Buscar

Durkheim: Suicídio e Divisão do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durkheim
Definição do tema conceito
Conceito de suicídio 
Como determinar o conceito para um suicídio¿
Consciência individual X Estado Social
Senso Comum X Ciência
Fenômeno Social X Soma de indivíduos
Definição da divisão do trabalho
Função X Finalidade
Amizade : Semelhança X Diferença
Solidariedade: Cria moral
Coesão: Reciprocidade
Como medir a solidariedade¿
Direito
Dois tipos de Direito: Penal\Civil
Dois tipos de Solidariedade
Duas funções sociais
Solidariedade Mecânica: Sem divisão do trabalho, há somente o Direito penal
Solidariedade Orgânica: Com divisão do trabalho, há o Direito penal e o Direito civil
** Suicídio:
- Durkheim diz que o suicídio é uma morte que resulta mediata ou imediatamente de um ato positivo ou negativo realizado pela própria vitima. Contudo, Durkheim diz que essa definição é incompleta, pois não se pode tratar da mesma espécie duas mortes completamente diferentes, uma onde o homem é leigo e não tem consciência do suicídio que ira cometer, e outro o homem que atenta contra sua própria vida, já sabendo o resultado das consequências. 
- O suicídio é vulgarmente e antes de mais nada um ato de desespero de um individuo a quem a vida já não lhe interessa. O que é comum a todos os homicídios praticados, é que o ato que a consagra é realizado com conhecimento de causa, é que a vitima, no momento de agir, sabe o que vai resultar de sua conduta.
- Durkheim estudou e analisou as taxas de homicídios junto as taxas de óbitos, notando que as taxas de óbitos de ano a ano são variáveis e independentes, contudo, as taxas de homicídios são crescentes, e constantes, partindo do ponto que os fatores sociais interferem nos homicídios, não sendo causas particulares, e sim sociais. Se o homicídio fosse individual, as taxas seriam variáveis.
- Há três tipos de suicida: Egoísta: Não consegue se relacionar com as pessoas. Altruísta: A causa vale mais, ex. homem bomba. Anônimo: pressão da sociedade sobre o individuo. 
**Divisão do trabalho:
- A finalidade da divisão do trabalho é produzir e gerar mais riquezas.
-Nas cidades que existe divisão do trabalho, terá consequentemente o direito civil.
>> Qual é a diferença das sociedades produzirem de formas diferentes¿ 
- Durkheim alega que a divisão do trabalho veio antes da análise elaborada pelos homens a respeito da riqueza, e como produzi-la.
- Durkheim diz que as pessoas se aproximam pelas semelhanças e pelas diferenças. A maior prova disso é a efetividade pelas diferenças entre um casal (Homem+Mulher), sendo o homem um ser racional, e a mulher um ser afetivo, dando uma ideia de que o homem se completa pelo afeto da mulher, e vice versa.
- Andar com pessoas semelhantes “é bom”, porém você sempre estará acostumado com a aceitação, sendo assim, você nunca terá a ideia das diferenças.
- Durkheim fala que o que une os homens é a solidariedade, ou seja, a reciprocidade, criando laços entre uns aos outros, não gerando abuso de poder sob o poder. Solidariedade de Durkheim, é a solidariedade recíproca, sendo muito diferente da nossa solidariedade de “dar” “doação”, gerando uma hierarquia entre as classes, onde o doador é superior ao destinatário da doação.
- Para que se possa medir a reciprocidade, solidariedade, precisa-se medir a moralidade ao todo.
>> Como medir a moralidade¿
- Pelo crime, ato ilegal. Porém os atos ilegais provem da cultura de uma sociedade. Não existe um crime universalmente, pois cada cultura adota sua moralidade. A própria comunidade define dentro da sociedade o que é um crime. 
>> Para Durkheim crime é normal ou patológico¿
- Normal, existe crime pois existe a moral, sem a moral não existiria a noção do crime, sendo assim vice e versa. O homem é livre para praticas atos lícitos ou ilícitos, conforme a moral estabelecida na sociedade onde vive.
- Dentro de uma sociedade, quando se tem um índice de homicídio muito alto, isto significa a falta de coesão + solidariedade = Moral
- O direito penal é a moral Constitucionalizada, ou seja, a moral propriamente dita na lei positivada.
- O direito civil é unir pessoas em prol a um interesse comunitário pelas divisões de trabalho, pretendendo direitos civis iguais entre todos. Sociedade onde não há divisão de trabalho, consequentemente não terão o direito civil, serão sociedades engessadas e homogêneas, onde ser diferente é ser excluído, há um grau baixo de pluralidade. Portanto, são sociedades com poucas diferenças sociais. Sociedades onde há divisão de trabalho, consequentemente terão o direito civil, serão sociedades heterônomas, com um alto grau de diversidade, pois a divisão do trabalho segmenta os conhecimentos, onde ser diferente é ser aceitável por algum grupo social. Portanto, são sociedades com uma variação de diferenças sociais, produzindo cada grupo seu interesse. Essas sociedades produzem o direito penal e o direito civil.

Outros materiais