Buscar

Estudo de Caso logística I Angelica Tavares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso – Logística I
Questões:
Comente sobre a importância estratégica do departamento de Compras dentro de uma organização.
Porque a sazonalidade e a variação na demanda afetam os estoques?
O gerenciamento eficaz do setor compras é hoje uma atividade essencial e inteiramente ligada à concorrência e ao sucesso de uma empresa, devendo ser capaz de proporcionar a redução de custos e o aumento nos lucros. O departamento de compras atual deve ser parte integrante do processo de logística da organização e participar ativamente nas tomadas de decisões. 
Comprar com eficácia de forma a se garantir melhoramentos para a empresa é fator essencial não só para a competitividade, mas até mesmo para a conservação das empresas no mercado. É indispensável que se tenha um banco de dados sempre atualizado, funcionários capazes e com alto poder de negociação, além de se investir em um relacionamento forte com os fornecedores. A capacidade do setor de compras influencia inteiramente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta imprescindível para o sucesso nos negócios, portanto é necessário que se promova constantes reavaliações nas estratégias adotadas além do desenvolvimento de novas diretrizes no intuito de atingir os objetivos da organização.
Faz-se necessário estabelecer uma ligação direta entre os diversos setores da empresa com o setor de compras, para que o mesmo possa atender todas as necessidades em tempo hábil, mantendo o equilíbrio e a qualidade da produção.
Porque os produtos sazonais tem um comportamento extremamente particular e apresentam um fluxo logístico complexo. A sazonalidade é o resultado de causas naturais, econômicas, sociais e institucionais. Ela é aditiva ou multiplicativa. No caso aditivo, a série mostra uma flutuação sazonal estável, sem levar em consideração o nível médio da série; no caso multiplicativo, o tamanho da flutuação sazonal varia, dependendo do nível médio da série. 
A previsão de demanda depende da natureza do produto e de vários fatores, tais como disponibilidade de dados históricos, horizonte de previsão a longo, médio ou curto, precisão necessária, orçamento disponível e padrão dos dados existentes (horizontal, sazonal, cíclico ou tendência). (DAVIS 1997). Existem vários métodos para prever a demanda, os quais podem ser agrupados em duas categorias principais: quantitativos e qualitativos. Os métodos qualitativos envolvem estimação subjetiva através de opiniões de especialistas. Os métodos quantitativos definem explicitamente como a previsão é determinada. A lógica é claramente determinada e as operações são matemáticas. Dois tipos básicos de modelos são usados: modelos de séries temporais e modelos causais.

Continue navegando