Buscar

1543134 Modelo notícia BII 1 0 681952 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
DOSVOX, SISTEMA UTILIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Por (Rosangela Aparecida de Oliveira, RU - 1543134)
Pólo – Governador Valadares
Data (18/08/2017)
Alunos praticando as atividades com o software DOSVOX. Fonte: Dados primários
Sabemos que de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, 18,8% dos brasileiros têm dificuldade para enxergar ou possui cegueira total, e por muitos anos viveram esquecidos pela sociedade. Em 1825 foi inventado o Braille que proporcionou o acesso das pessoas cegas a informações, leitura, estudo e etc. Mas, apesar de sua eficiência ele ainda não conseguiu progredir, pois não há interesse por parte dos videntes (pessoas não cegas) em aprender a usá-lo fazendo com que os deficientes visuais se sintam a mercê da sociedade. Surgiu daí a necessidade de se usar recursos tecnológicos, recursos que possibilitasse abrir portas para a comunicação entre o deficiente e o resto do mundo. Cria-se então o DOSVOX, sistema de computador feito para os deficientes visuais, que funciona sob o Windows.
“O sistema DOSVOX foi criado em 1993, pelo professor José Antonio dos Santos Borges na UFRJ, com o objetivo principal de possibilitar que um aluno cego cursasse a disciplina de informática.
Esse aluno era Marcelo Pimentel, que mais tarde tornou-se peça fundamental no desenvolvimento do sistema. O DOSVOX é usado no atendimento de deficientes visuais, fazendo com que eles desempenhem uma série de tarefas, adquirindo independência no trabalho e nos estudos, e esta sendo usado na educação básica como recurso didático para a alfabetização e inclusão dos alunos com baixa visão”. 
O DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz. Composto de sistema de síntese de fala para língua portuguesa; editor, leitor e impressor/formatador de textos; ampliador de telas para pessoas com baixa visão; programas educativos, para auxiliar à educação das crianças com deficiência visual; programas para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, entre outros recursos. O DOSVOX tem como vantagem sua simplicidade, ser totalmente gratuito e de fácil adequação à realidade educacional dos deficientes visuais no Brasil. É uma ferramenta que contribui e facilita os trabalhos com os portadores de deficiência visual. O conjunto de recursos disponiveis no DOSVOX expande as atividades que podem ser desenvolvidas contribuindo para ampliar seu potencial e sua inclusão social, aliando os recursos de Informática à educação de crianças especiais, particularmente com problemas de visão.
“O próprio MEC disponibiliza o DOSVOX em todos os laptops que são distribuídos para os alunos com deficiência visual da rede regular de ensino. Há inúmeras escolas públicas e privadas que usam o DOSVOX, em maior ou menor escala, dependendo da experiência dos seus professores na área de educação inclusiva com tecnologia. Praticamente todas as instituições de apoio a pessoas com deficiência visual usam ou ensinam a utilizar o sistema”, afirma Borges.
Podemos verificar o uso do DOSVOX na inclusão da menina Jéssica Ferreira Maia, pela Escola Municipal Maria Lúcia, da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Jéssica sempre foi uma criança esperta como todas as outras crianças, porém nasceu cega e com deficiência física, adquiriu uma deformidade na pele das mãos, responsáveis pela leitura do Braille. Desde muito cedo teve contato com o mundo digital além do uso dos brinquedos e dos materiais da pré-leitura Braille, aprendeu a usar o sistema DOSVOX brincando com seus jogos infantis, aprendeu a escrever naturalmente no computador, com seis anos de idade já estava alfabetizada e escrevendo suas primeiras cartas pelo correio eletrônico, usava ferramentas de chat por texto e programas de comunicação por voz e vídeo para se comunicar com o pai na Alemanha. Mesmo com todas as habilidades e conhecimentos adquiridos, Jéssica foi reprovada por duas vezes na alfabetização através do sistema Braille, pois devido suas limitações físicas supracitadas tem dificuldades na percepção e na leitura do Braille. 
Com ajuda do DOSVOX foi possível a inclusão da aluna Jéssica a partir do segundo ano do ensino fundamental pela Escola Municipal Maria Lúcia. Hoje Jéssica continua matriculada para atendimentos em sala de recurso, nas classes de Braille, com atividades diárias, e tudo que é oferecido pelo instituto de cegos, Educandário para Cegos São José Operário, enquanto no contra turno, está matriculada na Escola Municipal Maria Lúcia, no terceiro ano do ensino fundamental, ela tem todo o seu material preparado em arquivos de texto, para ser lido pelo DOSVOX, gravado em um notebook. Este material é preparado por um pedagogo especializado, juntamente com a professora, que em planejamento constante determinam os pontos importantes a serem abordados nos conteúdos, de forma a oferecer a aluna cega, maior riqueza de detalhes nos materiais. “Com um sistema como o DOSVOX, um aluno faz seu trabalho e o professor comum e os seus colegas compreendem.” (BORGES 1998).

Outros materiais