Buscar

apol de educação e oral escrita

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Permanente
“No Brasil, o neoliberalismo começa sua penetração no Governo Fernando Collor de Mello através de duas áreas bastante delimitadas: no Estado e na economia [...] A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 aprovada no Congresso Nacional se constituiu em importante tentativa de conciliação das finalidades da educação brasileira. Não obstante à grande mobilização política da sociedade em torno da criação de uma escola pública democrática de qualidade e de acesso amplo e irrestrito ao conhecimento, seu resultado ainda parece incerto e indefinido. Existe uma distância entre a lei e a realidade, que, ao que tudo indica, ainda não foi superada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/art16_21.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017. 
Levando em consideração o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica sobre o projeto de nação, no contexto da década de 1990 sob a égide do neoliberalismo e globalização, e sua repercussão no campo da educação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Vigorou um governo que adotou a ideologia neoliberal como regime político-econômico, promulgando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação.
Você acertou!
A letra a) está correta, pois, “A longa experiência e detalhadas análises levaram Florestan Fernandes (1992) a preconizar o que iria ocorrer com a educação após a promulgação da Constituição de 1988. Para ele, a educação nunca foi algo de fundamental no Brasil, e muitos esperavam que isso mudasse com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Todavia, a Constituição promulgada em 1988, confirmando que a educação é tida como assunto menor, não alterou a situação. A aprovação final dos textos da Lei de Diretrizes e Bases e do Plano Nacional de Educação, em ambos os casos derrotando as forças vinculadas a um projeto nacional popular, veio confirmar as conclusões acima assinaladas de Antônio Candido e Florestan Fernandes em relação aos últimos setenta anos no campo educacional. [...] Ou seja, a sociedade que se produz na desigualdade e se alimenta dela não só não precisa da efetiva universalização da educação básica, como a mantém diferenciada e dual. Assim é que as políticas educacionais, sob o ideário neoliberal da década de 1990 e sob um avanço quantitativo no ensino fundamental e uma mudança discursiva aparentemente progressista no ensino médio e na “educação profissional e tecnológica”, aprofundam a segmentação, o dualismo e perpetuam uma relação débil entre ambas. A quase universalização do ensino fundamental se efetiva dentro de uma profunda desigualdade intra e entre regiões e na relação cidade/campo. A diferenciação e a dualidade dão-se aqui pelo não acesso efetivo e democrático ao conhecimento. [...] É no ensino médio, definido na Constituição de 1988 e na nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que podemos melhor perceber o quanto a sua universalização e democratização são desnecessárias ao projeto de sociedade até o presente dominante. [...] Mesmo sob essas condições de dualidade, o ensino médio se constitui numa ausência socialmente construída, na sua quantidade e qualidade e como o indicador mais claro da opção da formação para o trabalho simples e da não preocupação com as bases da ampliação da produção científica, técnica e tecnológica e o direito de cidadania efetiva em nosso país. (livro-base, p. 1137 - 1140).
	
	B
	Privilegiou-se a pedagogia das competências face as necessidades do mundo de trabalho, que preconizava a empregabilidade e o cidadão crítico e emancipado.
	
	C
	As políticas educacionais da década de 1990 sob o ideário neoliberal promoveu a efetiva universalização da educação básica.
	
	D
	A concepção de educação “omnilateral do ser humano historicamente situado” ganhou espaço  na política de formação profissional.
	
	E
	Os cursos profissionalizantes prezavam por uma base científica, técnica e de cultura humana mais geral preparando-os para o exercício autônomo da cidadania.
 
Questão 2/5 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/andragogia/. Acesso em: 02 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
Nota: 20.0
	
	A
	Lentidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Conhecimento prévio; Necessidades de estudar e Motivação.
	
	B
	Motivação; Papel das experiências; Autoconceito do aprendiz e Metacognição.
	
	C
	Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação.
Você acertou!
De acordo com o autor do texto, “O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios: 1.Necessidade de saber: adultos carecem saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo. 2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por suas vidas, portanto querem ser vistos e tratados, pelos outros, como capazes de se autodirigir. 3. Papel das experiências: para o adulto, suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes. 4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia a dia. 5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade. 6.Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento (texto-base, p. 145,146).
	
	D
	Orientação para a aprendizagem; Papel dos orientadores; Necessidades de decorar e Fixação.
	
	E
	Conhecimento prévio; Necessidades de estudar; Motivação; Metacognição e Aprendizagem lúdica.
Questão 3/5 - Educação Permanente
Considere a seguinte citação: 
“É preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar – saber sobre o trabalho – e não apenas um saber ‘qualificado’ (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresentaa definição correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Utiliza diferentes mecanismos para reproduzir a escola dual visando uma formação para o mundo do trabalho.
	
	B
	Defende uma escola pública, unitária, gratuita, laica e politécnica.
	
	C
	Prioriza a universalização da educação básica de efetiva qualidade, visando formar o cidadão crítico e reflexivo para o mercado de trabalho.
	
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educação profissional e tecnológica restrita.
Você acertou!
A letra d) está correta, pois “O projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica e reproduz, por diferentes mecanismos, a escola dual e uma educação profissional e tecnológica restrita (que adestra as mãos e aguça os olhos) para formar o “cidadão produtivo” submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado. Por outro lado, permitem também entender por que combatem aqueles que postulam uma escola pública, unitária, universal, gratuita, laica e politécnica” (livro-base, p. 1131). A letra a) está incorreta porque a escola dual visa a formação para o mercado de trabalho, e não para o mundo do trabalho (texto-base, ou seja, “O campo da educação teve um ciclo de reformas completo para adaptar-se ao projeto do golpe civil-militar. Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, reiterando nossa vocação de cópia e mimetismo. A Pedagogia do Oprimido, ícone de uma concepção de educação emancipadora de jovens e adultos, foi substituída pelo Movimento de Alfabetização de Adultos (MOBRAL) sob a pedagogia do mercado. A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico-profissional, por outro lado, efetivou-se dentro da perspectiva de adestrar para o mercado p.1136). A letra b; c; e) estão erradas porque “Os clássicos do pensamento social, político e econômico brasileiro nos permitem apreender as forças que disputaram os projetos societários e entender o que nos trouxe até aqui e suas determinações. Permitem-nos entender, por outro lado, por que o projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica e reproduz, por diferentes mecanismos, a escola dual e uma educação profissional e tecnológica restrita (que adestra as mãos e aguça os olhos) para formar o “cidadão produtivo” submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado. Por outro lado, permitem também entender por que combatem aqueles que postulam uma escola pública, unitária, universal, gratuita, laica e politécnica” (texto-base, p. 1131).
	
	E
	Trata-se de um projeto que considera a necessidade da universalização do ensino médio de qualidade, pautado na concepção da educação politécnica.
 
Questão 4/5 - Educação Permanente
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
Nota: 20.0
	
	A
	Ciência que se ocupa da aprendizagem de crianças e adultos contemplando estudos sobre as melhores metodologias de se efetivar o ensino para esses sujeitos.
	
	B
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação das crianças no processo de ensino e aprendizagem, unindo os princípios vindos da Pedagogia e valorizando o conteudismo.
	
	C
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem, rompendo com padrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.
Você acertou!
A letra c) é a correta, pois “De acordo com definição creditada, na década de 1970, a Malcolm Knowles, Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender [...]. Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia” (texto -base, p. 145). A letra a) está incorreta porque é uma ciência que se ocupa apenas da aprendizagem do adulto, e não dos adultos. A letra d) também está incorreta porque apesar de apresentar princípios que se contrapõem à Pedagogia, não elimina totalmente toda e qualquer possibilidade de diálogo com os princípios da pedagogia na tarefa de ensinar, uma vez que, dependendo do conteúdo a ser ensinado, alguns alunos da EJA necessitam fazer uso do concreto (tão enfatizado pela Pedagogia com base em Piaget), para ampliar a compreensão do adulto e possibilitar aprendizagem mais eficaz. Isso pode ser confirmado na seguinte citação do texto “[...] Entretanto, se sentir que há necessidade de revelar mais detalhes sobre o conteúdo proposto, esse professor acabará utilizando recursos de aprendizagem de uma sala regular, procurando trabalhar com assuntos pertinentes àquela faixa etária. Por isso, o educador não deve seguir apenas o modelo utilizado pela Andragogia, acreditando que o adulto, por ter mais experiência, não necessita de material concreto para uma melhor compreensão do conteúdo proposto” (texto-base, p. 148). A letra e) é incorreta porque desconsidera a experiência do sujeito na aprendizagem, uma vez que “A Andragogia corresponde à ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes, por sua vez, são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida” (texto-base, p.145).
	
	D
	Ciência que parte do princípio que o processo de ensino e aprendizagem é único, seja direcionado para adultos ou crianças, focando no conteúdo e na disciplina.
	
	E
	Um modelo de educação que se restringe a compreender como o adulto aprende, desconsiderando sua experiência enquanto sujeito histórico.
Questão 5/5 - Educação Permanente
Leia o extrato de texto a seguir:
“A andragogia é, portanto, a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender, por oposição à pedagogia como arte e ciência de ensinar às crianças. A andragogia baseia-se noutros pressupostos de aprendizagem e de ação com os adultos. Portanto, é necessário um salto qualitativo no momento de estudar, compreender e praticar a educação de adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003. p. 93.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre o professor e as práticas pedagógicas no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as afirmativas que seguem:
I. A prática no contexto da EJA requer um olhar diferenciado do professor em relação à sala de aula regular na aquisição de habilidades e competências.
II. No trabalho com os conteúdos, as práticas precisam valorizar e dialogar com os saberes dos alunos, ensinando-os conteúdos de forma significativa.
III. O aluno da EJA tem facilidade em utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida como forma de apreender novos saberes com maior facilidade.
IV.O professor precisa realizar uma prática que respeite seus alunos, buscando evitar situações que gerem constrangimentos. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV
A resposta correta é a alternativa d) I, II e IV. A afirmativa I está correta, pois, “Existe um leque de possibilidadespara o professor preparar o aluno da sala EJA para a posse de algumas habilidades e competências necessárias para a sua vida em sociedade com mais autonomia. Basta, apenas, pensar que o aluno EJA já traz bastante bagagem, mas nem sempre sabe como utilizá-la e cabe ao educador orientar o caminho para a apropriação do conhecimento, alfabetizando e letrando, em um conjunto ideal de ensino aprendizagem” (texto-base, p. 152). A afirmativa II está correta, pois, “essas práticas devem se adequar ao processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos, já que eles viveram mais que as crianças e já “leram” muita coisa do mundo, o que aumenta a chance de sua bagagem estar repleta de saberes [...] [além disso ] [...] Ensinar ao aluno conteúdos por estarem no currículo ou em seu livro didático, sem que estes conteúdos nada tenham a ver com a realidade do aluno, ou ainda que não venham acrescentar algo que lhe dará prazer ou fará alguma diferença em sua vida, torna-se insípido para o aluno, que, muitas vezes, prefere ficar conversando fora da escola até que termine tal disciplina por achar a aula sem graça ou chata” (texto-base, p. 148,149). A afirmativa III está errada, porque “[...] o aluno EJA já traz bastante bagagem, mas nem sempre sabe como utilizá-la e cabe ao educador orientar o caminho para a apropriação do conhecimento, alfabetizando e letrando, em um conjunto ideal de ensino aprendizagem” (texto-base, p. 152). E a afirmativa IV está correta, porque “Ao trabalhar as práticas pedagógicas em uma sala EJA, o professor deve estar atento para não criar nenhum tipo de constrangimento que leve o aluno a se sentir diminuído, por isso essas práticas devem se adequar ao processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos, já que eles viveram mais que as crianças e já “leram” muita coisa do mundo, o que aumenta a chance de sua bagagem estar repleta de saberes. Por exemplo, o professor de uma sala de EJA, acostumado com uma sala regular de alfabetização, precisa tomar cuidado para não utilizar, naquela, frases costumeiramente utilizadas nesta, pois pode confundir os alunos. Imagine um professor pedindo aos alunos de EJA que levem um caderninho na próxima aula, muito provavelmente eles levarão uma caderneta. Essa e outras situações podem ser evitadas ao se trabalhar a forma diminutiva e aumentativa das palavras, apresentando, por exemplo, uma lata de extrato grande e outra pequena, ou seja, uma lata e uma latinha” (texto-base, p. 148).
	
	E
	I e II
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o excerto de texto a seguir: 
“[Para os gerativistas, a] gramática universal pressupõe que os sujeitos falantes são aptos para desenvolver a gramática de uma língua porque todas as línguas têm um sistema numérico e que eles têm a capacidade de memória, ou seja, a produção de vários enunciados de acordo com o conhecimento adquirido ao longo da interação com outros sujeitos falantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Marília C.; DAMACENO, Narciza; ALARCÓN, Yeris G. L. Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação? Revista Desempenho, Programa de Pós-graduação em linguística aplicada da Universidade de Brasília, n. 16, 2011. <periodicos.unb.br/index.php/rd/article/download/16396/11676>. Acesso em: 05 jul. 2017. p. 3-4. 
De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre competência e desempenho em relação à linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Ter competência linguística é dominar as regras gramaticais de uma língua subjacentes em todos os falantes nativos de qualquer língua humana.
II. As regras da gramática estão internalizadas na cabeça do locutor e fornecem a base para a sua compreensão nas relações linguísticas.
III. É possível avaliar a competência de uma criança pequena quando ela começa a falar as primeiras palavras, pois, nessa fase, ela pode formular julgamentos gramaticais, já que domina a sua língua-mãe. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 20.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). I está correta, pois ter competência linguística “é dominar as regras gramaticais de uma língua, subjacentes em todos os falantes nativos de qualquer língua humana” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 13). II está certa, visto que “as regras da gramática estão internalizadas na cabeça do locutor e fornecem a base para a sua compreensão das relações linguísticas” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 13). III está errada, porque “não é possível avaliar a competência de uma criança pequena, pois ela não pode formular julgamentos gramaticais” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 13).
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a citação a seguir: 
“[Piaget] descreve como as discussões entre crianças dão origem às primeiras manifestações de reflexão lógica. Algo semelhante acontece, julgamos, quando a criança começa a conversar consigo própria, como se estivesse a falar com outrem. Quando as circunstâncias a obrigam a deter-se para pensar, o mais certo é começar a pensar em voz alta. O discurso egocêntrico, dissociado do discurso social geral, acaba com o tempo por conduzir ao discurso interior que serve simultaneamente o pensamento autístico e o pensamento lógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORES, Ridendo C. Pensamento e linguagem: Levy Semionovich Vygotsky. EbooksBrasil. <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017. p. 24,25. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o pensamento e a linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Pensamos por meio de símbolos, símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação.
II. Pensamos sempre por meio de palavras, já que este é um instrumento precioso na intercomunicação.
III. A criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas, porque sua percepção é inferior nos seus primeiros anos, e dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela.
IV. Graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente I e II estão corretas.
	
	B
	Somente I, III e IV estão corretas.
A I está correta, pois, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, pensamos por meio de símbolos, “símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação. Os mais empregados são as palavras, instrumentos preciosos na intercomunicação” (texto-base, p. 5). A II está errada, uma vez que, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, “pensamos, em geral, por meio de palavras, o que não impede o uso de símbolos matemáticos, notações musicais, cores, linhas etc.” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A III está certa, porque, “como a percepção da criança é inferior nos seus primeiros anos, dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela ‘faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela’. Assim, a criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A IV está correta, pois, “graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situaçõespassadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 6).
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia atentamente o trecho de texto a seguir: 
“À medida que a média de palavras por expressão aumenta, a complexidade da gramática que gerencia essas palavras torna-se mais complexas, no entanto, continua sendo deficiente em relação à dos adultos (crianças de dois e três anos). O discurso das crianças dessa idade é descrito como discurso telegráfico, omitindo pequenas palavras como determinantes e preposições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: APOSO, Renato; VAZ, Francine. Aquisição da linguagem. Mestrado de informática aplicada à educação. GINAPE, Núcleo de Computação Eletrônica, UFRJ, 2002. <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2002/t_2002_renato_aposo_e_francine_vaz/aquisicao.htm>. Acesso em 11 jul. 2017.
Conforme os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A oração de duas palavras surge quando a criança tem entre sete e oito meses.
	
	B
	A fala da criança pequena é incoerente no estágio da palavra-frase, pois não é possível compreendê-la quando essa faz uso de apenas uma palavra para formar uma frase completa.
	
	C
	Logo no início do desenvolvimento da fala, as crianças utilizam mais os verbos do que os substantivos, pois expressam vontades, como quero e coloque.
	
	D
	As crianças com um ano de idade já são capazes de flexionar os verbos e substantivos em suas frases.
	
	E
	O processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e), pois “o processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra a) está errada, pois “a oração de duas palavras surge quando a criança completa um ano e meio, ou mesmo mais tarde” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra b) está incorreta, já que a “criança passa por uma sucessão de estágios que correspondem, cada um, a um conjunto coerente, a uma ‘gramática’ particular. As frases podem ser formadas por uma só palavra (estágio da palavra-frase), quando o nome de um objeto serve para designar todas as ações com ele relacionadas ou, a partir de um ano e meio de idade, duas palavras são formadas a partir de classes gramaticais, numa ordem bem precisa: a classe pivô, formada por poucos elementos utilizados frequentemente, e a classe aberta, cujos elementos são mais numerosos e menos empregados” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra c) está incorreta, porque “os substantivos são empregados sobretudo no início: uma criança de dois anos utiliza 16 verbos entre 100 substantivos. Os verbos manifestam-se no vocabulário com um atraso de um a cinco meses em relação ao substantivo” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A letra d) está errada, já que, “até os dois anos de idade, as palavras da criança não têm flexão: substantivos, verbos no infinitivo (ou forma invariável na terceira pessoa), adjetivo na forma positiva” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17).
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a seguinte citação: 
“[Por meio] da linguagem, a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial - incluindo a visão e audição - se torna mais refinado e ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 2003. p. 327-336. p. 327. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações a seguir:
I. O desenvolvimento da linguagem da criança no curso do primeiro semestre do segundo ano de idade é lento, mas, ao fim desse mesmo ano, uma grande aceleração se registra quanto à aquisição de respostas verbais.
II. Quando a criança pequena começa a falar as primeiras palavras, ela utiliza primeiramente os verbos, depois os substantivos e adjetivos.
III. As primeiras palavras ditas pela criança pequena têm valor de sentença.
IV. Nos primeiros dois meses de vida, os nenês emitem todos os sons da linguagem humana. 
Agora, marque a alternativa que contém as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente III e IV estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente II e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Somente I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e). I está certa, pois o desenvolvimento da linguagem da criança “no curso do primeiro semestre do segundo ano é lento, mas, ao fim desse mesmo ano, uma grande aceleração se registra quanto à aquisição de respostas verbais” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A II está errada, já que, na fala inicial da criança pequena, “os substantivos aparecem primeiro, seguindo-se os verbos e os adjetivos e, mais tarde, as palavras, exprimindo relações, e só ao fim do segundo ano, os pronomes. III está correta uma vez que as primeiras palavras ditas pela criança pequena têm valor de sentença” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A IV está certa, visto que, “nos primeiros dois meses de vida, os nenês emitem todos os sons da linguagem humana” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16).
 
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o trecho de texto a seguir: 
“A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais por meio de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização por meio da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 327-336, 2003. p. 327. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
Em relação aos conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações a seguir:
I. Os primeiros sons emitidos por um recém-nascido são os elementos manifestos, a partir dos quais se desenvolve o discurso.
II. As vocalizações do bebê são utilizadas como meios de comunicação antes da aquisição da própria palavra.
III. A criança pequena só compreende a palavra depois que passa a utilizá-la.
IV. Uma criança normal possui um repertório de apenasalgumas palavras por volta de um ano de idade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente III e IV estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). I está certa, porque “os primeiros sons emitidos por um recém-nascido são os elementos manifestos, a partir dos quais se desenvolve o discurso” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A II está correta, uma vez que “as vocalizações do bebê são utilizadas como meios de comunicação antes da aquisição da própria palavra” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A III está errada, já que a criança pequena “compreende a palavra antes que possa observar a sua utilização” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A IV está certa, visto que uma “criança normal possui um repertório de apenas algumas palavras por volta de um ano” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16).
	
	E
	Somente I e II estão corretas.

Continue navegando