Buscar

Terapia de casal e família1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Terapia de casal e família 
ABORDAGEM ACP

1
O que é ACP?
É uma abordagem das relações interpessoais desenvolvida por Carl Rogers.
 “A hipótese central da ACP é a de que o individuo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido, e estes recursos podem se liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser favorecido”.
O aumento de período de vida dos homens e mulheres, a liberação sexual, a necessidade da mulher trabalhar e sua realização profissional, os divórcios e os recasamentos são alguns fatores que levam a alteração da dinâmica familiar.
Os fatores sociais, culturais e econômicos tem contribuído para as mudanças nos relacionamentos familiares.

O objetivo da terapia de casal é, não “salvar” o casamento, mas sim, juntamente com eles avaliar se seus desejos e projetos são compatíveis, verificar as novas possibilidades de interação, enfim compreendê-los.
O objetivo do terapeuta é centrado na capacidade da família ou casal de se autogerir, encontrando entre eles a resolução dos seus conflitos.
O terapeuta de casal e família na ACP procura aplicar as “condições necessárias e suficientes” de Rogers, pois acredita que os níveis suficientes de empatia, congruência e consideração positiva incondicional tanto beneficia os membros individuais da família como o grupo familiar.

Atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora:
CONGRUÊNCIA – ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência em sua consciência.
 A pessoa está sendo congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.

CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL – ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência dessa pessoa.
Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa implica um cuidado não progressivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permitir ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.

COMPREENSÃO EMPÁTICA – compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência de outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais. Sem, contudo, perder a condição de “como se”.

CONCLUSÃO
A escuta analítica é uma técnica que exige muita atenção e concentração, empatia, congruência e aceitação positiva incondicional com o outro, não é tão fácil quanto parece olhar outro ser humano como realmente é, e dizer que está escutando o mesmo, sem julgamentos.


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais