Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1:
A compra de um smartphone, de uma forma quase unanime, as respostas giraram em torno do acesso a rede, da mobilidade permitida por esse aparelho celular, pois ficar conectado o tempo todo é primordial para esse grupo. Neste sentido, vale citar Negroponte (1995, p. 218) quando declara que “O acesso, amobilidade e a capacidade de produzir a mudança são os fatores que tornarão o futuro diferente do presente”. Para Jaffe,(2008, p. 167) “A mudança é inevitável, e continuará sendo enquanto os seres humanos se apegarem ao poder e ao controle”. 
Questão 3:
A Internet é considerada também a espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores, integrando a maior parte das redes (SODRÉ, 2012). Isso demonstra sua importância no contexto das relações sociais da sociedade hoje. Ou seja, como parte da cultura contemporânea, a Internet é pensada a partir de sua lógica de redes que interconectam os sujeitos que a apropriam de modo a dinamizar suas interações sociais (COGO, 2010).
Nesse contexto, as redes sociais, que antes eram formadas por grupos de pessoas com interesse comum e em ambiente offline, hoje são potencializadas pela Internet, uma vez que“ampliaram as possibilidades de conexões e a capacidade de difusão de informações que esses grupos tinham” (SILVÉRIO, 2012, p. 61). 
Portanto, rede social consiste num grupo de pessoas, organizações ou ainda de outros relacionamentos, que conectam-se através de um conjunto de relações sociais (amizade,trabalho). Na Internet, a rede social é caracterizada pela maneira virtual de representar as redes sociais que sempre existiram. Ou seja, pode ser formada uma rede social online, com contatos preexistentes no mundo offline. Rede social na Internet, enfim, é formada a partir de interações mediadas por computador (SILVÉRIO, 2012).
Segundo Terra (2005) os meios de comunicação são indispensáveis na estrutura social e política da sociedade atual, dado o grau de importância que tomaram. Neste contexto, tecnologia vem complementar essa nova realidade, confirmando sua importância através do impacto que a mesma causa sobre a sociedade moderna. Ainda sobre mídia, o autorChurchill (2000) classifica as mídias existentes como: televisão, rádio, imprensa escrita, mala direta, outdoor e Internet. 
Questão 4:
Se lançarmos um olhar sobre esta transição veremos que um dos grandes desafios será o de preservar a reputação e a privacidade diante de um ambiente de interconexão provocado pela revolução tecnológica que cria uma esfera pública nova desafiando a credibilidade por parte de pessoas físicas e jurídicas neste novo ambiente social. A reputação pessoal e das empresas é um patrimônio inestimável que deve ser encarado como uma poupança, onde se procura acumular valores diante da percepção do público que ora está sendo potencializada através da internet. 
Temos que admitir que certas horas nos comportamos como primatas high-tech, pois o brasileiro de forma geral adora tecnologia, tem um perfil essencialmente exibicionista, o que contrasta com o seu pouco conhecimento sobre a vulnerabilidade do excesso de exposição da sua privacidade pelo meio eletrônico. Imagens captadas de relacionamentos amorosos, duradouros ou não, tem sido reiteradas vezes utilizadas por um companheiro que se sente fraco emocionalmente com o término de um relacionamento e opta por extrapolar sua angústia para um público incalculável pela internet, o que proporciona danos potencializados que vem sendo reparados com a devida identificação dos culpados. A falsa de anonimato sensação propiciada pela tecnologia, somada ao desconhecimento das leis vigentes, atrai os infratores para a prática de ilícitos que vem sendo cada vez mais desvendados e punidos pela Justiça Brasileira.

Outros materiais