Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201703075201 V.1 
	Aluno(a): CARLOS FABIANO ANDRADE DE ALBUQUERQUE
	Matrícula: 201703075201
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/10/2017 17:41:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703103936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Thomas Hobbes (1588-1679) era um intelectual monarquista convicto, que foi obrigado a exilar-se na Holanda durante a Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1642-1658, liderada por Oliver Cromwell. O Rei Carlos I havia sido preso pelos revolucionários e submetido a um tribunal parlamentar que o condenou à morte em 1649. Durante este tempo todo a nação inglesa viveu uma intensa convulsão social e política com várias facções brigando entre si pelo controle político da revolução." "Quando Locke escreveu os Dois Tratados sobre o Governo, a sua principal obra de filosofia política, tinha dois objetivos: refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, como tinha sido apresentada no livro de Robert Filmer, Patriarcha, assim como criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política." A partir dos textos acima é possível saber quais as formas de governo defendidas por Hobbes e Locke, respectivamente. Nesse sentido, quais são elas?
		
	
	Monarquia e Aristocracia.
	 
	Absolutismo e Parlamentarismo.
	
	Democracia e Totalitarismo.
	
	Teocracia e Fascismo.
	
	Republicanismo e Imperialismo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703923499)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Elemento essencial da noção de Estado Moderno, a soberania
		
	
	é divisível porque, além de não ser una, não se aplica à universalidade dos fatos ocorridos no Estado.
	
	não é coativa, uma vez que, no seu desempenho, o Estado nem ordena e nem dispõe de meios para fazer cumprir suas ordens coativamente.
	
	é prescritível porque jamais seria verdadeiramente superior se não tivesse prazo certo de duração. Todo poder soberano aspira a existir temporariamente.
	
	é alienável, pois aquele que a detém não desaparece quando ficar sem ela, seja o povo, a nação ou o Estado.
	 
	é una porque não se admite em um mesmo Estado a convivência de duas soberanias. É sempre poder superior a todos os demais que existam no Estado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703292398)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao estado de natureza que se constitui, na concepção de Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pré-política, é correto afirmar que:
		
	
	Ainda que haja liberdade no estado de natureza lockeano, a desigualdade é a marca da organização dos homens no estado de natureza.
	
	Os homens nesta condição estão completamente destituídos de direitos, dependendo tão somente do soberano para sua sobrevivência e seu agir no mundo.
	
	Tal como na doutrina aristotélica, Locke entende que o indivíduo precede a sociedade.
	 
	Diferentemente do estado de natureza hobbesiano que se baseava na insegurança e na violência, o estado de natureza lockeano se constituía em um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. .
	
	O estado de natureza se apresenta como uma construção teórica, não correspondendo, segundo Locke, a qualquer condição de vida experimentada por alguma sociedade humana.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703163257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No início do século XXI o grande desafio que os Estados têm encontrado é a descoberta de novas fontes de energia. Os potenciais energéticos fósseis, além de extremamente poluentes estão se esgotando, o que leva a uma busca cada vez maior por novas fontes de energia. Na contramão da história o Brasil descobriu uma jazida petrolífera com potencial gigantesco, capaz de lançar o Brasil na condição de exportador de novas energias. No entanto, a comunidade internacional já se mobiliza para impedir a exploração do pré sal pelo alto risco de vazamentos, o que colocaria em risco o meio ambiente do planeta. O Brasil determinou a exploração das riquezas, sem levar em consideração os argumentos internacionais. A luz dos elementos constitutivos do Estado é correto afirmar:
		
	 
	c. O Brasil não necessita de nenhuma autorização internacional porque o Estado exerce soberania plena em todo o seu território;
	
	e. A comunidade internacional exerce plenamente a soberania no mar, que não integra o território brasileiro.
	
	d. A comunidade internacional deverá ser consultada para que o Brasil possa explorar as riquezas do pré sal, porque o mar é uma parte do território onde a soberania é exercida de forma conjunta com os demais Estados do MERCOSUL.
	
	a. O Brasil deverá receber autorização da ONU para explorar as riquezas do pré sal, por se tratar de riqueza situada no mar, local que não integra o território brasileiro;
	
	b. O Brasil não poderá explorar as riquezas do pré sal por serem localizadas a uma profundidade muito grande, ou seja, em território internacional;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703827570)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concepção de Estado para Weber é de que aquele (o Estado) é "uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima". As três principais formas de dominação para Weber são a tradicional, a carismática e a legal. A carismática tem como característica:
		
	
	O coletivismo radical, onde o Estado representa uma autoridade moral imposta pela força do soberano.
	
	Ser um costume do passado, passando por gerações e fazendo sempre líderes de um mesmo clã.
	
	Basear-se legalmente, fundando assim um Estado de Direito carismático e eterno.
	 
	A dominação pelo carisma do líder, que mantém o poder graças ao seu carisma e aceitação pelo povo.
	
	Falta a última alternativa!!!!!!!

Continue navegando