. Para essa compreensão baseou-se na análise da maneira como os bens necessários são produzidos para que o homem mantenha sua sobrevivência. Na busca por compreender a relação entre o homem e suas obras, Marx almejava descobrir leis gerais da sociedade capitalista. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a lei geral da sociedade capitalista para Marx.
D - A luta de classes
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O que está em jogo são novos valores que se incorporem aos processos de inovação e que sejam compatíveis com a capacidade de suporte do planeta. Nesse sentido, não basta às organizações serem inovadoras; elas precisam também ser sustentáveis, entendendo que a palavra sustentável está relacionada com a concepção socioambiental de desenvolvimento e não apenas com o sucesso na obtenção de condições de competitividade. Sustentabilidade deixou de ser um elemento marginal e se tornou atributo de competitividade.
 
                Disponível em: ROCHA Loures, Rodrigo. Sustentabilidade XXI: Educar e inovar sob uma nova consciência. Editora Gente, São Paulo , 2009  p. 95
 
A partir do texto, analise as seguintes afirmações:
 I - Os processos de inovação científica e tecnológica nada têm a ver com qualquer escala de valores.
II - As inovações tecnológicas que não respeitam a sustentabilidade do planeta e a justiça social são nocivos para a humanidade.
III - O desenvolvimento econômico deve levar em conta apenas o critério de competitividade com a concorrência em função do maior lucro possível.
 
É CORRETO o que se afirma em:
B - II, apenas.
APOL 4 -Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
A ciência busca o conhecimento de forma sistemática e segura para que seus resultados possam ser considerados conclusões certas sobre condições amplas e uniformes sob as quais ocorrem os vários tipos de fenômenos. Contudo, o senso comum também é sistemático, mas não tem caráter científico. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal elemento que diferencia o conhecimento científico do senso comum.
C - A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico utiliza o método científico.
Você acertou!
O traço mais apropriado para caracterizar a ciência em relação ao senso comum é o método. Valem na ciência aqueles enunciados obtidos no confronto das teorias ou hipóteses entre si e com a realidade empírica, que melhor deem conta do fenômeno analisado. Assim, a ciência não é apenas um método especifico, mas todos os resultados que o método até então produziu.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Na busca pela compreensão do que é ciência, a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum é necessária. Sobre essa temática análise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - O conhecimento científico e o senso comum utilizam o método científico.
II - O senso comum é aquele conhecimento adquirido no dia a dia e que passa de geração a geração.
III - O objetivo do senso comum não é fornecer explicações sobre os princípios que estão por detrás de suas verdades.
É correto o que se afirma em;
D- Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
De acordo com Merege, citado por Srour (1998, p.239), o terceiro setor é um conjunto de organizações não governamentais, caracterizadas pelo aspecto de não possuir fins lucrativos e que a partir de âmbito privado buscam resultados públicos, com o propósito de trazer respostas aos problemas sociais como saúde, educação, direitos civis, proteção ao meio ambiente etc. Suas receitas podem ser geradas em atividades operacionais, mas resultam, sobretudo, de doações do setor privado ou do setor governamental. Devido a essas particularidades, as organizações do terceiro setor são caracterizadas a partir de duas negações: ”não governamental” ou ”sem fins lucrativos”.
Disponível em:  MURARO, Piero, SOUZA Lima José Edmilson.Terceiro Setor e riqueza das organizações – Revista da FAE. Curitiba, v.6, n.1 p. 81-88, jan./abr. 2003
Com base no texto, avalie cada uma das afirmações a seguir.
I. As organizações não governamentais visam atender aos interesses de seus dirigentes.
II. As atividades do Terceiro Setor buscam alcançar resultados públicos na solução de problemas sociais a partir de contribuições gratuitas.
III. A criação e o funcionamento do Terceiro Setor são da responsabilidade do poder estatal.
É CORRETO o que se afirma em
D - II, apenas.
Você acertou!
Certa. Os resultados benéficos advindos das atividades do Terceiro Setor são públicos e alcançados mediante contribuições gratuitas.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
A gestão social com base nos diversos setores é uma prática social que vem sendo construída. Isso ocorre principalmente no que se refere à capacidade de outros setores, excluindo-se o Estado, em dar respostas às demandas  sociais e aos problemas complexos de nossa sociedade, desbravando caminhos para:
I. Promover a inclusão e minimizar a desigualdade.
II. Identificar concretamente as causas e não apenas as necesidades genéricas da população.
III. Romper com ações imediatistas e descontinuadas, focalizadas na piedade e na generosidade.
IV. Construir ações definidas com base na realidade regional, preferencialmente prevista no processo de territorialização.
 Quais dos enunciados anteriores correspondem aos pressupostos teóricos da gestão social?
 Assinale a alternativa CORRETA
E - Todos os enunciados estão corretos.
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
A cada ano aumenta o envolvimento de empresários com o terceiro setor, voluntários também está crescendo, mas mesmo com tantas adesões voluntárias, existe muito que ser feito, a falta de incentivos fiscais, a organização e clareza nos projetos enviados às empresas, ainda são grandes barreiras que impedem maior contribuição das empresas a projetos sociais.
                 Disponível em: TARGINO, Edlaine. Terceiro Setor: Responsabilidade social das empresas e a contribuição das relações públicas. RP em Revista. Ano 6 – N.24 – Salvador/BA – Mai, 2008 –    ISSN: 1809-1687
 I. No Brasil vem crescendo o número de empresários e de pessoas voluntaries dedicadas ao Terceiro Setor.
 PORQUE
II. Existem muitos incentivos fiscais e projetos transparentes que arrecadam grandes contribuições financeiras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
C - A asserção I é verdadeira e  a II é falsa.
APOL 5 - Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Leia o texto abaixo:
BUROCRACIA EMPERRA PESQUISAS DE REMÉDIOS NO BRASIL
Por Fabiana Cambricoli, Agência do Estado
 
“A demora na aprovação de pesquisas clínicas por órgãos federais fez o Brasil deixar de participar de 112 estudos de novos medicamentos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9, durante o lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, associação que reúne médicos, pacientes e indústria, criada para fomentar a pesquisa no Brasil e pressionar o governo para aprimorar a legislação e os procedimentos relacionados ao tema. 
De acordo com a entidade, o prazo médio para a aprovação de um estudo de uma nova droga é de cerca de um ano no País, contra 60 dias, em média, em locais como os Estados Unidos. Para que uma pesquisa aconteça no Brasil, ela deve ser aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
‘Pelo tamanho da população e da economia, o Brasil costuma ser convidado para fazer parte dos grandes estudos, mas como a pesquisa tem de ser realizada ao mesmo tempo nos vários países participantes, nós acabamos perdendo o prazo pela demora dos órgãos reguladores e a nossa participação é cancelada’, afirmou Vitor Harada, membro do comitê gestor da Aliança.
A Anvisa afirma que, em recente audiência realizada no Senado, se comprometeu a apresentar proposta que possa melhorar os prazos atuais. A Conep não respondeu”.  
 Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/burocracia-emperra-pesquisa-de-remedios-no-brasil-2 
 Assinale a alternativa que apresenta corretamente a disfunção burocrática representada no caso:
C - O ritualismo burocrático, pois existem normas, regulamentos e procedimentos-padrão.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Leia as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta: 
I - É possível afirmar que o estudo das organizações modernas sob a perspectiva estruturalista leva em consideração os sujeitos, os processos e o ambiente (interno e externo) no qual se desenvolvem, sem levar em consideração suas influências mútuas. 
II - É possível afirmar que para o estruturalismo o estudo das organizações formais é mais importante do ponto de vista da estrutura social que o estudo das outras formas de organização. 
III - É possível afirmar que uma das ideias fundamentais do estruturalismo é a busca pela compreensão do ‘todo’, sendo assim, uma das suas críticas às Escolas anteriores é justamente sua visão fragmentada dos elementos que compõem uma organização. 
IV - É possível afirmar que o Estruturalismo reuniu as principais temáticas das Escolas anteriores, buscando apresentar soluções para as eventuais falhas de compreensão daquelas ao estudar as organizações modernas
C - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Analise as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
 I - Pode-se afirmar que as ações sociais são permeadas de intencionalidade, já que devem revestir-se de sentidos àqueles a quem são dirigidas.
II - A legitimidade na dominação carismáticaapoia-se na crença de que o poder do líder é uma herança, antiga e tradicional, que deve ser reproduzida sem questionamentos.
III - A legitimidade na dominação tradicional, apoia-se em aspectos subjetivos e afetivos conferidos aos líderes;
IV - A legitimidade na legal-racional é emanada das regras e leis que estruturam e orientam as organizações.
D - Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Uma das questões mais alarmantes atualmente é a crise ambiental que ocorre em nosso planeta. A sociedade global, apesar dos sinais de crise evidenciados, continua a explorar de forma predatória os recursos naturais visando o crescimento econômico. A suportabilidade natural da Terra está sendo ultrapassada gerando riscos que afetam a vida e a qualidade de vida dos seres humanos. Infelizmente falar em crise num mundo que há muito tempo perdeu a capacidade de causar alarme parece não despertar maiores interesses para que medidas efetivas sejam realmente tomadas.
 Disponível em: LEX HUMANA - ISSN(E) 2175-0947. A Crise Ambiental na Sociedade de Risco. Sidney Guerra. http://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumana&page=article&op=view&path%5B%5D=27&path%5B%5D=26
I. A exploração predatória dos recursos naturais está pondo em risco a qualidade de vida das pessoas.
 PORQUE
 II. Para sobreviver, a sociedade necessita explorar ao máximo a natureza para melhorar as condições de vida, mesmo que alguns recursos se extingam.
 A respeito das das asserções, assinale a opção CORRETA.
C - A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Humanos esgotam capital natural da Terra
A humanidade está fazendo um saque a descoberto no grande (porém finito) banco dos ecossistemas globais. O resultado é um colapso futuro na capacidade do planeta de fornecer bens e serviços naturais aos seres humanos, cujo primeiro efeito prático deve ser a impossibilidade de atingir as metas das Nações Unidas de combate à fome.
Quem diz isso desta vez não são os ambientalistas, mas um grupo de 1.350 cientistas de 95 países, inclusive o Brasil. De 2001 a 2005, sob a égide da ONU, eles produziram o diagnóstico mais completo já feito da saúde dos ecossistemas e de sua relação com a manutenção da vida humana.
Com base no texto, avalie as seguintes afirmações e a relação entre elas.
I. O saque desenfreado dos recursos naturais levará ao colapso das capacidades do planeta.
                                                           PORQUE
II. Sem exploração dos ecosistemas não é possível combater afome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
B - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.

Continue navegando