Buscar

Fertilizantes e Corretivos


Continue navegando


Prévia do material em texto

P2 Fertilizantes
Qual a causa da fome oculta de enxofre?
A expressão fome oculta caracteriza uma situação em que a planta está com deficiência de um nutriente, porem a sintomatologia deste nutriente demora a surgir ou é mascarada pela deficiência de algum outro nutriente de sintomatologia semelhante, assim, o sintoma não especifica o elemento, podendo haver correção de um só deles e continuar com a deficiência de outro. A fome oculta em S pode ocorrer quando na deficiência deste elemento, não há sintoma visual ou quando há deficiência de S e N, que se assemelham quanto aos sintomas, podendo, por exemplo, haver adição de N na cultura e continuar com a deficiência de S.
A deficiência de potássio foi conhecida recentemente nas plantações florestais. Qual a principal forma de perda de potássio e como aplicar para reduzir a perda.
A principal forma de perda de potássio é por lixiviação, onde a aplicação excessiva de Ca e Mg deslocam o K adsorvido para a solução do solo pois competem pelo mesmo sítio no transportador no processo de absorção. Para reduzir a perda de potássio, a aplicação deve ser localizada, pois a sua absorção é pelo mecanismo de difusão, onde o movimento do íon é a curta distância. Além disso, é importante que a aplicação seja feita depois da chuva/ irrigação, pois o K é facilmente lavável e pode ser retirado pelos mesmos. 
Foi identificada uma deficiência de cálcio na plantação, você faria uma correção de cálcio? Se sim, como? E no talhão ao lado que tenha deficiência, como corrigir?
Sim, como o plantio já está estabelecido, a aplicação seria em cobertura e o ideal seria a utilização de nitrato de cálcio ou cloreto de cálcio. É importante lembrar que a aplicação deve ser feita depois da irrigação ou da chuva, pois a absorção do cálcio se dá por fluxo de massa e seu caminhamento dentro da planta é pelo xilema, portanto necessita da presença de água tanto na absorção como na distribuição dentro da planta. 
No talhão, a correção ideal seria feita através da calagem e gessagem como fonte de cálcio, incorporadas antes do estabelecimento do plantio. 
Que fatores afetam os micronutrientes, cite dois deles e porque afetam.
Dentre os fatores que afetam a disponibilidade dos micronutrientes, podemos citar o pH do solo e a matéria orgânica. 
O pH ideal do solo varia para os micronutrientes aniônicos ou catiônicos, sendo que a maior disponibilidade dos micronutrientes aniônicos ocorre em pH básico e a maior disponibilidade dos micronutrientes catiônicos ocorre em pH ácido. Manter o pH do solo em 6 ou 6,5 é ideal para assegurar a boa disponibilidade de todos os micronutrientes. 
Quanto à matéria orgânica, quanto maior a quantidade no solo, maior fonte de micronutrientes, maior a mineralização e maior a disponibilidade de micronutrientes para a planta. 
O magnésio é afetado por outros nutrientes. Fale quais são os outros nutrientes que o afeta e como. 
Os nutrientes que afeta o Magnésio são: Cálcio, Potássio e Fósforo. O Magnésio possui uma relação negativa com o Cálcio e Potássio, sendo ela uma inibição competitiva, onde esses 3 nutrientes competem pelo mesmo sitio no transportador no processo absorção pela planta. Já com o fósforo, a relação é positiva, sendo ela sinérgica, onde a presença de um favorece a absorção do outro. 
	- Pontos importantes:
→ Umidade Crítica: é faixa de umidade do ar em que o fertilizante absorve a água do ar. É ruim, pois a absorção de umidade durante o armazenamento e o manuseio irá reduzir a qualidade física do fertilizante. Logo, quanto menor a umidade crítica, pior para o armazenamento do fertilizante.
→ Por que o sintoma de Ca e B aparecem em época de seca? Porque a distribuição desses nutrientes dentro da planta se dá pelo xilema, não apresentando caminhamento pelo floema, pois são pouco móveis. Logo, dependem da presença de água. 
→