Buscar

hotel ruanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme Hotel Ruanda começa mostrando um pouco do trabalho de Paul Rusesabagina, interpretado por Don Cheadle - o gerente do Hotel Milles Collines e a tensão que estava se estabelecendo no país entre as etnias tutsi e hutu. As diferenças entre estas etnias iniciam com a colonização imperialista que Ruanda sofreu. Isto fez com que os belgas criassem uma divisão com base nas características físicas da população, com a finalidade de controlar o país através da minoria tutsi.
Em 1959, os hutus se revoltaram e assumiram o poder do país, buscando se vingar dos tutsis pelos anos de repressão que sofreram. Em 1961, Ruanda adquire o status de República, e a Bélgica retira suas tropas após o reconhecimento da independência, aumentando assim, a perseguição aos tutsis. Durante este período, os tutsis fugiram para os países vizinhos, onde um grupo de exilados tutsis formaram uma vertente rebelde que retornou a Ruanda em 1990 a fim de lutarem continuamente por seus direitos. A partir deste acontecimento a ONU, então, propõe um acordo de paz entre o presidente de Ruanda, Habyarimana, e as forças rebeldes tutsis.
A situação descrita acima também é expressa no filme. No Hotel onde se passa a questão central do filme, era sediada uma transmissão ao vivo do acordo de paz, tendo a representação do Coronel Oliver, interpretada pelo ator Nick Nolte.
A milícia Hutu utilizava meios de comunicação, como o rádio e jornais, para incitar a violência e o ódio contra os tutsis. Na noite de 6 de abril de 1994, um avião que transportava os então presidentes de Ruanda, Juvenal Habyarimana, e do Burundi, Cyprien Ntaryamira, ambos hutus, foi derrubado. Logo os Extremistas hutus culparam o grupo rebelde tutsi e imediatamente começaram uma campanha bem organizada de assassinatos e perseguições.
É neste contexto que a trama do filme se desenrola, onde Paul Rusesabagina compra favores para proteger seus vizinhos. É a partir daí que se dá início ao genocídio explícito no filme. Muitos tutsis começam a se refugiar no Hotel gerenciado por Paul, um hutu que não partilhava da ideologia dos extremistas. Foram acolhidos por volta de 1200 tutsis no Hotel Milles Collines, que não levantou suspeita dos extremistas hutus por um tempo. No entanto, quando o grupo extremista hutu descobriu que haviam tutsis abrigados no hotel, começaram os ataques, somados a cortes de água para o local, onde também se desenrola o desfecho do filme.
Ruanda é um país pequeno da África, que não possui muitos recursos nem interesses econômicos por parte dos grandes países e por esse fato, o massacre foi ignorado pelas potências. O filme obteve 3 indicações ao Oscar, incluindo o de melhor ator para Don Cheadle. Até hoje, a história de Paul Rusesabagina é comparada a de Oskar Schindler, alemão que ficou conhecido por ter salvo pelo menos 1100 judeus durante o Holocausto.

Outros materiais