Buscar

atividade F. DIREITO

Prévia do material em texto

Aula 6 direito tiributario
1.Assinale a alternativa CORRETA:
Sócio remisso é aquele que não cumpre o dever de integralizar sua parcela no capital social, total ou parcialmente.
2.Protegido por lei, é o nome sob o qual a empresa mercantil exerce sua atividade e se obriga nos atos a ela pertinentes, Na sociedadelimitada o nome empresarial será:
A razão social ou denominação social.
3.Acerca da figura do sujeito passivo da obrigação tributária é correto afirmar, EXCETO:
a. O Sujeito passivo da obrigação tributária do pagamento do IPVA é o proprietário do veiculo automotor.
	b. A obrigação tributária principal e/ou acessória é dever do sujeito passivo assim como o crédito tributário é direito do sujeito ativo, nascendo assim a relação jurídica tributária entre estes dois sujeitos, passivo e ativo.
	c. No lançamento por declaração e homologação, o sujeito passivo declara/ homologa e extingue os tributos sem a necessidade da participação do Estado.
	d. O CTN, nos Artigos 121 e 122, prevê a existência de dois sujeitos passivos, o da obrigação acessória e o da obrigação principal que se divide em direto e indireto, ou seja, o contribuinte e o responsável.
 e. Sujeito passivo da obrigação é o credor, ou seja, o que integra o polo ativo da relação jurídica tributária.
5.Assinale a alternativa correta em relação à sociedade limitada
os sócios possuem responsabilidade patrimonial limitada ao valor das quotas adquiridas, porém, todos respondem solidariamente pelo valor que deve ser integralizado
6.Assinale a alternativa correta acerca da capacidade tributária: O menor que possui 15 anos
possui capacidade tributária plena, tendo em vista que esta independe da capacidade civil
7.José detém a posse de um apartamento que fica em um conjunto habitacional de prédios, construído pela prefeitura, e invadido há 5 anos. A prefeitura, desde o início da invasão, cobra IPTU sobre o imóvel. Segundo nossa legislação, essa cobrança é:
a) devida, pois se considera contribuinte o possuidor do imóvel a qualquer título
	
8.Renato e Flavio eram sócios da pessoa jurídica X Comércio de Alimentos Ltda. Flávio era casado sob o regime de comunhão universal de bens e Renato era viúvo. Em julho de determinado ano, Renato faleceu em virtude de acidente automobilístico, deixando como único herdeiro seu filho de quatorze anos, que ficou sob a tutela de um tio. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta
B) Os bens particulares, estranhos ao acervo da empresa, que o filho de Renato já possuía ao tempo da sucessão não responderão por dívidas da sociedade
Teste 7
Determinado contribuinte, com domicílio tributário no famoso Município de Cajazeiras-PB, foi submetido à fiscalização, por Auditores Tributários daquele Estado, que lavraram auto de infração, por falta de pagamento do ICMS, no montante de R$100.000,00, aplicando-lhe, ainda, a multa de 50% do valor do tributo. Nesse caso, a modalidade de lançamento utilizado foi
Direto ou de ofício
2.A relação de consumo intermediada pela compra e venda de mercadorias é constituída por uma relação jurídica composta por dois agentes atuantes:
de um lado, o consumidor final e do outro o fornecedor
3.São consumidores todos aqueles que adquirem produtos ou utilizam serviços como destinatários finais. Aquele que comprova nos autos processuais que é um consumidor, terá para si a inversão do ônus da prova, ou seja, o consumidor não precisa provar o alegado. Cabe ao fornecedor produzir as provas que entenda necessárias para se desobrigar em relação ao consumidor. Ocorrendo o vício de um produto, abrem-se três opções para o consumidor. O que ele pode fazer?
Requerer a troca do produto; o abatimento no preço pago; ou a devolução do dinheiro
4.Acerca dos tipos de lançamentos tributários, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
a. Existem três tipos de Lançamentos: Lançamento de Ofício, Lançamento por Declaração e Lançamento por Homologação.
b. No Lançamento por declaração, a declaração configura uma obrigação formal ou instrumental do sujeito passivo, e destina-se a registrar dados fáticos relevantes para o êxito, pela autoridade administrativa, do ato de lançamento.
c. No lançamento por declaração e homologação, o sujeito passivo declara/ homologa e extingue os tributos sem a necessidade da participação do Estado.
d. No Lançamento por declaração, o sujeito passivo presta declarações sobre os fatos pertinentes à imposição tributária, cabendo ao sujeito ativo, valendo-se das informações do contribuinte, verificar a ocorrência do fato gerador, identificar o sujeito passivo, realizar o cálculo do montante devido, formalizar o crédito e notificar o sujeito passivo para pagamento.
e. No Lançamento por Declaração cabe ao sujeito ativo tomar a iniciativa e realizar, por si só, a verificação da ocorrência do fato gerador, identificação do sujeito passivo, cálculo do montante devido, formalização do crédito e notificação do sujeito passivo para pagamento.
5. Marque a alternativa que não é correta a partir da seguinte afirmação: De acordo com o artigo 142, do Código Tributário Nacional (CTN), entende-se por lançamento o procedimento administrativo vinculado que:
Não se aplica, em nenhuma hipótese, qualquer penalidade.
6. A Relação de Consumo está apoiada em determinadas bases; dentre os princípios elencados, assinale aquele que se acha fora dessa relação.
	A vulnerabilidade do fornecedor
7. Sobre a Sobre a suspensão do crédito tributário (Artigo 151 do CTN) é correto afirmar, EXCETO:
	a. A suspensão do crédito tributário diz respeito à obrigação principal ¿ pagar tributo ou penalidade pecuniária;
b. A suspensão do crédito tributário tem natureza atemporária (sem determinação do tempo);
	c. Com a suspensão do crédito tributário, suspende-se a exigibilidade e não o Crédito Tributário;
	d. A suspensão do crédito tributário pode ocorrer antes ou depois de constituído o Crédito Tributário.
	e. Utilização,efetiva e potencial de serviço público prestado anualmente ao contribuinte.
8. Analise, acerca do lançamento tributário, e analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:	
a. O lançamento é um mecanismo jurídico que dá liquidez, certeza e exigibilidade ao tributo que lhe é lógica e cronologicamente anterior, assim não é o lançamento que dá nascimento ao tributo, mas sim a ocorrência do fato imponível.
b. Os eventos que adiam a exigibilidade do crédito tributário, são suas causas suspensivas.
c. Depois que o contribuinte é notificado do lançamento, o tributo está em condições de ser recolhido pelo mesmo e recebido pela Fazenda Pública, mas nada impede que ocorra um evento novo, previsto em lei, que adie a exigibilidade do tributo.
d. I e III
e. Lançamento é o ato Judicial que torna líquido o crédito tributário, ou seja, o ato que consubstancia o mesmo, declarando formal e solenemente quem é o contribuinte e quanto ele deve à Fazenda Pública.
TESTE 8
É todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título.
Título de Crédito
O aval parcial de uma nota promissória é:
válido e eficaz
Dentre as alternativas que seguem, assinale aquela que não representa uma forma de extinção do crédito tributário:
	(d) moratória
Não é modalidade de extinção do crédito tributário:
doação de imóveis em pagamento
Tendo como base as normas referentes ao lançamento tributário, assinale a alternativa correta. I - O lançamento por homologação ocorre quando o contribuinte presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato que são indispensáveis à efetivação do tributo e o lançamento ocorre sem a participação da autoridade administrativa. II - O lançamento direto ocorre quando a autoridade administrativa realiza o lançamento independentemente de informação prestada pelo contribuinte. III - O lançamento por declaração ocorre quandoo contribuinte presta informações a autoridade administrativa e esta procede ao lançamento, após estas informações. Estão corretas as alternativas:
II e III.
A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
A Compensação como modalidade extintiva do crédito tributário se dará quando:
O sujeito passivo for ao mesmo tempo, credor e devedor da Fazenda Pública.
Ocorre como uma modalidade de extinção de crédito tributário em que o contribuinte pode oferecer bens imóveis espontaneamente ao Fisco para liquidar seus créditos tributários.
Dação em pagamento
 
TESTE 9
A anistia, a conversão de depósito em renda e as reclamações que observam os termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo acarretam, relativamente ao crédito tributário, respectivamente, sua:
Exclusão, extinção, suspensão.
Considerando que os contratos empresariais especificamente formam a relação jurídica dos empresários entre si, haja vista as demais relações apresentarem dispositivos legais próprios como as normas de consumidor, trabalhistas e tributárias. Sendo assim algumas características são comuns a todos os contratos, podendo mencionar para realização do contrato, vigor no mínimo
no mínimo duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
Quando a anistia for concedida em caráter individual, o interessado deverá requerer junto ao Fisco seus benefícios. Todavia o fisco exclui pelos art. 175, II e arts. 180 1 182 do CTN da anistia o lançamento e o:
crédito tributário
O Direito Tributário é o ramo do Direito que estuda as relações financeiras entre o Estado e os indivíduos, sejam estes pessoas naturais ou jurídicas. Aborda também os tributos, que são contribuições compulsórias efetuadas pelos indivíduos para que o Estado possa promover as suas atividades.Assinale a alternativa correta:
a compensação tributária é uma das formas de extinção do crédito tributário.
A exclusão do Crédito Tributário, como ato jurídico perfeito depende da promulgação de:
Lei 
A isenção é uma exceção à regra tributária, na qual o sujeito passivo deveria pagar, mas foi 
perdoado por uma Lei que o isenta do pagamento do tributo devido. 
Acerca da Exclusão do Crédito Tributário é correto afirmar, EXCETO:
A Legislação Brasileira prevê duas modalidades de exclusão do crédito tributário, são elas a Isenção e a Anistia.
Na isenção ocorre o fato gerador, há a obrigação tributária, mas o crédito tributário não chega a ser constituído pelo lançamento.
A alíquota zero não se assemelha à isenção, que poderá ser concedida em caráter geral ou condicional.
Independente da ocorrência da lei.
A isenção é uma exceção à regra tributária, na qual o sujeito passivo deveria pagar, mas foi perdoado por uma Lei que o isenta do pagamento do tributo devido.
O Mútuo é classificado como um Contrato:
Unilateral
Quais os Contratos em que sempre uma das partes será um banco e/ou uma Instituição Financeira?
Contratos Bancários
Teste 10
1.Na fase do lançamento do crédito tributário, não há que se falar em processo administrativo, mas sim em:
Procedimento Administrativo.
Assinale a alternativa correta no que tange à recuperação judicial.
A recuperação judicial está pautada nos princípios da função social da empresa e no princípio da preservação da empresa
A fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou ação fiscal na empresa XYZ, em 20 de junho de 2002, para verificar o cumprimento de obrigações tributárias, inclusive o recolhimento de contribuições devidas à seguridade social, ocasião em que foi lavrado o respectivo termo de início de fiscalização. No referido termo, o agente fiscal do INSS intimou a empresa a apresentar os documentos comprobatórios de escrituração em seus livros, bem assim os comprovantes de recolhimento das contribuições devidas. Em 15 de julho de 2002, percebendo que poderia ser apenado por haver cometido infração à legislação pertinente, consistente no fato de ter deixado de recolher aos cofres públicos contribuição descontada de seus empregados, o representante legal da empresa, antes mesmo de apresentar à fiscalização os documentos solicitados no termo inicial de fiscalização, denunciou espontaneamente a infração, incluindo em tal denúncia a prova de recolhimento aos cofres do INSS do valor integral da contribuição, acrescido dos juros de mora exigidos por lei. É sabido que a referida contribuição, recolhida pelo sujeito passivo, submete-se à modalidade de lançamento por homologação. Com base nos elementos ora apresentados e tendo em vista a legislação pertinente à matéria, é correto afirmar que a responsabilidade pela infração cometida:
não ficou excluída, pois não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início do procedimento de fiscalização, ainda que tenha sido pago o valor integral da contribuição e dos juros de mora devidos.
Segundo o Código Tributário Nacional a atividade do lançamento é:
Vinculada e obrigatória
Através de ação executiva, o Estado busca receber os créditos tributários não pagos. O título executivo que lastreia a propositura da competente ação de execução fiscal denomina-se:
Certidão de dívida ativa.
Prédio de propriedade da União não pode ser submetido à incidência do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, por força do princípio constitucional da.
imunidade tributária
Os entes da federação ao iniciar um processo administrativo fiscal, NÃO precisarão observar:
A uniformidade dos procedimentos.
A cobrança de tributos, no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou majorou, é possível em relação ao imposto sobre:
Importação de produtos estrangeiros.

Continue navegando

Outros materiais