Buscar

ED Emocao 08.2016 resolvido

Prévia do material em texto

ED – Emoção 
O que é emoção? O que é sentimento? 
R: Emoção é uma resposta inconsciente, automática (SNA) e comportamental em resposta ao sistema límbico com manifestações fisiológicas que influencia nos sentimentos. O sentimento é a percepção consciente das respostas emocionais (raiva, ciúmes, alegria, dentre outros)
Discorra sobre o conceito de Sistema Límbico. 
R: O sistema límbico é responsável pelo processamento das emoções e sentimentos. Todas as respostas emocionais dependem de um processamento central à um comportamento interno ou/e estímulos ambientais. Paul Broca utilizou o termo Límbico para se referir a parte do córtex cerebral que forma uma borda em volta do corpo caloso na face medial dos hemisférios. Os dois componentes que se destacaram foi o giro cingulado, situado acima do corpo caloso e o hipocampo, localizado na parte inferior do lobo temporal medial. As emoções (sistema límbico) aumentaram a eficiência dos mecanismos de sobrevivência e comunicação social nos mamíferos. Em humanos, temos a junção do sistema límbico com o neocórtex- responsável pela racionalização; livre arbítrio, planejamento e decisão. Este fator, contribuiu com o sistema límbico, que além de elaborar as emoções, trouxe a existência dos sentimento em uma resposta CONSCIENTE dessas emoções. A amigdala (região do lobo temporal), devido a estudos comprovados 1937, ficou conhecida como a estrutura central do sistema límbico e sua função é receber as informações sensoriais e interiores provenientes do córtex e tálamo, filtrá-las para avaliar sua natureza emocional e comandar as regiões responsáveis pelos comportamentos e ajustes fisiológicos adequados (no hipotálamo e T.E). Mais recentemente, Paul MacLean, aceitando, em sua essência, a proposta de Papez, criou a denominação sistema límbico e acrescentou novas estruturas ao sistema.* As emoções negativas são mais conhecidas que as positivas: MEDO – ao se prolongar indivíduo entra em ansiedade e estresse (quando algo nos ameaça e provoca comportamento de luta ou fuga- ativação do SNA) E RAIVA – surge frequentemente como mecanismo de defesa, outras vezes apenas como meio de sobrevivência do indivíduo ou da espécie, hierarquias sociais.
*Participa desse sistema límbico estruturas: corticais (giro cingulado, giro orbitofrontal e giro para-hipocampal); Subcorticais (Amigdala e Hipocampo e núcleos da base > nu. Acumbes e substancia innominata); Diencefálicas> Hipotálamo; Mesencéfalo (PAG >subs.cinzeta periaquedutal ou grísea parieq. E ATV > Area tegmentar ventral).
As estruturas prosencefálicas integrantes do Sistema Límbico são: 
Telencéfalo: 
CORTICAIS :Giro cingulado, giro orbitofrontal e giro para-hipocampal
SUBCORTICAIS: Amigdala e Hipocampo e núcleos da base > nu. Acumbes e substancia innominata 
Dienféfalo: 
Hipotálamo- taquicardia, palidez, midríase e aumento da Pressão sang. - Ativa SNA
Mesencéfalo - PAG >subs.cinzeta periaquedutal ou grísea parieq – congelamento; Ataque defensivo 
 ATV > Area tegmentar –alerta comportamental dessincronização do EEG; Ataque ofensivo
a) Vimos que determinadas estruturas dos núcleos da base processam informações relacionadas ao circuito neural da emoção. Cite um núcleo (ou região) que está localizado(a) nos núcleos da base mas que exibe função límbica.
R: Núcleo acumbens. Este núcleo se interage com o tubérculo olfatório formando o complexo estriatal , responsável pela percepção do cheiro e sua caracterização emocional. Ex: Sentir algum cheiro e lembrar de alguém.
Complete: Algumas estruturas mesencefálicas, tais como: 
PAG(subst. Cinzenta periaquedutal) e ATV (área Tegmentar ventral) – podem ser consideradas integrantes do Sistema Límbico. 
Complete: A principal função destas estruturas é, respectivamente: 
Congelamento e ataque Defensivo e Alerta comportamental e dessincronização do EEG - Ataque Ofensivo 
Tais funções estão mais relacionadas à: (i) experiência emocional ou (ii) expressão emocional? Por que? 
R: Experiência Emocional (i) pois tais funções estão ligadas ao sentimento e percebidas conscientemente. Já a expressão emocional são manifestações fisiológicas e comportamentais em resposta a emoção percebidas inconscientemente. 
Quais são as principais vias [fascículo(s), feixe(s), via(s)] que intercomunicam as estruturas límbicas? Mencione um circuito neural límbico no qual pelo menos uma destas vias esteja envolvida. 
R: Feixe prosencefálico medial e fascículo longitudinal dorsal. Circuito Neural do medo aprendido.
A amígdala é integrante de circuitaria relacionada ao medo inato mas não ao medo aprendido. Esta afirmação é verdadeira? Explique. 
R: falsa, diversos experimentos sugerem que neurônios na amigdala possam "aprender" a responder a certos estímulos, como a dor por exemplo, e após esse aprendizado, esses estímulos possam evocar uma resposta de medo.
Além da amígdala, o hipotálamo participa do processamento neural do comportamento agressivo, o qual pode ser predatório ou afetivo. Quanto aos circuitos neurais envolvidos, quais são as diferenças entre estes dois tipos de agressividade? 
R: A agressividade predatória envolve o ataque contra outra espécie, com o objetivo de obter alimentos e não envolve altos níveis de ativ. simpática. A agressividade afetiva, parece almejar fins demonstrativos e envolve altos níveis de atividade da divisão simpática. A amigdala parece estar envolvida com a agressividade afetiva. O hipotálamo medial está envolvido com a agressividade afetiva e o hipot. lateral com a agressividade predatória. Além disso, há duas vias pelas quais o hipotálamo envia sinais para o mesencéfalo (feixe prosencefalico medial e fasc long dorsal) que podem gerar agressividade predatória (área tegmentar ventral) e afetiva (subst. cinz periaquedutal).
Complete a frase: O famoso caso do operário-padrão Phineas Gage revelou que o córtex préfrontal ventromedial 
É uma região do sistema límbico responsável pela supressão de comportamentos inadequados para determinadas situações. No caso de Gage, sua personalidade mudou radicalmente, tornou-se impaciente, rude e irrelevante. Perdeu a capacidade de planejar suas ações e concatenar ideias (raciocínio). As regiões pré-frontais estão relacionadas com funções de controle e coordenação geral das funções mentais e comportamento.

Continue navegando