Buscar

SIMULADO SOLANGE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não podemos falar numa ideia de infância ou mesmo do sentimento de infância desvinculados da história. Ou seja, separadas da ação das mulheres e dos homens, ao longo de suas existências, nos diferentes tempos e espaços. A infância na cidade apresenta distinções em relação à infância do campo, bem como a infância das crianças livres possuía características diferentes quando comparada à infância das crianças escravas. Marque V para as alternativas que correspondem às características da infância das crianças livres e F para aquelas que não correspondem:
		
	
	Serviam como divertimento para as outras crianças, que as utilizavam como cavalinho.
	
	Sofriam agressões com vara de marmelo e palmatória para se tornarem adultos precocemente.
	
	A partir dos seis anos iniciavam o aprendizado do latim, gramática e boas maneiras.
	
	A partir dos seis até os doze anos passavam a desempenhar pequenas atividades.
	
	Eram consideradas brinquedo das mulheres da época, que as tratavam como animais.
		
	
	A Lei 9.394/96 em seu Art. 21 estabelece que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Sabe-se que não basta que a lei seja mudada, para que as ações também sejam modificadas. Atualmente esta etapa encontra-se em um momento de superação do assistencialismo, da educação compensatória por uma prática que privilegie a educação e o cuidado. Desta forma , é também necessário entender, como a educação infantil ficou dividida de acordo com o Art 30 desta lei. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	Creche(0 a 3 anos) e Pré- Escola( 4 a 5 anos)
	
	
	
	
	
	
	
	
	A Lei 9.394/96 contém as Diretrizes e Bases que orientam a educação nacional na atualidade. Seus 92 artigos representam um novo momento do ensino brasileiro; neles vemos refletidos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores numa nação de realidades tão diversas. Neste contexto, vive-se tempos de mudança na educação infantil após a LDB 9394/96. Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos entende-se, de acordo com o Artigo 30, que a educação infantil deve ser ofertada em:
	
	
	
	
	
	
	
	
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II ¿ pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos de idade. 
	
	
	
	
	De acordo com a LDB ¿ Lei de Diretrizes e Bases em seu Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da _______________________ e da _____________________. 
		
	
	família, comunidade.
	
Com relação ao papel da Creche e Educação infantil análise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para Falso. 
		
	
	As estratégias de ensino a serem adotadas na Educação Infantil devem priorizar a utilização de atividades lúdico-pedagógicas intencionais, em momentos livres ou direcionados na busca do aprimoramento ao desenvolvimento global da criança. 
	
	A Educação Infantil deve priorizar os cuidados básicos como alimentação, saúde e higiene, pois esse é o papel exclusivamente deste segmento escolar. 
	
	A Creche é o lugar adequado para cuidar da criança, com faixa etária de 0 a 4 anos de idade. 
	
	Dentre as atribuições da Educação Infantil, o papel preventivo constitui-se em repassar a responsabilidade da defasagem educacional da criança para a família. 
	
	No complexo processo que constitui a formação integral do indivíduo, as referências proporcionadas pela família, pelas instituições educativas e pelo conjunto de fatores sociais serão eficazes e se converterão em elementos otimizadores da ação educativa. 
		
	
	
	A infância é o período que estende-se desde o nascimento até o 11º ano de vida. Neste período, a criança passa por um significativo desenvolvimento físico e psicológico, por mudanças no comportamento e pelo processo de aquisição da personalidade. Considerando a importância dessa fase para a constituição de indivíduos saudáveis, a infância deve:
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fazer com que a criança aproveite ao máximo todas as oportunidades e experiências de aprendizagem.
	
	
	
	
	No final do século XIX, início do século XX, surgiram as primeiras propostas educacionais para as instituições voltadas para a infância, no Brasil. Pode-se afirmar que: 
		
	
	as propostas de atendimento educacional para as crianças de 0 a 6 eram diferenciadas por idade e classe social.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo: "Ó como estou feliz! Ó como estou feliz, pois que morreu o último dos meus filhos. Que feliz estou. Quando eu morrer e chegar diante dos portões do céu, nada me impedirá de entrar, pois que ali estarão cinco criancinhas a me rodear e a puxar-me pela saia exclamando: 'Entra mamãe, entra! Ó que feliz que sou!, repetiu ainda rindo à grande". (LUCCOCK, 1975, P.80 apud CIVILETTI, 1991) Esta afirmação de uma mãe reflete a alegria pela morte de seu filho porque na Idade Média: 
	
	
	
	
	Os filhos que morriam guardavam o lugar da mãe nos céus.
	
	
	
	
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta. Consta no artigo nº 03 do Estatuto da Criança e do Adolescente que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:
		
	
	
	
	físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
	
	
	
	
	
	
		
	O jogo e o brincar tem assumido um papel relevante no desenvolvimento infantil e é defendido por muitos autores (Wallon, Piaget, Winnicott, Freud, entre outros) EXCETOpor sua capacidade de desenvolvimento. 
		
	
	religioso
	Vygotsky, importante autor russo da psicologia sócio-histórica, afirmou alguns pontos importantes a respeito do papel do brinquedo no desenvolvimento. Abaixo existem algumas afirmativas que correspondem ao pensamento desse autor, EXCETO uma que é: 
		
	
	O Jogo é crucial para o desenvolvimento cognitivo, porém na brincadeira a criança não pode brincar com o sentido que ela dá ao objeto, apenas com o objeto em si. 
	O educador deve planejar atividades variadas que favoreçam o lúdico levando em consideração os seguintes aspectos. COM EXCEÇÃO de:
	
	
	
	
	
	se a criança cumpriu bem as suas tarefas
	A partir dos estudos de Vygotsky é possível pressupor que a criança da educação infantil brinca num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados. A afirmativa acima nos permite afirmar que a criança: 
		
	
	
	
	
	
	brincando faz pequenos ensaios de sua realidade.
	
	
	
	
	
	ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA INCORRETA: Vygotsky, importante pesquisador russo, destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos e será importante destacar: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a escrita seja apresentada como um ato motor, e não como uma atividade cultural complexa
	
Durante a realização da anamnese existem alguns cuidados para que os familiares das crianças sintam-se confortáveis e seguros, tais como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	o profissional da instituição que realizará a entrevista este deve ser discreto e as informações devem ficar disponíveis apenas para os profissionais que necessitem consultá-las.
	Em relação ao momento inicial de entrada da criança na creche, Soares (2005) pensando em modificaras formas como esse processo era apresentado pelas instituições de educação infantil para as crianças, sugere uma substituição do termo adaptar por acolher, essa troca representa:
		
	
	uma mudança de postura dos professores perante as crianças.
	Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem princípios que devem ser considerados pelos educadores. Dentre os aspectos abaixo,marque o que NÃO deve ser destacado como um desses princípios:
		
	
	
	
	o atendimento aos cuidados essenciais associados ao acompanhamento de distúrbios comportamentais
	Na relação da família com a instituição de educação infantil é importante afirmar que as concepções que a mãe tem sobre a instituição, suas crenças e valores sobre a maternidade, repercutirão na confiança que a mãe terá nos profissionais e em todo o trabalho que está sendo oferecido. Portanto é importante:
		
	
	oferecer cursos sobre maternidade.
	
	acatar as exigências da mãe como critério prioritário na construção do texto desse documento.
	
	deixar claro a ideia da instituição a respeito do que representa uma boa educação de crianças.
	
	que só sejam matriculadas as crianças, as quais as mães conhecem as diretrizes da educação infantil.
	
	que apenas a coordenadora pedagógica tenha contato diário com as mães, pois só ela poderá explicar o projeto.
		
	
	De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	os negros 
	
Família e Escola são instituições sociais diferentes, porém indissociáveis. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos diferentes, cada uma deve fazer sua parte para que o aluno atinja o caminho do sucesso escolar, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. De acordo com esta assertiva, pode-se concluir que:
		
	
	
	
	
	
	A família deve co-participar dos projetos escolares

Outros materiais