Buscar

Avaliando Fundamentos das Ciências Sociais


Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708237471 V.1 
	Aluno(a): MARIA SIMONILDES SILVA
	Matrícula: 201708237471
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/10/2017 21:28:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708868813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das grandes contribuições que recebemos de Durkheim é a sua reflexão sobre o fato social, segundo o sociólogo o fato social se apresenta como uma forma de ajustar o indivíduo ou o seu comportamento dentro de uma determinada situação considerada padrão.
Nesta perspectiva, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Segundo Durkheim a coerção social é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
	
	Segundo Durkheim o fato social é um referencial para o cientista analisar a sociedade.
	 
	Segundo Durkheim os fatos sociais apresentam quatro características básicas: educação, coerção, exterioridade e individualidade.
 
	
	Segundo Durkheim o fato social tem característica exterior aos indivíduos, pois atuam sobre eles independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
	
	Seguindo Durkheim o fato social tem característica de generalidade quando o fato é geral, isto é, ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708912116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (LARAIA, 2005; p. 87.)¿ Assim, na contemporaneidade a antropologia busca compreender a logica de vida do outro, esse processo é denominado de:
		
	
	Analogia
	
	Compreensivismo
	 
	Relativismo cultural
	
	Determinismo cultural
	
	Etnocentrismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708853741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Principais expoentes da teoria contratualista ,John Locke, Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau construíram modelos teóricos bem distintos em relação ao poder soberano e ao estado de natureza. Analise as alternativas abaixo e marque a correta.
		
	
	John Locke, principal teórico do absolutismo, defende a liberdade dos homens, mesmo vivendo sob a sociedade civil; para Hobbes o soberano deve ter poderes limitados e Rousseau deposita na vontade geral a fonte de toda soberania
	
	Para John Locke, o homem é o lobo do homem, enquanto Hobbes destaca a acumulação, pelo cidadão, da propriedade privada legitimada pelo trabalho, enquanto Rousseau reforça o mito do bom selvagem.
	 
	John Locke, principal teórico do liberalismo, defende a liberdade dos homens, mesmo vivendo sob a sociedade civil; para Hobbes o soberano deve ter poderes ilimitados e Rousseau deposita na vontade geral a fonte de toda soberania.
	
	Hobbes caracteriza o estado de natureza pelo medo constante. Para Rousseau, o contrato social torna o homem um ser mais evoluído. Para Locke, o proletário era o símbolo do homem civilizado.
	
	Para John Locke o homem é o lobo do homem; Hobbes ressalta a racionalidade dos indivíduos no estado de natureza enquanto para Rousseau, o homem é bom, a sociedade é que o corrompe.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708379258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando diferentes visões das Ciências Sociais sobre o processo de miscigenação no Brasil, Roberto da Matta observa o seguinte: ¿Não se sustenta a tese de Gilberto Freyre (apresentada sistematicamente em Casa Grande & Senzala), segundo a qual o contato do mouro (e com a mulher moura) havia predisposto o lusitano a um interação aberta e igualitária com os índios e com os negros. Muito ao contrário, o que se sabe de comunidades mouras e judias em Portugal permite dizer que o controle social e político destas etnias era agudo, senão brutal, como foi o caso com os judeus¿. (Da Mata, R. Relativizando, Rio de Janeiro, Ed. Rocco, 1987, p.66). Debates deste tipo podem ser considerados habituais nas Ciências Sociais? A Alternativa que melhor responde à pergunta acima é
		
	 
	Sim. Porque podem existir divergências, ainda que fundamentadas, sobre um mesmo assunto.
	
	Não. Impõe-se a teoria que esteja melhor comprovada.
	
	Não. As argumentações não admitem discussão.
	
	Sim. Porque as teorias geralmente são muito ambíguas.
	
	Sim. Por isso as Ciências Sociais não atingem o status de Ciência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708895487)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Émile Durkheim [...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples prevalece a solidariedade por semelhança, Nas organizações sociais mais complexas, prevalece aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
	
	Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade.
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs.
	
	Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.