Buscar

Plano de aula corda


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Conteúdos específicos
Brincadeira de pular corda.
Ritmo e expressividade.
Capacidades físicas de velocidade e força
Brincadeira onde são feito pequenos grupos, sem finalidade competitiva.
Ano
5º e 6º anos
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos, subdivididos em 10 minutos para a dinâmica inicial, 35 minutos para a pratica das brincadeiras e 5 minutos para a roda de conversa final.
Material utilizado
Cordas individuais (1,5 metro) 
Espaço físico plano (quadra) 
Cordas coletivas (6 metros) 
CD player
Desenvolvimento das atividades
Dano inicio a atividade proposta, explicando as regras e demonstrando a divisão dos grupos, fazendo o esboço do posicionamento de cada um e as atribuições a serem utilizadas durante a brincadeira. Esse esboço deve ser de forma simples e fácil de ser entendido, com referencias do espaço e mostrando o posicionamento de cada grupo.
Realizando uma dinâmica no final da brincadeira, para avaliar junto com as crianças, os méritos conquistados e as dificuldades que foram enfrentadas durante a pratica da brincadeira.
Avaliação
Essa brincadeira é uma atividade onde a atuação do individuo dentro de uma dinâmica coletiva, são analisados os ajustes rítmicos, quando ao desempenho dos jogadores de forma individual ou até mesmo dentro de um dos subgrupos. Não necessariamente deve haver o interrompimento dos grupos para que seja feita algumas orientações.
As recomendações devem ser dirigidas em torno das variações de ritmo e as relações deste elemento com as capacidades físicas separadamente, em um contexto coletivo de brincadeira.
Corda musicada
Oriente os alunos que nos subgrupos separados pelo professor, inventem uma sequencia de saltos com a corda coletiva, utilizando uma trilha sonora escolhida pelos mesmos.
A Trilha sonora escolhida deve ser utilizada a sequencia de saltos propostos, será o desafio de criação e execução de cada um dos subgrupos.
Enquanto um dos subgrupos realiza a brincadeira com o CD player, os demais podem usar p tempo para criar e ensaiar a sequencia escolhida, apenas cantando a musica.