Buscar

material definitivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Perícia
Profº. Enfº. Pol. Jackson Figueiredo
*
Conceito de Perícia Médico-Legal
São um conjunto de procedimentos médico, técnico e científicos, que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da justiça, tornando-o um elemento demonstrativo do fato.
*
Necessidade da Perícia Medico Legal
Sempre que o Juiz não for suficientemente apto para realizar a verificação dos fatos, seja pela ausência de conhecimento técnicos ou pela impossibilidade de colher os dados necessários, o trabalho será realizado por pessoas entendidas na matéria, através de perícia.
*
Prova Pericial
[..] Denomina-se perícia, o meio de prova destinado a esclarecer o juiz sobre circunstâncias relativas aos fatos conflituosos, que envolvam conhecimentos técnicos científicos.
*
Transitórios: injúria verbal, comprovados por presunções ou por testemunha
Permanentes: lesões corporais, requer o auxilio de técnicos ou doutas para seu julgamento
Classificação Geral
*
Contextualização
Art. 158 do CPP: “Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado”.
Vestígio: é o rastro, a pista ou o indício deixado por algo ou alguém. Há delitos que deixam sinais aparentes da sua prática, como ocorre com o homicídio. Outros delitos não os deixam, tal como ocorre com o crime de ameaça. 
Consequência => Nulidade absoluta do Processo.
*
Funcionabilidade
A perícia apresenta um efeito colateral, ou seja, de desestimular o recurso. Numa ação de investigação de paternidade, por exemplo, a perícia pelo método de DNA pode apontar uma probabilidade de 99,99% de ser o réu, o verdadeiro pai.
*
Perito
 São profissionais tecnicamente capacitados,indicados pela autoridade competente, para esclarecer pontos de dúvida em relação a casos de interesse da Justiça.
Dois tipos:
	I) Peritos oficiais
	II) Peritos nomeados ou ad hoc
*
Pode ser classificada conforme ambiente.
Judicial: a que ocorre dentro do processo, por requerimento das partes ou decretada de ofício, com perito nomeado pelo juiz.
Extrajudicial: Com o advento da lei 8.455/92, que autoriza as partes as instruírem a inicial e contestação com pareceres técnicos.
*
Tipos de Periciandos
Vivos: lesões corporais, determinação de idade, crimes de natureza sexual, etc.
Mortos: diagnostico da realidade do óbito, identificação, causa jurídica da morte, tempo de morte, presença de veneno nas vísceras, retirada de projéteis de arma de fogo, etc.
Animais: retirada de projéteis da arma de fogo, etc.
Objetos: pêlos, impressão digital, pesquisar a presença de esperma, etc.
*
Importante
 PERITO É UM APRECIADOR TÉCNICO, ASSESSOR DO JUIZ, COM UMA FUNÇÃO ESTATAL DESTINADA A FORNECER DADOS INSTRUTÓRIOS DE ORDEM TÉCNICA E A PROCEDER À VERIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONVENCIMENTO.
*
Da Nomeação
Quando da nomeação do perito pelo juiz, já é fixado o prazo de entrega do laudo, devendo ser entregue em cartório, ao menos 20 (vinte dias antes da audiência) de instrução e julgamento.
No laudo devem ser respondidos todos os requisitos.
*
Escusa e Responsabilidades
Ao ser nomeado, pode o perito se escusar, quando a tarefa lhe for impossível ou acarretar ônus excessivo. 
Aceitando, assume o perito, o dever de cumprir com zelo, podendo ser responsabilizado por informações inverídicas.
*
Procedimento
Nomeado o perito, incumbe as partes, nos cinco dias seguintes à intimação, indicar seus assistentes e apresentar quesitos.
As partes formulam quesitos ao perito, visando o esclarecimento que o fato demanda.
*
Chamam-se quesitos básicos os apresentados, quando da nomeação do perito e quesitos suplementares, aqueles que podem as partes formular durante a diligência.
Durante a diligência, o perito goza de liberdade, podendo consultar os autos e ouvir testemunhas, realizar perícias em laboratórios e solicitar e juntar documentos em poder de outras pessoas ou em repartições públicas.
*
Verificando a impossibilidade de cumprir o prazo assinado pelo juiz, poderá o perito requerer prorrogação, podendo o juiz fixar nova data para entrega do laudo.
Entregue o laudo, as partes serão intimadas sobre este a se manifestar, ocasião em que poderão REQUERER esclarecimentos ao perito, podendo solicitar uma segunda perícia ou não.
O laudo pode (deve) vir acompanhado de desenhos, plantas, fotografias e tudo mais que for útil ao esclarecimento.
*
Responsabilidade do Perito
O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas, responderá pelos prejuízos que causar as partes, ficará inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em perícias e incorrerá na sanção que a lei penal estabelecer. (CPC – art. 147)
- Fazer afirmação falsa, ou negar, calar a verdade como testemunha, perito, 
*
[...], contador, tradutor ou intérprete em processo judicial ou administrativo, inquérito policial ou em juízo arbitral.
Pena: Reclusão, de 1 (um) a 3 (três) meses e multa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais