Buscar

avaliando aprendizado civil. 3


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604429478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XVIII Exame Unificado/OAB/29/11/2015/adaptada) - Por meio de contrato verbal, João alugou sua bicicleta a José, que se comprometeu a pagar o aluguel mensal de R$ 100,00 (cem reais), bem como a restituir a coisa alugada ao final do sexto mês de locação. Antes de esgotado o prazo do contrato de locação, João deseja celebrar contrato de compra e venda com Otávio, de modo a transmitir imediatamente a propriedade da bicicleta. Não obstante a coisa permanecer na posse direta de José, entende-se que:
		
	
	João não pode celebrar contrato de compra e venda da bicicleta antes de encerrado o prazo da locação celebrada com José
	
	o adquirente Otávio, caso venda a bicicleta antes de encerrado o prazo da locação, deve obrigatoriamente depositar o preço em favor do locatário José.
	 
	é possível transmitir imediatamente a propriedade para Otávio, por meio da estipulação, no contrato de compra e venda, da cessão do direito à restituição da coisa em favor de Otávio
	
	é possível transmitir imediatamente a propriedade para Otávio, por meio da estipulação, no contrato de compra e venda, do constituto possessório em favor de Otávio.
	
	Todas as opções acima estão incorretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604391903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2014 ¿ FCC ¿ TJ AP) O locatário preterido no seu direito de preferência para a aquisição do imóvel locado,
		
	
	nada poderá reclamar se não manifestar de maneira inequívoca sua aceitação integral à proposta, no prazo máximo de 15 dias.
	 
	poderá reclamar do alienante as perdas e danos ou, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência, haver para si o imóvel locado, se o requerer no prazo de 6 meses, a contar do registro do ato no cartório de imóveis, desde que o contrato de locação contenha cláusula de vigência e esteja averbado pelo menos 30 dias antes da alienação junto à matrícula do imóvel.
	
	só poderá reclamar do alienante as perdas e danos, mas em nenhuma hipótese poderá haver para si o imóvel que já tiver sido alienado, com título registrado no Serviço de Registro de Imóveis.
	
	não poderá exercer seu direito de preferência se a alienação se der por dação em pagamento, doação ou permuta.
	
	poderá exercer seu direito à aquisição do imóvel locado que foi alienado, mesmo que o adquirente seja um dos condôminos do imóvel.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604515616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O contrato de fiança, inserido em contrato formulário, que contenha cláusula de renúncia antecipada de benefício de ordem é
		
	
	irregular
	
	legítimo
	
	anulável
	 
	nulo
	
	ineficaz
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604263616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ano: 2014 - Banca: VUNESP - Órgão: SP-URBANISMO - Prova: Analista Administrativo) Determinada empresa do ramo da construção civil alugou andaimes para execução de uma de suas obras na cidade de São Paulo. A empresa proprietária do equipa- mento, durante a vigência da locação, vendeu os bens para terceiro, sem aquiescência da locatária. O contrato não apresenta cláusula de vigência em caso de alienação, mas foi registrado no cartório de títulos e documentos. Nesse cenário, é correto afirmar que
		
	
	o comprador não ficará obrigado a respeitar o contrato, mas não poderá exigir a devolução do equipamento antes do prazo legal de 60 (sessenta) dias
	
	o comprador deverá respeitar o contrato de locação, pois estava registrado em cartório, com ampla publicidade.
	
	o comprador deverá respeitar o contrato de locação, na medida em que a locatária não foi notificada para exercer sua prerrogativa legal de preempção.
	 
	o comprador não ficará obrigado a respeitar o contrato de locação, considerando que não há cláusula de vigência em caso de alienação.
	
	a locatária poderá pleitear a anulação do contrato de compra e venda, na medida em que a alienação prejudica sua posse direta sobre o equipamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604242483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos contratos de doação:
		
	
	nula é a doação do cônjuge adúltero a seu cúmplice, mesmo mediante interposta pessoa.
	 
	nula é a doação, em relação à parte que exceder à de que o doador podia dispor em testamento.
	
	a cláusula de reversão é sempre implícita, uma vez que, o contrato, por liberalidade, não supõe a contraprestação onerosa por parte do donatário.
	
	a cláusula de reversão poderá ser implícita a partir de acordo entre as partes.
	
	é anulável a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficientes para a subsistência do doador.