Buscar

1 Neuro fisiologia 1 1 1

Prévia do material em texto

Neurofisiologia
O sistema nervoso recebe o estímulo, analisa e processa a informação, enviando a ao cérebro. Logo em seguida, executa uma ação a favor do organismo. É tudo isso que ocorre quando tocamos em uma panela quente, sentimos a dor e tiramos a mão dela imediatamente.
O sistema nervoso é composto por dois tipos de células: Os neurônios e as neuroglias ou células da glia.
Neurônios
Definição: Os neurônios são as células do sistema nervosas que desempenham o papel de conduzir e receber os estímulos nervosos. Estas células especializadas são a unidade básica do sistema nervoso, que recebem o estimulo, processa e elaboram uma determinada resposta ou repassam as informações em uma rede de ligações nervosas. Necessita de uma alta vascularização (20% de todo O2 e glicose).
 
Características e funções dos neurônios
Os neurônios possuem três partes principais: 
Corpo celular: Responsável pelo processamento das informações.
Dendritos: Onde ocorre a recepção das informações, (parte receptora do neurônio).
Axônios: Transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou para uma glândula ou fibra muscular. - Os axônios possuem as extremidades ramificadas (botões terminais).
-Na porção terminal do axônio, o impulso nervoso proporciona a liberação das vesículas que contêm mediadores químicos, denominados neurotransmissores. Os mais comuns são acetilcolina e adrenalina.
Neurônios unipolares - possuem um corpo celular e um axônio.
Neurônios bipolares - possuem um dendrito, e um corpo celular e um axônio.
Neurônios pseudounipolares - possuem um corpo celular e somente um prolongamento, que se comporta como dendrito em uma de suas porções e como axônio na outra porção.
Neurônios multipolares - possuem um corpo celular, vários dendritos e um axônio. Constituem a maioria dos neurônios do tecido nervoso.
Impulso nervoso
São pequenas correntes elétricas que passam ao longo dos neurônios – resultam do movimento de íons (partículas eletricamente carregadas) para dentro e para fora, através da membrana plasmática dos neurônios.
A transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios, ou de um neurônio para outro tipo de célula, ocorre através de uma reação físico-química chamada Sinapse.
-Sinapses: Uma junção entre as células que se aproximam, mas não se tocam. Sempre transmitem em uma única direção. Na parte distal do axônio (terminações axônicas) encontra a membrana pré-sináptica que secretam as vesículas sinápticas.
-Vesículas sinápticas, que contêm mediadores químicos, chamados de neurotransmissores. Os mais comuns são acetilcolina e adrenalina, que são jogados em um espaço entre a pré e pós-sináptica que é a fenda sináptica.
-Diferença entre Sinapse Química e Elétrica
Sinapse elétrica: 
Acontece quando o potencial de ação, ou seja, impulso é transmitido através mensageiro químico, ou seja, neurotransmissores, que se liga a um receptor (proteína), na membrana pós-sináptica, o impulso e transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado e em comparação com sinapse elétrica é a sinapse química é muito mais lenta. Quase todas sinapses do SNC são químicas. 
EX: neurotransmissores 
- Histamina 
- Acetilcolina 
Sinapse elétrica: 
Neste tipo de sinapse as células possuem um intimo contato através junções abertas ou do tipo gap que permite o livre transito de íons de uma membrana a outra, desta maneira o potencial de ação passa de uma célula para outra muito mais rápido que na sinapse química não podendo ser bloqueado. Ocorre em músculo liso e cardíaco, onde a contração ocorre por um todo em todos os sentidos
Existe três tipos de sinapse
-Axo-dendrítica - de um axônio com um dendrito.
-Axo-Somática - de um axônio com o corpo celular.
-Axo-axônica - entre dois axônios.
-Dendrodendrítica: o impulso de um neurônio pode alcançar um outro através de seus dendritos.
Neuroglia
São células presente no SN que não tem função direto na transmissão nervosa. Tem a função estrutural, dá suporte nutricional aos neurônios. No SNC existe quatro tipos de neuroglias: astroglia, oligodendróglia, micróglia e epêndima.
-Astrócitos função de sustentação e à nutrição dos neurônios. Preenchem os espaços entre os neurônios, ajudam a produzir tecido cicatricial, enviam prolongamentos até a meninge mais interna (pia-máter), se dirigem aos vasos sanguíneos envolvendo-os e isolando dos demais tecidos nervosos, participado da regulação do fluxo sanguíneo participando da barreira hematoencefálica.
Há dois tipos principais, chamados astrócitos protoplasmáticos e astrócitos fibrosos. Os astrócitos protoplasmáticos residem principalmente na substância cinzenta do sistema nervoso central enquanto que os astrócitos fibrosos estão presentes principalmente na substância branca.
- Oligodendrócito - Sua função principal é envolver os axônios dos neurônios de maneira a isolá-los formando a bainha de mielina no SNC que tem função de: isolante elétrico dos axônios e aumenta a velocidade do impulso nervoso.
-Micróglia - é constituída por células que agem como macrófagos, participando, portanto, da defesa do tecido nervoso.
-Ependimócitos - Revestem as cavidades do SNC, estando em contato com o liquido cefalorraquidiano.
Líquido cefalorraquidiano
É um liquido corporal estéril, incolor, encontrado no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal, fornece nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos.
Meninges
Membranas conjuntivas que cobrem o SNC. São classificadas como três: dura-máter, aracnoide e pia-máter.
 Dura-máter: é a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos.
 Aracnoide: é uma membrana muito delgada, justaposta à dura-máter.
 Pia-máter: é a mais interna das meninges, aderindo intimamente à superfície do encéfalo e da medula.
Encefalo
O encéfalo é o centro para o registro das sensações, correlacionando-as mutuamente e com a informação armazenada, para a tomada de decisões e para o início das ações. Também é o centro para o intelecto, para as emoções, para o comportamento e para a memória. Regiões diferentes do encéfalo são especializadas em diferentes funções, embora precisem trabalhar em conjunto para realizar determinadas tarefas. Sua superfície é profundamente enrugada e cheia de dobras chamadas de giros, e fissuras chamadas de sulcos e em sua parte superior está quase dividida em duas partes por um sulco muito profundo. Essa superfície enrugada ocupa a maior parte do encéfalo e é chamada de cérebro. Na maioria dos animais o cérebro é bem pequeno, mas no homem ele cresceu tanto que cobre todo o resto do encéfalo.
Medula Espinal
A medula espinhal é uma extensão do cérebro, estendendo-se da base do crânio até logo abaixo das costelas. E uma haste de tecido cerebral, com um pequeno canal passando através de todo seu comprimento.
Nervos
Os nervos são estruturas finas e esbranquiçadas constituídas por conjuntos de fibras nervosas etecido conjuntivo, responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Essas estruturas saem do encéfalo (12 Pares) e da medula espinhal (31 pares), formam diversas ramificações, alcançando todas as partes do corpo.
Divisão do SN (QP)
E z

Continue navegando