Buscar

salvar resumo das questoes

Prévia do material em texto

1. De acordo com a seguinte declaração, escolha a opção que pode melhorá-la. Porque o ego surge em interação social no contexto de uma sociedade complexa, organizada e diferenciada, argumentou-se que o eu própriodeve ser complexo, organizado e diferenciado também (Stryker, 1980): então o self reflete a sociedade
2. De acordo com a cultura de Dahl (2001) é um conjunto de atributos coletivamente mantido, que é: dinâmico e mudando ao longo do tempo
3. O homem precisa transmitir cultura. Pelo que? Porque se o conhecimento construído por seu povo não foi transmitido geração por geração, tudo seria perdido, o que bloquearia o processo de evolução.
 4. Como os marxistas vêem a cultura? Como um mecanismo pelo qual alguns grupos mantêm o poder sobre outros grupos
5. Identidade significa: ser capaz de consertar ou descobrir quem somos como pessoas
6. O que é Cultura? (Escolha a alternativa DIREITA): Cultura significa o modo de vida de uma pessoa. Em outras palavras, como ele / ela vive. Os padrões de organização social e as formas normais em que se espera que se comportem na sociedade toquem todos os aspectos de nossas vidas diárias.
7. Qual alternativa se refere aos três pensadores analisou a forma como a sociedade é construída em grande parte a partir da sua relação com as condições econômicas; especificamente a divisão do trabalho: Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber
8. Os hotéis que o Brasil precisa para a Copa do Mundo nunca foram construídos. (O POSTE DE WASHINGTON). O Turista da Gavea, no Rio de Janeiro, é uma concha vazia de um hotel, um monumento modernista de 14 andares de concreto em desintegração e beleza decadente que foi abandonado por quatro décadas. É um dos três hotéis gigantes, arquitetonicamente fantasmas no Rio de Janeiro, todos os quais estão vagos em uma cidade que enfrenta escassez de salas para o torneio de futebol da Copa do Mundo de junho. Rio poderia usar os turistas de Gavea 400 quartos ímpares. Em vez disso, é um emblema dos obstáculos que interferem nos preparativos da Copa do Mundo do Brasil: burocracia, um judiciário lento e uma falta de planejamento imaginativo. "A burocracia é fenomenal. A capacidade técnica deo estado brasileiro para produzir infra-estrutura. . . é muito baixo ", disse Christopher Gaffney, professor visitante em arquitetura e urbanismo na Universidade Fluminense Federal do Rio. Segundo o texto, que problema o Brasil enfrentará durante a Copa do mundo? Por que isto está em desenvolvimento? O que dificulta uma solução para este tipo de problema no Rio de Janeiro? O Rio de Não existe quartos de hotel em número suficiente para abrigar todos os visitantes. Porque muitas construções de hotéis não estarão prontas até lá. Há obras inacabadas como o Hotel na Gávea, por exemplo. Uma burocracia é fenomenal,Uma técnica técnica para o setor de infra-estrutura / ineficiente.
9. Qual do seguinte é visto como o fundamento de qualquer cultura corporativa? Normas
10. O que é uma "civilização"? A construção mais ampla de identidade cultural
11. A sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como sujeitos: a sociedade, a organização social e os processos que conectar pessoas em grupos, instituições e associações.
12. Sociólogos estudam e pesquisam: estruturas da sociedade, como grupos étnicos; classes sociais, como homens de negócios, políticos; gênero, como crianças, homens, mulheres; violência, instituições como a família, a escola, a religião, etc. 
13. Qual perspectiva teórica sobre o desenvolvimento cultural baseia-se na lógica da evolução? Sociobiologia
14. O que se entende por multiculturalismo? Cultura com base em muitas influências, mas ainda dentro do quadro patriarcal
15. A filosofia de Jean Baudrillard centra-se nos conceitos gêmeos de "hiperrealidade" e "simulação". O que esses termos referir-se? Para a natureza virtual ou irreal da cultura contemporânea em uma era de comunicação de massa e consumo de massa.
16. Escolha a alternativa ERRADA: a identidade é essencial se uma interação significativa ocorrer entre uma sociedade de indivíduos criativos, criativos, conscientes e ativos
17. Weber era o tipo de mente que se desenvolvia continuamente ao longo de sua vida intelectualmente produtiva. Dele sistema de teoria sociológica "não deveria estar sozinho. Nós ousamos dizer que seu trabalho pode ser concebido como um introdução aos fundamentos institucionais da moderna ordem econômica e social. Para Weber, qual é a diferença? entre comportamento e ação? O comportamento é uma resposta automática que ocorre com pouco pensamento, enquanto que a ação é o resultado de um processo consciente em que as pessoas dão sentido às suas ações e ao mundo ao seu redor. 
18. Escolha a alternativa ERROR: o nível micro corresponde à imagem maior: o que as pessoas realmente fazem e o queEles pensam sobre o que fazem. 
19. Os valores, crenças, comportamentos e objetos materiais que constituem o modo de vida de um povo são definidos como: Cultura. 
20. Por que os conceitos de Giddens são criticados? Porque: ele exagera o grau de escolha que os indivíduos têm sobre os seus vidas próprias e minimiza o fato de que muitas vezes nossas vidas não são da nossa escolha.
21. Qual das alternativas abaixo não caracteriza a Modernidade? Cidades pequenas e calmas, onde indivíduo a produção ocorreu
22. A pós-modernidade é uma condição sociocultural e estética que prevalece em conceitos comuns de uma era moderna. Isto tem como princípios principais: uma conseqüente depreciação dos conceitos ideológicos da era moderna, a crise ideológica do século XX e a eventual queda do Muro de Berlim. 
23. Desde a década de 80, um processo de construção de uma cultura de escala global foi desenvolvido, considerando não só a já consolidou a cultura de massa, mas também um verdadeiro sistema mundial cultural que seguiu o sistema político econômico resultou da globalização. O fenômeno pós-modernidade decorre desse contexto como: Um conjunto de valores que controlam o produção cultural subsequente, onde a comunicação e a Indústria Cultural têm papéis importantes ao difundir valores e ideias do novo sistema. 
24. O que é a "tese da sociedade de massa"? É uma crítica pessimista da massa / cultura popular, baseada em teorias sociológicascomo o marxismo. Sugere que a cultura popular evita o pensamento crítico e revolucionário. Isso leva a uma sociedade ondeos indivíduos perdem o senso de comunidade, sua individualidade e vêm confiar na autoridade forte de cima.
25. De acordo com os pressupostos teóricos, a expressão "Subcultura" pode representar: um conjunto de elementos culturais específicos adotado por um grupo social, como um icrogrupo, que pode coexistir pacificamente na sociedade ou constituir uma margem marginal subcultura se comparada à cultura imposta pelo "creme da sociedade" (elite).
26. O que a agência se refere? Refere-se à liberdade que os indivíduos têm de agir em suas próprias escolhas. Comumente, é referido como livre arbítrio.
27. De acordo com o fenômeno pós-modernidade, a globalização: pode alterar as ideias do tempo e do espaço, expulsar o social sistema e as estruturas impostas, além de possibilitar o surgimento de uma pluralização de centros de poder social.
28. Qual é a língua oficial de 20% das pessoas do mundo? chinês
29. Qual alternativa representa a definição correta de subcultura: isso geralmente se refere a um grupo que se separou da cultura mais ampla e dominante: uma cultura dentro de uma cultura que possui suas próprias normas e valores especializados própria da vida, compartilhado por uma proporção menor de uma população.
30. "A cultura é uma das palavras mais complicadas na língua inglesa. Refere-se aos processos pelos quais a sistemas simbólicos (por exemplo, senso comum, maneira usual de fazer as coisas "; tradições e rituais, estruturas para a compreensão experiência etc.) caracteristicamente compartilhada por um grupo de pessoas são mantidas e transformadas ao longo do tempo "(www.encyclopedia.com). Qual das seguintes afirmações sobre cultura é correta: acultura juvenil refere-se a essas processos e sistemas simbólicos que os jovens compartilham que são, até certo ponto, distintivos dos de seus paise os outros adultos em sua comunidade.
31. Qual alternativa representa a definição certa de subcultura desviante: subcultura desviante: enquanto algumas subculturas conforme a maioria das partes para as normas e valores mais amplos da cultura dominante, outros grupos procuram rejeitar essasnormas e valores e, portanto, são considerados como uma subcultura desviante. 
32. Seguindo os pressupostos teóricos dos pesquisadores em geral, uma reflexão coerente sobre o conceito de cultura seria: Uma coleção de comportamento dedicado, geração transmitida por geração. 
33. Muitos sociólogos contemporâneos, especialmente pós-modernistas, estão interessados ​​no papel desempenhado pela cultura popular em a criação de identidade. Eles o definem como: cultura popular ou às vezes cultura de massa geralmente é definida como mídia e outros produtos culturais que estão prontamente disponíveis, geralmente baratos para consumir e apelar popular ou em massa. Popular A cultura, especialmente a moda e a música, também é considerada uma característica importante das subculturas juvenis.
34. Os conceitos de Roland Barthes abrangem vários temas do conhecimento. Em seu livro "Elementos de semiologia", ele retoma os conceitos de "signo" utilizados no passado pelos primeiros escritores e explica seus principais conceitos como por exemplo: o resultado de 'signo' como uma forma de comunicação social onde encontramos uma relação entre significante (o manifesto) e significadoconotado). 
35. Quem viu todas as línguas como constituídas por uma coleção de "signs", isto é, coleção de símbolos que representam, representam, Simbolizar algo fora do idioma? Saussure
36. Para Habermas, a estrutura social é formada por convenções que delimitam o campo de ações, estabelecendo as condições pelas quais escolhemos uma determinada ação, pensando ter feito a melhor escolha possível. A linguagem é o instrumento que utilizamos para isso, sendo essa estrutura a maior responsável por determinar a forma como ela é usada. A partir dessa concepção, podemos dizer que: A estrutura discursiva utilizada pelos falantes de uma língua dispõe da possibilidade de retorno e reinterpretação do discurso, podendo alcançar o fim pretendido por eles ou não
37. Um dos fundadores da Semiologia como sujeito aplicado às Ciências Sociais é: Roland Barthes
38. Todos os seguintes tipicamente geram mudanças culturais, exceto: Etnocentrismo. 
39. Como o funcionalismo pode ser definido? É a perspectiva da sociologia segundo a qual a sociedade consiste em diferentes mas partes relacionadas, cada uma com um propósito geral. 
40. A publicidade desempenha um papel importante na vida econômica de quase todas as economias de mercado. Por que é tão? Porque:O consumo é baseado na satisfação instantânea das necessidades. 
41. O principal objetivo do funcionalismo é: Analisar elementos-chave de um sistema social, tentando entender como esses elementos sãorelacionado a outros elementos do mesmo sistema social e ao sistema social como um todo. 
42. Os pensamentos de Durkheim revelaram a existência independente de fatos sociais em relação a pessoas. Ele criou o expressão consciente coletiva, o que significa: a maneira padronizada de conduta e pensamento que pode ser observada em um grupo social interior. 
43. Quais são os pontos fortes do funcionalismo em relação à cultura? Isso nos permite pensar sobre a natureza do social sistema como um todo, explica o processo de socialização e como a cultura pode criar ordem na sociedade. 
44. Um dos melhores resultados do feminismo em nossa sociedade contemporânea é: um processo de consciência intensa e global sobre a dignidade e emancipação das mulheres. 
45. Estudos sobre o conteúdo do Feminismo são importantes, especialmente na América Latina, porque: A realidade política neste O continente é marcado por crises autoritárias, o aumento das diferenças sociais e os preconceitos contra as mulheres.
46. ​​De acordo com a Sociologia, o que é ethinicity (etnia)? Refere-se a um grupo social que se diferencia de outros grupos seanalisamos suas especificidades culturais e sociais, que formam sua própria identidade. 
47. A ideologia do feminismo pode assumir muitas formas diferentes. Na década de 1970, as mulheres começaram a desenvolver uma teoria que ajudou para explicar sua opressão. Na década de 1980, as feministas começaram a discordar de questões específicas ligadas ao feminismo. O que era Uma vez que uma teoria, começou a se ramificar em muitas teorias que se concentraram em diferentes questões feministas. Qual é o foco principalde feminismo radical? O feminismo radical se concentra nos homens como opressores. As feministas radicais vêem a prostituição como uma reforço, perpetuação, subordinação e exploração das mulheres.
48. Marque a opção correta no que diz respeito ao movimento pós-estrutural: um fator importante é que a O pós-estruturalismo inaugura e registra a recepção francesa de Nietzsche, que proporcionou inspiração para muitos dos seus inovações teóricas.
49. Sobre o fenômeno do feminismo, podemos dizer que: apesar da expressividade, a falta de estudos para resgatar a contribuição feminista e inseri-lo nos diferentes níveis estaduais, especialmente no contexto da América Latina, ainda é um preocupação. 
50. Qual a diferença entre um cientista comum e um cientista aplicado? Um cientista comum está interessado em A maneira como algo funciona, enquanto um cientista aplicado está interessado em construir esse conhecimento e aplicá-lo para obter resultados úteis.
51. O conceito de modernização reflexiva ou modernidade reflexiva foi lançado por um esforço conjunto de três dos líderes Sociólogos europeus - Anthony Giddens, Ulrich Beck e Scott Lash, três proeminentes pensadores sociais. ReflexivoA modernização é um processo de modernização que é característico da sociedade de risco, pelo que o progresso é alcançado através de reorganização e "reforma". O que é Ciência e tecnologia, com o propósito de modernização reflexiva, preocupada? É menos preocupado com a expansão da base de recursos, mas sim com a reavaliação do que já está sendo usado porsociedade. 
52. A discussão teórica sobre nação e nacionalismo engloba três elementos básicos: Nação, identidade e raça.
53. No passado, a palavra "raça" foi usada para explicar as diferenças de cor da pele. Hoje, a Sociologia trouxe um significado. De acordo com esta Ciência, o que é raça? Uma população na qual todos os membros compartilham certos herdados características.
54. Com o advento da globalização, a ideia da necessidade do consumismo para alcançar a felicidade tornou-se cada vez mais transmitido. Um exemplo desse fato pode ser encontrado em: os centros comerciais se tornaram "templos do consumismo", fast food tinha aceitação total, os jovens apenas querem roupas caras e caras.
 55. De acordo com a teoria da Reflexão da modernização, os políticos não devem ser responsabilizados por todas as suas decisões porque: As decisões políticas que mais influenciam a vida cotidiana não são de resolução política formal, mas de informal esferas da sociedade. 
56. Os problemas políticos e morais na valorização de algumas culturas acima de outros levaram muitos sociólogos a adotar um posição relativista quando se pensa e compara culturas. Nesta visão: nenhuma cultura é "correta" - em vez disso, diferente As culturas são simplesmente diferentes e devem ser toleradas como tal. 
57. Quais são as características principais de uma cultura? Língua e etnia; História e religião; Alfândega e normas; Tudo de o de cima
58. Considerando uma definição geral, o homem possui cultura. Ele tem o controle da linguagem e do fogo, faz uso de diferentes ferramentas, constrói uma família e inventa mitos, religiões e ciências. De acordo com essa perspectiva, compare o homem com a outros animais. Gabarito: Discutir uma superioridade do homem em relação a outros seres,como único portador de cultura. Resposta: O homem pode construir e criar coisas. O homem pensa, tem vida social, pode se interceptar, imaginar. EOs animais não pensam, suas ações são executadas pelo instinto. 
59. O processo pelo qual uma geração passa cultura para a próxima é chamado de: transmissão cultural.
 60. Num mundo contemporâneo globalizado, surgiu uma alta tecnologia e desenvolveu diferentes meios de comunicação mais e mais. Isso gera vantagens e desvantagens, respectivamente: Um grande fluxo de idéias entre diferentes culturas pelo rádio, jornais, TV e internet; a negação do acesso à tecnologia pelas classes mais baixas, o que cria uma lacuna entre diferentes comunidades. 
61. Dos antecedentes históricos do século XVIII, associados a teorias recentes (levando em consideração homens e desenvolvimento da cultura), discuta o conceito de cultura, destacando novos desafios. Resposta: a cultura é como as pessoas podem descrever seu modo de vida, gostos e gostos, bem como seu ponto de vista. Hoje em dia, enfrentamos uma troca de culturas Isso está aumentando, e esse é o nosso desafio: mais a nossa própria cultura e assimilar esses novos e interagir com todos no planeta, como uma ferramenta para fazer melhores negócios e parcerias sociais. 
62. Um evento notável que contribuiu para a continuidade pós-estrutural foi: A interpretação dos trabalhos de Nietzsche por Martin Heidegger (1991/1961), Deleuze, Derrida, Foucault, Klossowski e Koffman, desde o início dos anos 60 até a década de 80.
63. A expressão Reflexive Modernity, proposta por Giddens, Beck e Lash no livro Reflexive Modernization vise ao analisar as transformações presentes no mundo, o processo de crise e suas conseqüências. Marque a opção correta, de acordo com os autores: o mundo social e natural nesta sociedade pós-moderna é totalmente influenciado por seres humanos reflexivos conhecimento, dando origem a uma idéia de crise ecológica e riscos inesperados.
 64. De acordo com a teoria da Reflexão da Modernidade, os políticos não devem ser responsabilizados por todas as suas decisões. Explique o motivo dessa concepção. Resposta: Os políticos não tomam decisões por si mesmos. Eles devem seguir o que é ditado pela sociedade, principalmente os interesses que gerem a saúde econômica de seu governo. Então, toda e qualquer decisão tomada deve ser aceitável para empresas e pessoas como uma forma de acompanhar os mercados de ações. 
65. Leia o seguinte parágrafo e escolha a alternativa que melhor reflete a relação entre antropólogos e cultura. Todos os antropólogos compartilham uma confiança no conceito de cultura, que eles tomam como ponto de partida para Compreendo a experiência humana, independentemente da subdisciplina, especialização ou orientação teórica. Sendo assim: A.os antropólogos definem a cultura de forma diferente do uso comum e expandiram seu significado e aplicabilidade além de um termo simples para um paradigma teórico abrangente.
66. Escolha a alternativa correta: a antropologia começou como uma disciplina especializada no século XIX dentro de uma escola teórica chamada evolucionismo. Esta abordagem foi relacionada com o Darwinista dominante e, mais importante, com as Paradigmas darwinistas do período.
67. Quais são os pontos fortes de Goffmans? Escolha a alternativa que não pertence à sua abordagem: Goffman nega a sociedade e indivíduos como elementos valiosos em estudos culturais
68. Considerando uma definição geral, o homem possui cultura. Ele tem o controle da linguagem e do fogo, faz uso de diferentes ferramentas, constrói uma família, inventa mitos, religiões e ciências. De acordo com essa perspectiva, marque a opção correta:
Em oposição aos outros animais, o homem elabora, compartilha e dissemina a geração de cultura por geração. 
69. Qual é visto como um produto da ação humana, tem um objetivo e tem presença física? Artefatos
70. personificar os valores das culturas e servir como modelos: Heroes
71. O estudo da cultura e da identidade, portanto, envolve debates sobre uma ampla gama de questões importantes: a relação entre animais e seu ambiente

Continue navegando