Buscar

ativ 1 METODOLOGIA E PRATICA DE PESQUISA EM EDUCACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno(a): Odelci Ines Gotin RGM: 053.16393 Polo: Horizontina
1º. Aula 1 - Você já estudou sobre a leitura racional. Agora, você vai praticá-la. Acesse a ferramenta Material de Aula – Periódicos, sites e /ou arquivos e escolha um texto dentro da área da Pedagogia, em seguida faça a leitura racional e elabore a crítica e a problematização referente ao texto selecionado para leitura.
 Crítica: O desenvolvimento do lúdico na educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento do processo educativo da criança, pois é através de jogos, brinquedos e brincadeiras que a criança irá aprender brincando. Nesse sentido, trabalhar de forma lúdica na educação infantil, é o primeiro contato que a criança tem com a vida escolar, torna-se indispensável para o desenvolvimento sadio da aprendizagem, pois a prática do trabalho lúdico possibilita o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos que permitem à criança a comunicar-se consigo mesma e com o mundo, aceitando a existência dos outros, estabelecendo relações sociais e construindo conhecimentos. Com isso, pode-se afirmar que a infância é a idade das brincadeiras, sendo através dessas que a criança se envolve de forma mais eficaz nas atividades propostas pelo pedagogo, ajudando-a a refletir e descobrir o mundo que a cerca de forma mais alegre e divertida. Portanto, se nessa faixa etária houver um trabalho pedagógico bem planejado, e de forma lúdica, a criança adiquirá o gosto pelo aprender, o que contribuirá em muito para o ensino, bem como proporcionará a formação e qualificação do educando para estimulá-lo a redefinir valores, melhorando assim o relacionamento das pessoas na sociedade.
Problematização: O brincar nos espaços educativos precisa estar em constante questionamento e reflexão por parte dos educadores. Sendo assim, no dia a dia da sala de aula fazem-se necessárias algumas indagações, como por exemplo, analisar para que fins estão sendo propostas as brincadeiras, a quem estão sendo direcionadas, através de que métodos e estratégias estão sendo apresentadas às crianças, que resultados estão sendo alcançados e como as crianças estão recepcionando as atividades lúdicas propostas. A partir de tais questionamentos, os educadores já terão boas condições de avaliar o aproveitamento de sua prática pedagógica, analisando os valores e metas já conquistados e o que poderão fazer para aperfeiçoar essa prática dinâmica e motivadora, a fim de continuar desenvolvendo e estimulando o lúdico na criança.
FIM, Arlete. O lúdico na Educação Infantil: Jogar e brincar, uma forma de educar. Disponível em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/o-ludico-na-educacao-infantil-jogar-e.html/> Acesso em: 21 de mai.2017. 
	
FIN, Arlete. O Lúdico na Educação Infantil: Jogar e Brincar, uma forma de educar. Disponível em: <................>. Acesso em: 21 mai. 2017.2º. Aula 2- Apresentamos as Normas da ABNT. Vamos pesquisar e colocar as fontes de pesquisa de acordo com essas Normas da ABNT. Referências. - apresente um exemplo de cada. 
Livro: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
Site: BORGES, Samuel Pedrozo. Lúdico na Educacão Infantil: Consideracões entre Aprender e Ensinar. Disponível em: < http://www.pedagogia.com.br/artigos/ludicoeducacaoinfantil/>. Acesso em: 19 mai. 2017. 
Artigo: TOURINHO NETO, F. C. Dano Ambiental. Consulex- Revista Jurídica, Brasília, DF, ano1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Capítulo de livro: LEITE, Fábio Henrique Cardoso. Filosofia geral. In: _____. Filosofia da Educacão. Dourados: Unigran, 2017. cap. 04, p. 35-39.
 
 Aula 03- “A Evolução do Pensamento Científico” para responder as atividades propostas. (Valor - 1,0 ponto) 
 
De acordo com Martim (2015) Há duas maneiras de conhecer a realidade: Quais são elas? Explique-as:
 
As duas maneiras de conhecer a realidade são: 
A) Intuitiva obtida por meio de impressões sensoriais que levam a intuir os fatos reais, exteriores, ou os do espírito, sem auxilio do raciocínio, a ter ideia ou noção deles. Por exemplo: Ao vermos uma construção dizemos isto é um edifício, é verde e é de oito andares.
B) Racional ou conceptual que é o resultado lógico da operação da mente e não determina nem especifica a realidade. Por exemplo: diante do mesmo prédio podemos dizer este edifício é grande e tem muitos escritórios ou apartamentos (MARTINS, 2005 apud LIMA, FERNANDES, 2017, p. 17).
Conceitue Ciência e escolha um dos Movimentos e ou Doutrina Filosófica conceituando-os:
Ciência (do latim scientia) baseado em princípios certos, comportando vários conjuntos de saberes, nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos, é um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos através de estudos ou da prática. (LIMA E FERNANDES, 2017, p.17) 
 
 Sobre o conceito de Empirismo
 É o movimento ou doutrina filosófica que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo, é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções, pela origem das ideias por onde se percebem as coisas independente de seus objetos ou significados. Indica também que todo o conhecimento é um fruto de experiência e por isso uma consequência de sentidos. (LIMA E FERNANDES, 2017).
Aula 04 -“O Método Científico: Níveis de Conhecimento”. 
Elabore um texto para apresentar o conceito de Método Científico e suas etapas, sua origem:
Método científico é um conjunto de normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimento que tem o rigor da ciência, ou seja é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo, parte da observação sistemática dos fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. É trabalho sistemático na busca de respostas as questões estudadas, é o caminho que se deve seguir para levar á formulação de uma teoria científica, é ferramenta dos pesquisadores para explicar e prever um conjunto de ocorrências proveniente da aplicação de suas teses.
O método científico compreende as seguintes etapas: observação de um acontecimento, estabelecimento de questões relativas a observação do acontecimento, sugestão de uma hipótese capaz de explica-lo, produção de experiências controladas, com o objetivo de comprovar ou não se as hipóteses sugeridas podem explicá-los e finalmente a conclusão, que poderá permitir a previsão de novos acontecimentos provenientes do primeiro.Teve início na Grécia Clássica quando ocorreu o nascimento da dialética (LIMA E FERNANDES, 2017).
Pesquise e descreva os Níveis de Conhecimento:
Os Níveis de Conhecimento são os seguintes
EMPÍRICO: também chamado de conhecimento popular ou senso comum, é aquele que se adquire sem estudos e sem pesquisas, geralmente construído e fundamentado somente a partir de experiências vivenciadas diariamente e transmitidas de pessoas para pessoas ao longo da história. (LEITE, 2017).
FILOSÓFICO: caracterizado pelo exercício da razão pura, cujo objetivo é indagar os problemas humanos, a fim de discernir entre o certo e o errado, tendo por base tão somente a razão humana, dando-nos a capacidade de analisar aquilo que vivenciamos. (LEITE, 2017).
TEOLÓGICO: é baseado na fé e na espiritualidade, tendo como propósito demonstrar a existência de Deus, através de elementos racionais organizados de modo lógico e sistemático.(LIMA E FERNANDES, 2017).
CIENTÍFICO: é aquele que vai além de experiências individuais para explicar os fatos. Entretanto, é a partir de observações, procedimentosde investigação e experimentos que se busca explicar a existência de tais fatos e as leis que os regem, o que se denomina métodos científicos. (LIMA E FERNANDES, 2017).
REFERÊNCIAS
LIMA, Terezinha Bazé de; FERNANDES, Magda Carvalho. Metodologia e Prática da pesquisa em educação. Dourados: Unigran, 2017, 52 p.
LEITE, Fábio Henrique Cardoso. Filosofia Geral. Dourados: Unigran, 2017, 68 p.

Continue navegando