Buscar

Pulmão - Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Brônquios
Traqueia brônquios primários direito e esquerdo brônquios lobares (secundários) no esquerdo, 8 segmentos broncopulmonares, no direito 10 segmentares (terciários).
Um brônquio segmentar e o parênquima pylmonar que eles suprem, constituem um segmento broncopulmonar.
- Possui cartilagem hialina e músculo liso
Mucosa epitélio estratificado e lâmina própria
Muscular camada contínua de músculo liso nos brônquios mais calibrosos.
Submucosa tecido conjuntivo frouxo, possui glândulas e tecido adiposo
Camada cartilaginosa placas de cartilagem descontínuas q se tornam menores a medida q o brônquio diminui
Adventícia tecido conjuntivo moderadamente denso
Bronquíolos
Segmento broncopulmonar lóbulos pulmonares (cada lóbulo é suprido por um bronquiolo).
Bronquiolos bronquíolos terminais bronquíolos respiratórios
Ácinos pulmonares constituem os lóbulos. Cada ácino consiste em um bronquíolo terminal e em bronquíolo respiratórios e alvéolos q ele aera.
Há ausência de cartilagem, perda das glândulas submucosas e o desaparecimento gradual das células caliciformes. O epitélio modifica-se de pseudoestratificado colunar p/ simples colunar ciliado. O músculo liso ocupa uma porção relativamente maior da parede bronquiolar do que da parede brônquica.
Os bronquíolos de condução de menor diâmetro, os bronquíolos terminais, são revestidos por epitélio simples cúbico ciliado no qual são encontradas entre as células ciliadas, as células de Clara, que secretam um agente sensoativo que impede a adesão luminal das paredes bronquiolares durante a expiração.
Os bronquíolos respiratórios são a primeira parte da árvore brônquica que permite que ocorra a troca gasosa; constituem uma zona de transição na qual ocorrem tanto a condução de ar quanto a troca gasosa.
Alvéolos
Estruturas nos quais ocorre a troca gasosa entre as vias respiratórias e os capilares sanguíneos. São circundados e separados uns dos outros por uma camada de tecido conjuntivo que contém capilares sanguíneos. O tecido entre os espaços aéreos alveolares adjacentes é denominado septo alveolar (local de barreira hematoaérea – células e produtos celulares através dos quais os gases devem se difundir entre os compartimentos alveolares e capilares) ou parede septal.
Ductos Alveolares alvéolos que forma um tubo, possui anéis de músculo liso.
Sacos Alveolares grupo de alvéolos reunidos e compartilhando uma abertura comum.
O epitélio alveolar possui células especializadas:
Células Alveolares tipo I ou Pneumócitos tipo I: células pavimentosas que revestem a superfície dos alvéolos, não são capazes de divisão celular, são unidas entre si por zônulas de oclusão.
Células Alveolares tipo II ou Pneumócitos tipo II ou Células Septais: células cúbicas, são células progenitoras para as células alveolares do tipo I, secretam surfactante (diminui a tensão surpeficial alveolar e participa ativamente na depuração de materiais estranhos; impedem o colapso)
Células em Escova: servem como receptores que monitoram a qualidade do ar no pulmão. 
Atelectasia
Consiste na falta de aeração e consequente colapso de parte ou da totalidade de um pulmão, devido a um bloqueio dos brônquios ou bronquíolos. O pulmão, ou parte dele, então “murcha”. Além do prejuízo respiratório, também ocorrem diminuição da oxigenação e outros distúrbios cardiovasculares.
Refere-se à expansão incompleta dos pulmões (neonatal) ou ao colapso do pulmão previamente inflado, produzindo áreas de parênquima pulmonar relativamente sem ar. É dividida em atelectasia por reabsorção (ou obstrução), compressão e contração. Uma atelectasia significativa reduz a oxigenação e predispõe à infecção. 
Reabsorção ou Obstrução obstrução completa de uma via aérea, que com o tempo leva à reabsorção do oxigênio aprisionado nos alvéolos dependentes, sem prejuízo do fluxo sanguíneo pelas paredes alveolares afetadas. É causada principalmente por excesso de secreções ou exsudatos (fluido inflamatório).
Compressão qnd a cavidade pleural é parcial ou completamente preenchida por exsudato líquido, tumor, sangue ou ar; ou com pneomotórax qnd a pressão do ar prejudica e ameaça a função do pulmão e do mediastino, principalmente nos grandes vasos.
Contração qnd alterações fibróticas locais ou generalizadas no pulmão ou na pleura impedem a expansão completa.
Uma vez q o parênquima pulmonar colapsado pode ser reexpandido, a atelectasia é um distúrbio reversível (exceto a causada por contração).
Edema Pulmonar
Vazamento do fluido intersticial em excesso que se acumula nos espaços alveolares. Pode resultar de perturbações hemodinâmicas (cardiogênica) ou aumento direto da permeabilidade dos capilares.
Hemodinâmico ou Cardiogênico aumento da pressão hidrostática (aumento da pressão venosa pulmonar), os capilares alveolares estão obstruídos e um precipitado granular intra-alveolar rosa é observado.
Não Cardiogênico lesão dos capilares dos septos alveolares. Pressão hidrostática não está elevada e os fatores hemodinâmicos desempenham papel secundário. Ocorre lesão primária do endotélio vascular ou da avaria das células epiteliais alveolares, isso provoca o vazamento de fluidos e proteínas inicialmente p/ o espaço intersticial e, em casos mais severos, p/ os alvéolos.

Outros materiais