Buscar

Simulado de Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0531_SM_201512211257 V.1 
	Aluno(a): GLORIA MARIA DE CAMARGO OLIVEIRA
	Matrícula: 201512211257
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/09/2017 19:47:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513213165)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A medida da pressão arterial é um procedimento fundamental na prática clínica e pode ser realizada por profissionais de saúde. Em relação a esse assunto julgue os itens abaixo em verdadeiros (V) ou falsos (F). ( ) A medida indireta da pressão arterial, realizada normalmente por profissionais de saúde, utiliza um esfigmomanômetro e um estetoscópio. ( ) O braço do paciente deve estar sempre acima do nível do coração no momento da aferição. ( ) O primeiro som de Korotkoff indica a pressão arterial sistólica, sendo que o último som indica a pressão arterial diastólica. ( ) A pressão arterial de um indivíduo adulto (acima de 18 anos) é considerada normal quando a pressão arterial sistólica estiver entre 130 e 140 mmHg. Assinale a alternativa que corresponde, na mesma ordem, às respostas do julgamento dos itens acima;
		
	 
	VFVF
	
	FFVV
	
	VFFV
	
	VVFF
	
	FVFV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512325104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA
		
	
	Na queixa principal são determinados o sintoma-guia e a época na qual iniciou a sintomatologia.
	
	Estimular o paciente a relatar a seqüência de fatos que culminaram com os sinais e sintomas apresentados atualmente é parte integrante da história patológica pregressa.
	 
	O questionamento sobre o estado de saúde dos pais e irmãos faz parte dos antecedentes familiares.
	
	Nome, idade e endereço faz parte da história clínica.
	
	Faz parte da inspeção avaliar se há sensibilidade tátil, térmica e dolorosa no paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512312556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o modelo patocinesiológico, uma doença tal como artrite reumatóide, provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações. Ainda de acordo com o modelo patocinesiológico podemos afirmar que: I - Leva a limitações da função, bem como, em muitos casos, à deficiência; II - Em decorrência da ação recíproca, as identificações das alterações secundarias que se manifestam em cada um dos sistemas é tão importante quanto a compreensão do efeito primário que a patologia exerce sobre os componentes do sistema; III - Leva a incapacidade do Sistema Nervoso para recrutar unidades motoras e impulsiona-las em freqüência elevadas; IV - Leva a modificação das necessidades metabólicas durante a atividade e como conseqüência alteração do condicionamento aeróbico
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e III
	
	As alternativas II e IV estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e IV
	
	Apenas a alternativa II está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512997400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 35 anos, chegou ao fisioterapeuta relatando dor na face plantar do calcâneo esquerdo e diagnóstico médico de "fasciite plantar". A dor começou de forma insidiosa há 4 meses e aparece apenas durante a deambulação. O paciente atribui o início das dores ao fato de ter começado a praticar corridas diárias. O ortopedista receitou antiinflamatórios não hormonais e repouso. No raio X podem ser observados pequenos "esporões" com aparência semelhante em ambos os calcâneos. Paciente refere cirurgia bariátrica há 5 anos e, durante a avaliação não apresentava sobrepeso considerando sua idade, altura e tipo corporal. Considerando a anamnese acima, assinale a alternativa que melhor representa a HPP (História Patológica Pregressa).
		
	
	Paciente chegou ao fisioterapeuta relatando dor na face plantar do calcâneo esquerdo.
	
	No raio X podem ser observados pequenos "esporões".
	 
	Paciente refere cirurgia bariátrica há 5 anos.
	
	A dor começou de forma insidiosa há 4 meses.
	
	O ortopedista receitou antiinflamatórios não hormonais e repouso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512334517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Quanto a goniometria pode-se afirmar:
		
	
	Cada articulação tem uma amplitude normal dos ângulos e é importante o conhecimento dessas medidas para que se possa identificar alterações nas amplitudes articulares.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Alguns fatores influenciam na precisão da medida como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo.
	
	As medidas devem ser sempre comparadas com o lado contra-lateral, se esse estiver são, assim estabelecendo um parâmetro de normalidade.
	
	As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta e passam a ser duvidosa, quando tomadas por mais de um fisioterapeuta.

Outros materiais