Buscar

Avaliando 02 Empr. I

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO EMPRESARIAL I
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 16/10/2016 20:50:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403809733)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao capital social das sociedades assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	a) Entende-se por capital social o conjunto de contribuições realizadas ou a realizar pelos sócios com a finalidade de constituir uma sociedade.
	 
	d) As quotas de uma sociedade não podem ser cedidas, ou seja, não podem transferidas para terceiros porque as quotas pertencem à sociedade e não aos sócios.
	 
	c) O capital social é constituído de menores unidades. Na sociedade limitada estas menores unidades são chamadas de quotas, enquanto que na sociedade anônima elas são chamadas de ações.
	 
	e) O capital social pode ser aumentado ou diminuído. Em qualquer uma das hipóteses deverá ser realizada a averbação de tal mudança no registro do empresário perante a junta comercial.
	 
	b) Capital social não se confunde com patrimônio social, embora no início da sociedade os dois sejam iguais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403802847)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo foi casado, por muitos anos, no regime da comunhão parcial com Luana, até que um desentendimento deu início a um divórcio litigioso. Temendo que Luana exigisse judicialmente metade do seu vasto patrimônio, Paulo começou a comprar bens com capital próprio em nome de sociedade da qual é sócio e passou os demais também para o nome da sociedade, restando, em seu nome, apenas a casa em que morava com ela. Acerca do assunto, marque a opção correta
		
	 
	No caso de confusão patrimonial, gerado pela compra de bens com patrimônio particular em nome da sociedade, é possível atingir o patrimônio da sociedade, ao que se dá o nome de ¿desconsideração inversa ou invertida¿, de modo a se desconsiderar o negócio jurídico, havendo esses bens como matrimoniais e comunicáveis
	
	A atitude de Paulo encontra respaldo na legislação, pois a lei faculta a todo cidadão defender sua propriedade, em especial de terceiros de má-fé.
	
	Sabendo-se que a ¿teoria da desconsideração da personalidade jurídica¿ encontra aplicação em outros ramos do direito e da legislação, é correto afirmar que os parâmetros adotados pelo Código Civil constituem a Teoria Menor, que exige menos requisitos.
	
	É permitido ao juiz afastar os efeitos da personificação da sociedade nos casos de desvio de finalidade ou confusão patrimonial, mas não o contrário, de modo que não há nada que Luana possa fazer para retomar os bens comunicáveis
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403112966)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da classificação das sociedades em simples e empresárias, bem como da relação prevista em lei entre os tipos societários pertencentes a cada um desses grupos, é correto afirmar que as regras legais relativas à sociedade simples:
		
	 
	Aplicar-se-ão à sociedade limitada se o respectivo contrato social não estabelecer a regência supletiva das normas sobre sociedade anônima.
	
	São subsidiárias apenas à sociedade em nome coletivo e à sociedade em comandita simples.
	
	São subsidiárias apenas à sociedade em conta de participação.
	
	São subsidiárias a todos os tipos societários.
	
	São subsidiárias às da sociedade cooperativa, e as regras relativas à sociedade limitada são subsidiárias às demais sociedades empresárias, especialmente a sociedade anônima.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403154889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta:
		
	
	A obrigatoriedade de inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede só se torna efetiva após o início de sua atividade.
	
	A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Está excluído de tais benefícios o empresário rural.
	
	Todos os profissionais liberais serão considerados empresários pelo Código Civil de 2002.
	
	Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que tenham se casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403810737)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à resolução e dissolução das sociedades assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	b) A sociedade pode ser dissolvida parcialmente ou totalmente. Na primeira hipótese é quando há a retirada de sócios sem que se gere a extinção da sociedade. Na segunda hipótese a sociedade deixa de existir, pois seu registro é cancelado na junta comercial.
	 
	e) A saída do sócio é capaz de acarretar a diminuição do capital social.
	 
	a) A desconsideração da personalidade jurídica é uma hipótese de dissolução da sociedade.
	 
	c) Quando o sócio é minoritário e há previsão no contrato social ele pode ser excluído sem necessidade de intervenção judicial, bastando, apenas, a deliberação dos sócios e a averbação da respectiva decisão na junta comercial.
	 
	d) Tratando-se de sócio majoritário a sua exclusão somente se dá através de decisão judicial.

Continue navegando