Buscar

AULA CIÊNCIA POLÍTICA TGE AS CATEGORIAS DO CAMPO POLÍTICO II SISTEMAS DE GOVERNO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AS CATEGORIAS DO CAMPO POLÍTICO - II
*
*
SISTEMAS DE GOVERNO: PRESIDENCIALISMO, PARLAMENTARISMO E SEMIPRESIDENCIALISMO
*
*
A RESPEITO DOS SISTEMAS DE GOVERNO
Em ciência política, o sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um Estado. 
O sistema de governo varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre os poderes legislativo e executivo (presidencialismo), de que é exemplo o sistema de governo dos Estados Unidos da América, até a dependência completa do governo junto ao legislativo (parlamentarismo), caso do sistema de governo do Reino Unido.
O sistema de governo adotado por um Estado não deve ser confundido com a sua forma de Estado (Estado unitário ou federal) ou com a sua forma de governo (monarquia, república etc.).
*
*
Características básicas do presidencialismo:
O Presidente da República é Chefe do Estado e Chefe do Governo.
A chefia do executivo é unipessoal: o Presidente da República é investido de todos os poderes executivos.
O Presidente da República é escolhido pelo povo – as eleições para o Executivo são separadas das eleições para o Legislativo.
O Presidente da República é escolhido por prazo determinado.
Em tese, o Presidente da República não presta contas ao Legislativo e ainda que não proponha leis, pode vetá-las... No caso brasileiro, a Presidência pode editar MEDIDAS PROVISÓRIAS, que demandam a aprovação do PODER LEGISLATIVO.
*
*
A RESPEITO DO PRESIDENCIALISMO I
 O Presidente da República é escolhido pelo povo e por um prazo determinado, não dependendo do VOTO DE CONFIANÇA dos representantes dos eleitores no Parlamento.
 Podemos dizer que um dos elementos definidores do presidencialismo é a reivindicação de PLENA LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA por parte do Presidente – superior mesmo à legitimidade do Parlamento – com claros componentes plebiscitários.
No presidencialismo, o Legislativo pode se constituir em uma OPÇÃO POLÍTICA EM OPOSIÇÃO À DO PRESIDENTE – em se tratando de sufrágio direto para a escolha do Presidente, em um REGIME DEMOCRÁTICO, é possível que ocorra a eleição do chefe do executivo sem o apoio dos líderes partidários e/ou da elite política.
Podem ser percebidas duas premissas opostas, constantes das constituições presidencialistas:
 Um poder executivo dotado de importantes níveis de poder e de estabilidade com legitimidade popular, contrapondo-se ao particularismo dos interesses do Congresso.
 Fixação de mecanismos destinados à limitação do portencial arbítrio que emanaria do caráter personalista do poder presidencial – dentre eles a proibição de reeleição do presidente.
*
*
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DO PRESIDENCIALISMO
 A eleição presidencial tem um caráter de SOMA-ZERO, tratando-se, na verdade, de uma ESCOLHA PLEBISCITÁRIA que concede todas as prerrogativas ao vencedor.
 Por força do dispositivo anterior, a oposição desempenha papel ambíguo em função da bidimensionalidade do cargo presidencial – por exemplo, no presidencialismo, os candidatos derrotados não podem se dirigir ao presidente da mesma forma que os líderes da oposição se dirigem ao primeiro-ministro em um regime parlamentarista, uma vez que o presidente é chefe de Estado.
 Em decorrência do mandato fixo e no caso de não existir reeleição, a desconfiança em relação a um provável sucessor pode gerar um sentido de urgência que pode levar a políticas mal-elaboradas, a uma implementação muito rápida de tais medidas, à impaciência com a oposição, a gastos que poderiam ser melhor distribuídos em um tempo mais longo.
*
*
Características básicas do parlamentarismo:
Distinção entre Chefia de Estado e Chefia do Governo – voto popular para o Legislativo que define a composição do Gabinete (Primeiro-Ministro e auxiliares) ... O Primeiro-Ministro não é eleito pela população e, em geral, não tem mandato fixo, sendo considerado figura política central, pois é ele que exerce o poder executivo. 
Chefe do Governo com responsabilidade política, aprovado pelo Parlamento e podendo ser demitido por perda de maioria parlamentar ou por voto de desconfiança.
Possibilidade de dissolução do Parlamento, o que pode ocorrer quando o Primeiro Ministro conta com uma pequena maioria e acredita que novas eleições poderão ampliar esta maioria ou quando o Primeiro Ministro recebe um VOTO DE CENSURA (gerando uma MOÇÃO DE DESCONFIANÇA) ou entende que o Parlamento é que está em desacordo com a vontade popular - nestes casos, o Primeiro Ministro solicita ao Chefe de Estado que convoque novas eleições gerais.
O Poder Executivo é exercido por membros escolhidos dentro do poder legislativo (do Parlamento) que formam um grupo (o GABINETE DE MINISTROS), sob a liderança do Primeiro-Ministro que presta contas ao Parlamento.
*
*
A RESPEITO DO SEMIPRESIDENCIALISMO (I)
 O semipresidencialismo se constitui como um sistema de governo, ou seja, como uma forma de organização da estrutura política de um país que congrega elementos do PARLAMENTARISMO e do PRESIDENCIALISMO.
Este sistema de governo foi e continua a ser adotado em países como França, Portugal, Finlândia e se constituiu em uma saída interessante para que fosse garantida a governabilidade a partir de determinados momentos de crises políticas vivenciadas por estas nações.
 Diferentemente do sistema presidencialista, no qual o presidente da República acumula as funções de CHEFE DE ESTADO e de CHEFE DE GOVERNO e do sistema parlamentarista (na forma de governo republicana) no qual o presidente desempenha, basicamente, a função de representante da nação no exterior (como CHEFE DE ESTADO), no sistema semipresidencialista o PRESIDENTE da REPÚBLICA compartilha funções com o PRIMEIRO-MINISTRO.
*
*
A RESPEITO DO SEMIPRESIDENCIALISMO (II)
 Em termos gerais, no semipresidencialismo, o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, encontra-se à frente de várias funções práticas: chefia das forças armadas, nomeação de funcionários, veto legislativo, nomeação e, em alguns casos, demissão do PRIMEIRO-MINISTRO.
No semipresidencialismo, tal como no SISTEMA PARLAMENTARISTA, o PARLAMENTO pode derrubar o PRIMEIRO-MINISTRO, porém, diferentemente do SISTEMA PARLAMENTARISTA, o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no sistema semipresidencialista, tem o poder de dissolver o PARLAMENTO. 
 Na prática, os sistemas de governo se diferenciam de país para país, diferenças estas que dependem de fatores de natureza histórico-cultural ... Assim, não existem dois parlamentarismos iguais ou dois presidencialismos iguais...
 O mesmo acontece com os sistemas presidencialistas ... As principais variações que podem ser observadas entre os sistemas semipresidencialistas relacionam-se às ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando