Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 3 DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: JAQUELINE BARROS VIEIRA SOARES
	Matrícula: 201603431901
	Disciplina: CEL0061 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2016.2 (G)
	
Olá,
 
Antes de começar seu SIMULADO, lembre-se que nesse exercício você pode obter até 0,5 ponto na AV3, acertando as questões. São 5 questões objetivas referentes às aulas das semanas 01 a 10.
 
Após a finalização, você terá acesso ao gabarito no mesmo local de acesso do simulado.
 
Atenção: você terá apenas UMA oportunidade para realizar o simulado em cada disciplina! Por isso, certifique-se das opções marcadas antes de finalizar!
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-forchrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB
Um bom simulado e uma ótima AV2!
	
	
		1.
		Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre a família e a escola. Assinale a alternativa correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens.
	
	
	A existência da família por si só, assegura o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis.
	
	
	As conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família.
	
	
	É função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens.
	
	
	Nos dias de hoje, a escola substitui a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos.
	
	
		2.
		O processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento "capaz de romper as estruturas de cada uma delas para alcançar uma visão unitária e comum do saber trabalhando em parceria", conforme afirma Palmade (1979), é uma tarefa que demanda vontade e compromisso, além de um grande esforço para romper com a forma positivista da sociedade industrializada e garantir que os saberes sejam modificados, a ponto de dependerem claramente uns dos outros. Essa descrição corresponde ao modelo de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	pluridisciplinaridade
	
	
	transdisciplinaridade
	
	
	interdisciplinaridade
	
	
	disciplinaridade
	
	
	multidisciplinaridade
	
	
		3.
		O multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral. São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena, os movimentos sociais, especialmente os relacionados às questões étnicas. Uma sociedade multicultural constrói-se a partir de determinados parâmetros, algumas vezes convivem de maneira tensa e conflitiva, focalizadas nas polêmicas do cotidiano, da realidade em que os alunos estão inseridos, mas, visam a construção de sociedades democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade. Nessa perspectiva, podemos considerar práticas multiculturais, EXCETO na opção:
		Quest.: 3
	
	
	
	        
	Entende a cultura como conflitativa e argumenta que a diferença deve ser afirmada dentro de uma política descompromissada com a crítica e com a justiça social.
	
	      
	Visa culturas e identidades culturais, ou seja, a pluralidae cultural, rompendo com o processo de fixação das pessoas em determinado padrão cultural.
	
	      
	É um intercâmbio que se constrói entre pessoas, conhecimentos, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas e respeitando-se as diferenças.
	
	      
	Concebe uma educação que considera o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades.
	
	      
	Favorece a construção de um projeto democrátco, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.
	
	
		4.
		No trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, buscam-se os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual, visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e das situações da vida real. LIBÂNEO, J.C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013,p75. Com base no texto, avalie entre as afirmativas a seguir, as que se referem a concepções que devem pautar o trabalho docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental. I ¿ os métodos e procedimentos didáticos são técnicas de ensino que devem ser aplicadas com o mínimo de alterações durante a trajetória profissional do professor, para que se assegure o domínio dos conhecimentos científicos pelos alunos; II ¿ na atividade pedagógica, o professor deve relacionar a aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades pelos alunos as convicções e ações deles frente a realidade, o que evidência a dimensão educativa do processo de ensino escolar; III ¿ as preocupações com métodos de estudo e de aprendizagem estão no âmbito das responsabilidades dos alunos, ao passo que as formulações sobre métodos de ensino e de avaliação são incumbências do professor. VI ¿ o trabalho docente compreende ensino, aprendizagem ativa de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que demonstra a relação dinâmica e indissociável entre professor, aluno e conteúdo. É correto apenas o que se afirmar em:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	I e II
	
	
	I, III e IV
	
	
	II e IV
	
	
	I e III
	
	
	II, III e IV
	
	
		5.
		O diagnóstico dos interesses e formas de interação de um grupo de dança revelou uma tendência a atitudes individualistas por parte da maioria dos seus integrantes. Este contexto levou o profissional de educação física a introduzir, no seu planejamento, situações-problema, com o objetivo de fortalecer a coesão social. Nessa situação hipotética, qual deve ser a iniciativa desse profissional?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A - Tornar mais atraentes os espaços e cenários para os ensaios de dança.
	
	
	B - Convidar um coreógrafo de reconhecimento nacional para criar uma coreografia especial para o grupo.
	
	
	E - Propor um tema para a criação coletiva de uma coreografia de que todos participem.
	
	
	C - Incluir práticasde consciência corporal na estrutura dos ensaios de dança.
	
	
	D - Tematizar vivências musicais selecionadas por ele entre as preferências dos participantes do grupo.

Outros materiais