Buscar

Avaliando Direito Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

19/10/2017
BDQ Prova
DIREITO INTERNACIONAL
Simulado: CCJ0056_SM_201301235751 V.1
Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 19/10/2017 15:28:40 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201301891126)	Pontos: 0,1 / 0,1
No parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça sobre o caso Bernadotte (1949) ficou assentado que:
 a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, não for membro das Nações Unidas.
 a ONU não tem legitimidade para proteger seu funcionário contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
 a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, for o próprio Estado patrial do funcionário das Nações Unidas.
 só o Estado patrial do funcionário tem legitimidade nessa mesma hipótese.
tanto o Estado patrial de um funcionário das Nações Unidas quanto a própria organização têm, em princípio, legitimidade para protegê-lo contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
2a Questão (Ref.: 201301451365)	Pontos: 0,1 / 0,1
A Santa Sé é considerada pessoa jurídica de Direito Internacional Público, tendo o Tratado de Latrão (1929) grande papel fundamental nesta visão. Com sua personalidade reconhecida a Santa Sé propõe tratados com outros Estados, principalmente de conteúdo religioso, sendo estes denominados:
 Epístolares
 Atos unilaterais Concordatas Convenções Jesuíticas
 Convenções epistolares
3a Questão (Ref.: 201301453917)	Pontos: 0,1 / 0,1
( FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho )Em matéria de Tratados Internacionais, é correto afirmar ? MARQUE COM V OU .
V. O Tratado, no Brasil, não se posiciona hierarquicamente superior à Constituição Federal, cabendo ao STJ
- Superior Tribunal de Justiça, julgar em recurso especial as causas decididas pelos Tribunais Regionais Federais, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, que em única ou última instância contrariem o Tratado.
II. Todos os Tratados assinados e ratificados pelo Brasil entram na legislação interna como Lei OrdináriaFederal.
I. É um acordo internacional celebrado entre Estados, por escrito e regido pelo Direito Internacional.
IV. Compete exclusivamente ao Congresso Nacional resolver em definitivo, sobre Tratados Internacionais que acarretem compromisso gravoso ao patrimônio nacional.
III. O instrumento de aprovação dos Tratados Internacionais pelo Congresso Nacional é o Decreto de Promulgação.
4a Questão (Ref.: 201301453862)	Pontos: 0,1 / 0,1
(CESPE/ AGU/ NOV/ 2002) Acerca das fontes do direito internacional público (DIP), julgue os seguintes itens.
Ainda hoje, o rol das fontes indicado no Estatuto da Corte Internacional de Justiça é taxativo.
O Estatuto da Corte Internacional de Justiça, ao indicar as fontes do DIP que um tribunal irá aplicar para resolver um caso concreto, concede posição mais elevada para as normas convencionais, que devem prevalecer sempre sobre todas as outras.
A parte que invoca um costume tem de demonstrar que ele está de acordo com a prática constante e uniforme seguida pelos Estados em questão.
Constituem funções da doutrina o fornecimento da prova do conteúdo do direito e a influência no seu desenvolvimento.
Os precedentes judiciais são vinculativos tão-somente para as partes em um litígio e em relação ao caso concreto, não tendo, assim, obrigatoriedade em DIP.
5a Questão (Ref.: 201301342965)	Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre o direito internacional privado pode-se afirmar: (XI CONCURSO JUIZ FEDERAL 2006 1ª REGIÃO)
 Direito uniforme espontâneo resulta de esforço comum de dois ou mais Estados no sentido de uniformizar certas instituições jurídicas;
 Direito internacional privado trata basicamente das relações humanas vinculadas a sistemas jurídicos autônomos e convergentes;
O direito internacional uniformizado é fruto de entendimento entre Estados e que se concentram nas atividades econômicas de natureza internacional;
 A uniformização de normas disciplinadoras de comércio internacional é realizada por meios de acordos bilaterais, multilaterais, tratados e convenções, até onde isto seja aceitável para os países interessados
1a Questão (Ref.: 201301453940)	Pontos: 0,1 / 0,1
(37º Exame de Ordem) Considerando o sentido jurídico de território, tanto em direito internacional público quanto em direito constitucional, assinale a opção incorreta.
 D) O território, em sentido jurídico, pode ser mais ou menos abrangente, a depender de manifestações unilaterais dos Estados soberanos.
 C) O território nacional, em sentido jurídico, pode possuir contornos inexatos, conforme ocorre na delimitação da projeção vertical do espaço aéreo.
 A) Em sentido jurídico, o território nacional é mais amplo que o território considerado pela geografia política, pois abrange áreas físicas que vão além dos limites e das fronteiras ditadas por esta.
B) O território nacional, em sentido jurídico, pode incluir navios e aeronaves militares, independentemente dos locais em que estejam, desde que em espaço internacional e sob a condição de que não se trate de espaço jurisdicional de outro país.
ENADE 2006
No Brasil existem diversos acórdãos consagrando o primado do DI [Direito Internacional], como é o caso da União Federal v. Cia. Rádio Internacional do Brasil (1951) em que o Supremo Tribunal Federal decidiu unanimemente que um tratado revogava as leis anteriores (Apelação Cível n 9.587). (...). Entretanto, houve no Brasil um verdadeiro retrocesso no Recurso Extraordinário n 80.004, decidido em 1978, em que o STF decidiu que uma lei revoga tratado anterior. Esta decisão viola também a convenção de Viena sobre direito dos tratados (1969) que não admite o término de tratado por mudança de direito superveniente.
(MELLO, Celso D. de Albuquerque. Direito Constitucional Internacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. p. 366).
Os acórdãos citados no texto são, respectivamente, compatíveis com as teorias
 monista com primazia do direito internacional e dualista extremada. dualista extremada e dualista moderada.
monista com primazia do direito internacional e monista com primazia do direito interno. dualista moderada e monista com primazia do direito interno.
 monista com primazia do direito interno e dualista extremada.
3a Questão (Ref.: 201301453938)	Pontos: 0,1 / 0,1
 (38º Exame de Ordem) Com relação aos tratados internacionais, assinale a opção correta à luz da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969:
 A) Ainda que a existência de relações diplomáticas ou consulares seja indispensável à aplicação de um tratado, o rompimento dessas relações, em um mesmo tratado, não afetará as relações jurídicas estabelecidas entre as partes.
B) Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado.
 C) Reserva constitui uma declaração bilateral feita pelos Estados ao assinarem um tratado.
 D) Apenas o chefe de Estado pode celebrar tratado internacional.
4a Questão (Ref.: 201301454052)	Pontos: 0,1 / 0,1
(CESPE - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz )- No que tange ao espaço aéreo internacional, à nacionalidade das aeronaves e ao TPI, assinale a opção correta.
A) O TPI poderá impor à pessoa condenada pelos crimes que afetem a humanidade no seu conjunto a pena de prisão perpétua, se o elevado grau de ilicitude e as condições pessoais do condenado o justificarem. Entretanto, esse tribunal poderá reexaminar a pena com vistas à sua redução quando o condenado já tiver cumprido vinte e cinco anos de prisão.
 E) Nos termos do Estatuto de Roma, o TPI só poderá exercer os seus poderes e funções no território de qualquer Estado-parte, sendo-lhe defeso agir em relação a atos praticados no território dos Estados que não tenham subscrito o Estatuto.
 D) O TPI, instituição permanente, com jurisdição sobre as pessoasresponsáveis pelos crimes de maior gravidade e funções complementares às jurisdições penais nacionais, constitui corte internacional vinculada à ONU, não dispondo de personalidade jurídica própria.
 C) Segundo as regras internacionais, todo avião utilizado em tráfego internacional deve possuir pelo menos uma nacionalidade, determinada por seu registro ou matrícula. A aeronave poderá ter mais de uma matrícula ¿ as de complacência ¿, mas, no caso de a companhia aérea ser controlada pelo Estado, e não por particulares, cada avião deverá possuir uma nacionalidade singular.
 B) O Estado exerce, sobre os ares situados acima de seu território e de seu mar territorial, soberania, que só não é absoluta porque sofre restrição ditada por velha norma internacional: o direito, reconhecido em favor dos aviões civis, de passagem inocente, que deve ser contínua e rápida, proibindo-se tudo quanto não seja estritamente relacionado com o ato de passar pelo espaço aéreo.
5a Questão (Ref.: 201301453937)	Pontos: 0,1 / 0,1
(38º Exame de Ordem) No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta:
 C) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
A) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
 D) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
 B) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
1a Questão (Ref.: 201301929497)	Pontos: 0,1 / 0,1
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Com relação à Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, ratificada pelo Brasil em 20 de julho de 1989, assinale a afirmativa correta.:
 Os funcionários públicos que ordenem a execução da tortura ou a cometam diretamente são responsáveis pelo delito de tortura, exceto se houverem agido por ordens superiores, o que eximirá o agente da responsabilidade penal correspondente.
As declarações obtidas por meio de tortura não podem ser admitidas como prova em processo, salvo em processo instaurado contra a pessoa acusada de havê-las obtido mediante atos de tortura e unicamente como prova de que, por esse meio, o acusado obteve tal declaração.
 Nenhuma das respostas acima
 Esgotado o procedimento jurídico interno do Estado e os recursos que este prevê para a investigação sobre caso de tortura, o processo deverá ser submetido a instâncias internacionais, mesmo que o Estado não tenha aceitado tal competência.
 O Estado Parte somente tomará as medidas necessárias para conceder a extradição, em conformidade com sua legislação e suas obrigações internacionais, de pessoa condenada pela prática de delito de tortura, não bastando a acusação pela prática do delito.
 2a Questão (Ref.: 201301866577)	 Pontos: 0,1 / 0,1
A relação entre o Direito Internacional e o Direito interno é explicado por duas grandes correntes teóricas, que se subdividem em duas vertentes cada. Quais dessas subdivisões o Brasil adota?
 Monismo internacionalista (prevalência das normas internacionais)
Dualismo moderado (normas internacionais podem ser inseridas por outro tipo de instrumento, como o decreto, por exemplo)
 Monismo nacionalista, também chamado de monismo constitucionalista (prevalência das normas de direito interno)
 Dualismo radical (normas internacionais são inseridas apenas por meio de lei)
3a Questão (Ref.: 201301859318)	Pontos: 0,1 / 0,1
O BRASIL ADOTA O SISTEMA DE DELIBAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇAS ESTRANGEIRAS. DIANTE DESSA INFORMAÇÃO, ASSINALE A ÚNICA AFIRMATIVA QUE NÃO É REQUISITO PARA A HOMOLOGAÇÃO DE UMA SENTENÇA ESTRANGEIRA NO BRASIL:
Análise parcial de mérito.
Ter transitado em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução no lugar em que foi proferida.
 Estar traduzida por intérprete autorizado e apresentada ao STJ.
 Terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado a revelia. Haver sido proferida por juiz competente.
4a Questão (Ref.: 201302029509)	Pontos: 0,0 / 0,1
A respeito do direito internacional do mar e sua recepção no direito brasileiro, assinale a opção incorreta.
A zona contígua brasileira compreende uma faixa que se estende de 12 a 24 milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.
O mar territorial brasileiro compreende uma faixa de duzentas milhas marítimas de largura, medidas a partir da linha de base.
Em sua zona econômica exclusiva, o Brasil tem o direito exclusivo de regular a investigação científica marinha.
É reconhecido aos navios de todas as nacionalidades o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro.
5a Questão (Ref.: 201301952198)	Pontos: 0,1 / 0,1
Suponha que tenha sido cometida grave violação a direitos humanos em território norte-americano entre os anos de 1999 e 2000. Marque a assertiva CORRETA:
 O TPI poderá julgar tais criminosos, independentemente da apuração interna da conduta.
Não haverá qualquer possibilidade de o TPI julgar estes criminosos, já que os EUA não se submetem à jurisdição do TPI.
 O TPI poderá julgar tais criminosos, já que eles cometeram crimes de violação a direitos humanos.
 Não haverá qualquer possibilidade de o TPI julgar estes criminosos, já que o tratado que instituiu o TPI não está em vigor.
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_linear_view.asp?nome_periodo=
1/2

Outros materiais