Buscar

TRABALHO ODELCI LINGUISTICA 1

Prévia do material em texto

Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Sempre consulte os critérios avaliativos postados no quadro de avisos.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue, releia a aula1, tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1”. Se necessário vá `a rede também e pesquise .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas, expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras, pesquisas, mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos, sem as devidas citações, caso seja necessário, ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Resposta
 O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, tomemos como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses. 
O fundador desta ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suíço cujas contribuições auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência de estudo e considerado o pai da ciência. A Linguística iniciou-se em meados dos séculos XIX e XX na América do norte, mas foi na década de 60 tornou conhecida e ensinada.
Cabe ainda ressaltar que a linguística não se afirma como uma ciência isolada, haja vista que se relaciona com outras áreas do conhecimento humano, tendo por base os conceitos dessas. Por essa razão, pode-se dizer que ela assim subdivide em psicolinguística, linguística aplicada e sociolinguística, existem as teorias da Linguística que são divididas em: a Psicolinguística; Pragmática; Teoria da Argumentação da Língua; Teoria de Enunciação; Análise do Discurso e Linguística do Texto.
Fonte utilizada:
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos de Linguística Aplicada. Dourados: UNIGRAN, 2017/2. 44p.:23cm
 
2- Leia atentamente:
Noam Chomsky distingue: competência de desempenho;
 
A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente.
O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, o qual resulta, não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor, entre outros.
Leia a tirinha que segue:
 
A partir da tirinha lida , explique em um pequeno texto , no máximo de 10 linhas , a competência e o desempenho linguístico dos personagens. 
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo. 
Resposta
No primeiro quadrinho a professora externou uma competência e desempenho referentes ao domínio da língua culta, pois ela possui essa linguagem padrão/competência linguística, conhecimento este que permitiu inclusive analisar a fala emitida por Chico Bento.
No terceiro quadrinho o personagem Chico Bento exterioriza o seu desempenho em relação à competência linguística que possui, sendo que sua fala é particular, real e individual. As palavras identificadas na fala de Chico são variantes linguísticas que ele adquiriu no seu convívio social, de acordo com a realidade que vivencia e região onde mora. No caso, Chico não usou a norma padrão, pois não tem esse tipo de conhecimento devido ao contexto linguístico que está inserido e ao dialeto caipira que vivencia.
Fonte utilizada: 
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos de Linguística Aplicada. Dourados: UNIGRAN, 2017/2. 44p.: 23cm
3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado: “O preconceito linguístico, elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular, e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor, que trabalha com alfabetização, em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Resposta 
O professor deve trabalhar a língua em sala de aula mostrando aos alunos, entre outras questões os discursos variados que circulam socialmente, levando em conta que não existe uma maneira certa ou errada de falar, mas sim o que existe são variedades linguísticas distintas dentro de uma mesma língua, em contextos sociais diferentes.
Sob essa perspectiva, é de fundamental importância que o professor que o professor no processo de alfabetização, tenha clara compreensão de que cada aluno possui a sua “bagagem linguística, ensinando-o a compreender como semelhante e de igual valor as diversas variedades linguísticas e a refletir seu próprio modo de falar, de acordo com sua cultura local.Portanto cabe à escola mediar essa reflexão das competências comunicativas, que os alunos trazem para a sala de aula e possibilitar que continuem a se expressar na variedade linguística que aprenderam no seu convívio social, garantindo, que ele tenha acesso ao português oral e escrito considerado culto.
Fonte utilizada:
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos de Linguística Aplicada. Dourados: UNIGRAN, 2017/2. 44p.: 23cm

Continue navegando