Buscar

[47254 48769]AD Universidade e Ciencia amanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
 Avaliação a Distância
 
Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência
Curso: Relações internacionais
Professor: Fátima Hassan Caldeira
Nome do aluno: Amanda Willa Junckes	
Data: 14.10.2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Estudamos que uma Universidade dispõe de condições estruturais e finalidades bem diferentes as de um Instituto ou Faculdade. Estudar em uma universidade é um desafio bem interessante, pois oferece uma estrutura diferenciada, com finalidades bem definidas. Com base nessas ideias e no texto do nosso livro didático, relacione e escreva sobre as três finalidades fundamentais que diferenciam a Universidade de um Instituto ou Faculdade em um texto de no máximo 12 linhas. (Vale 3,5 pontos)
Universidade: Oferece grande quantidade de cursos; Necessariamente promove atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do saber; tem relevante produção intelectual cultural e cientifica; Além dos cursos de graduação, tem no minimo quatro programas de pós graduação stricto sensu, sendo ao menos um deles de doutorado.
Instituto ou faculdade: geralmente oferece quantidade menor de cursos que as universidades; não tem a obrigação de promover cursos de extensão ou programas de iniciação cientifica, precisa de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino (ao contrário da universidade); costuma ser focada em uma determinada área de conhecimento.
2) Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferências. Levando em consideração esse assunto, faça uma leitura das charge abaixo, ou seja, explique as informações implícitas. (Vale 3,5 pontos)
Fonte: http://diogoprofessor.blogspot.com.br/2015/04/atividade-de-charge-cartum-sobre-o-tema.html
R – Está charge mostra uma nova “Rio de Janeiro”, aonde seu principal monumento, o Cristo, que seria o simbolo de paz, harmonia, e fé, filho do criador, até mesmo ele, está com medo do que a cidade vem se tornando. Perigosa, onde não podemos andar seguros nas ruas. O crescimento real do tráfico e do descontrole policial sobre as favelas e os bandidos. Não é mais a mesma cidade de anos atrás, da caminhada sossegada em copacabana, aonde as pessoas passavam suas férias despreocupadas. Hoje, é uma cidade extremamente perigosa e que beira a falência com seus altos gastos em estádios e afins para as olimpiadas onde vemos claramente que esse dinheiro deverias estar sendo investido em segurança, que é o que cidade mais clama no momento.
3) A Unisul, como parte de sua missão enquanto Universidade, desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC é o evento onde os resultados das pesquisas realizadas por alunos e professores são divulgados anualmente. Faça uma consulta no seguinte link - http://rexlab.unisul.br/sistemas/junic/anais para conhecer os resultados de pesquisas que lá encontram-se publicados de qualquer uma das edições da JUNIC. Após a consulta, escolha uma das pesquisas e apresente os dados sobre ela conforme indicado a seguir: (Vale 3,0 pontos)
Título da pesquisa: Análise do montante de investimento direto externo (IDE) catarinense na Colômbia.
Autores (aluno-bolsista e professor orientador): Aluna: Lidimara do Nascimento e Orientadora Rejane Roecker
Resumo da pesquisa: Essa pesquisa teve como foco, depois de uma breve visita da universidade e do curso de relações internacionais à colombia, demonstrar as relações entre o mesmo e o Brasil e o investimento direto externo feito pelo nosso país na Colombia.
Objetivo da pesquisa: indentificar o montante de investimento direto externo (IDE) de empresas catarinenses no território colombiano. 
Como os dados da pesquisa foram coletados? Os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica realizada em livros, bases de dados, relatórios, sites e publicações de organismos competentes da área.
Como se classifica a pesquisa quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados? Justifique sua resposta. A pesquisa se classifica pela natureza como aplicada, visto que trará os conceitos de comércio internacional e investimento direto externo para a prática. 
Como se classifica a pesquisa quanto ao método de procedimento? Justifique sua resposta. Metódo usado aqui é de pesquisa qualitativa e descritiva quanto aos objetos, pois aborda o levatamento de dados secundários relacionados a informações históricas e o panorama histórico das relações entre Brasil e Colombia.

Outros materiais