Buscar

Envelhecimento celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Envelhecimento Celular
	O envelhecimento celular nada mais é do que uma diminuição no tempo de vida da célula, e a perda da capacidade proliferativa das mesmas. Fatores exógenos também contribuem.
	Regra geral para praticamente todo ser vivo, o envelhecimento celular parece ser regulado por um número limitado de genes, que são alvo de inúmeras pesquisas.
	A sua principal causa é a lesão no DNA, durante a replicação. Radicais livres contribuem para acentuar esse processo. No entanto, pesquisas recentes sugerem que a restrição calórica pode aumentar o tempo de vida celular, pois ativa as enzimas de reparo do material genético.
	O decréscimo na replicação celular, conhecido por senescência replicativa, nos humanos está diretamente relacionado com o encurtamento dos telômeros, durante a replicação. Como a enzima telomerase está inativa nas células somáticas dos adultos, a cada divisão os telômeros ficam menores, até que o cromossomo é percebido como DNA fragmentado e leva ao fim do ciclo celular. A telomerase só está ativa em células germinativas, em níveis mais baixos nas células tronco e patologicamente em células tumorais.
	Outra causa importante para o envelhecimento celular é o acúmulo de lesões metabólicas, moleculares e celulares, que são resultado da exposição à radiação ionizante, o que aumenta a liberação de ERO's, gerando um desequilíbrio entre a formação de Espécies Reativas de Oxigênio (ERO's) e a sua neutralização pelos mecanismos antioxidantes de defesa.

Continue navegando