Buscar

RESUMO APOSTILA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFECÇÕES URINARIAS E RENAIS.
INFERIORES -> Cistite, Prostatite e Uretrite.
VIAS DE INFECÇÃO ( ITU) -> Ascendente pela uretra ( contaminação fecal), corrente sanguinea e fístula a partir do intestino.
PIELONEFRITE AGUDA -> Infecção bacteriana da pelve, túbulos e tecido intersticial de um ou de ambos osrins. As bactérias alcançam a bexiga e ascendem até os rins.
Manifestações clínicas-> calafrios, febre, leucocitose, piúria, dor do flanco e sensibilidade .
PIELONEFRITE CRÔNICA-> causada por repetidos caso de pielonefrite aguda.
Manifestações Clínicas-> cefaléia, anorexia, fadiga, poliúria, polidipsia, perda de peso.
Complicações-> IRC, hipertensão e formação de cálculos.
SUPERIORES -> Pielonefrite aguda ou crônica, nefrite intersticial e abscessos renais.
ITU INFERIOR -> dor, disúria, polaciúria, urgência urinária, nictúria, incontinência e dor supra-púbica ou pélvica, Hematúria e lombalgia.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM -> Prevenir infecções de repetição; Ensinar práticas de higiene corretas; Orientar sobre os sintomas de infecção; Uso correto da medicação e vigilância periódica; Evitar obstipação.
IRA -> Perda súbita ou quase completa da função renal durante período de horas a dias.
Manifestações clínicas-> oligúria (menos de 400ml/dia), anúria ( menos de 50 ml/dia) ou volume urinário normal. A oligúria é a situação mais comum.Pacientes com IRA apresentam níveis séricos de uréia, creatinina, além de outros produtos da degradação metabólica aumentados.
DISTÚRBIOS QUE CAUSAM A IRA-> Pré-renais: devido ao fluxo sanguíneo comprometido, que leva à hipoperfusão renal e queda da TFG. Intra-renais: resultam de lesão do parênquima dos glomérulos ou túbulos renais. Pós-renais: causadas por obstrução em algum ponto distal do rim, aumentando a pressão nos túbulos renais , diminuindo a TFG.
Período de iniciação.
FASES DA IRA -> Período de oligúria, Período de diurese, Período de recuperação.
Manifestações Clínicas->Letargia/ Náuseas e vômitos/ Diarréia / Pele e mucosas ressecadas/ Respiração com odor de urina/SNC: sonolência, cefaléia, contratura muscular e convulsões.
Prevenção -> monitorar a função renal.
Tratamento-> restauração do equilíbrio hídrico normal.
IRC -> Se caracteriza por uma deterioração progressiva e irreversível da função renal, onde a capacidade do corpo para manter o equilíbrio metabólico e eletrolítico falha, resultando em uremia.
Fisiopatologia -> Quanto > o acúmulo de produtos da degradação, mais graves são os sintomas.
Manifestações Clínicas -> Hipertensão, ICC, Edema pulmonar, pericardite, prurido, anorexia, náuseas, vômitos e soluços, alterações no nível de consciência, perda da concentração, contraturas musculares e convulsões.
Tratamento -> São utilizados medicamentos, dieta e por vezes a diálise.
ESTÁGIO I: reserva renal diminuída, caracterizada por uma perda de 40 a 75% da função dos néfrons.
ESTÁGIO II -> ocorre quando 75 a 50% da função dos néfrons foram perdidos.
ESTÁGIO III -> excretam menos de 10% néfrons funcionando normalmente.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM -> Avaliar estado hídrico, peso, turgor; Limitar a ingesta hídrica; Avaliar o estado nutricional.
GLOMÉRULO NEFRITE DIFUSA AGUDA ( GNDA ) -> Inflamação dos capilares glomerulares, que acomete principalmente crianças acima de 2 anos de idade.
Manifestações clínicas -> hematúria, urina com coloração de Coca-Cola, proteinúria, uréia e creatinina altas, edema e hipertensão.
Complicações-> encefalopatia hipertensiva, ICC e edema pulmonar.
Tratamento- > abordagem dos sintomas e da causa.
GLOMÉRULO NEFRITE DIFUSA CRÔNICA ( GNDC) -> Pode ser causada por episódios repetidos de glomerulonefrite aguda. Os rins têm seu tamanho reduzido a 1/5, tornando-se mais fibrosado.
Manifestações Clínicas -> assintomáticos, ou progressivos sinais de HAS, IRA e IRC.
Tratamento -> Controle da PA e do peso e diálise precoce.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM -> Verificar e registrar sinais vitais (principalmente a pressão arterial);Orientar quanto ao consumo exagerado de sal e bebidas alcoólicas; Oferecer líquidos; Fazer o controle de peso diário (em jejum); Observar as alterações de pele e mucosas (ressecamento, sudorese, odor); Balanço hídrico; Promover autocuidado; Promover higiene e conforto.
UROLITÍASE -> É a presença de cálculos no trato urinário. Esses cálculos se formam quando a urina encontra-se com concentrações altas de oxalato e fosfato de cálcio, e ácido úrico.Os cálculos podem ser encontrados desde o rim até a bexiga. A hipercalcemia é um fator crucial para a formação dos cálculos.
Manifestações clínicas-> hematúria, dor , náuseas e vômitos, diarreia , desconforto intestinal (reflexo reno-intestinal).
Tratamento-> Alívio da dor, aumento da ingesta hídrica,calor úmido, e cirurgias caso o cálculo não seja expelido espontaneamente. 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM -> Aplicação de calor na região do flanco (para alívio da dor); Orientar aumento da ingestão hídrica; Orientar dieta pobre em cálcio; Encorajar o cliente a verbalizar as reações, sentimentos e medos, bem como estimular o paciente a compartilhar os sentimentos com os familiares.

Outros materiais