Buscar

Conceitos de Crédito e Risco

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: GST0443_SM_V.1 
	 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 21/10/2017 18:10:14 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201702474349)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na decisão de obter o melhor retorno possível do capital aplicado, os bancos devem levar em conta não somente a taxa a ser cobrada do cliente como também a possibilidade de:
	
	 
	não recebimento dos recursos emprestados.
	
	não recebimento da taxa interbancária
	
	não recebimento da taxa selic
	
	não recebimento do taxa de contrato
	
	não recebimento das tarifas bancárias
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201702933749)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O crédito cumpre importante papel econômico e social no mundo em que vivemos. Por exemplo, o acesso ao microcrédito permite que os agentes econômicos deficitários, com menos acesso ao crédito normal, consigam recursos em pequena monta (entre R$ 500,00 e R$ 4.000,00) para investir em bens ou materiais que lhes permitirão aumentar a renda. Entre as alternativas relacionadas a seguir, assinale a única que NÃO ESTÁ RELACIONADA COM A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO para a economia.
	
	
	Permite o acesso antecipado a produtos (bens e servicos);
	
	Facilita a execução de projetos para os quais as empresas não disponham de recursos próprios suficientes;
	
	Possibilita às pessoas físicas fazer investimentos produtivos que aumentem sua renda futura;
	 
	Permite comprar à vista e obter descontos;
	
	Aumenta o consumo, o que exige das empresas o investimento produtivo em sua atividade fornecedora para atender a essa demanda;
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201702252533)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O risco de ____________ consiste na possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Instituição, incluídas as operações sujeitas à variação cambial, das taxas de juros, dos preços de ações e dos preços de mercadorias. Estamos diante do risco:
	
	
	operacional;
	
	legal;
	 
	de mercado;
	
	de flutuação no mercado de câmbio.
	
	de liquidez;
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201702856075)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As três maiores agências de rating são a Standard & Poors, a Moody's e a Fitch IBCA. Em fevereiro/2015 a Moody's rebaixou para B2 a nota da empresa Petrobrás pelo fato de não haver balanços auditados da companhia petrolífera. Essa nota B2 significa "Alto Risco". Quais são as implicações para a Petrobrás e para os investidores em ter uma classificação como essa? (marque a única resposta correta)
	
	
	É muito ruim porque os brasileiros consideram a Petrobrás como um marco nacional e qualquer agressão à Petrobrás também é uma agressão à nação brasileira.
	
	É indiferente para os investidores que desejam especular e ganhar muito dinheiro com as altas variações das cotações de ações da Petrobrás. Na prática não muda nada.
	
	É muito bom para as empresas brasileiras e o próprio Brasil porque alerta para o fato de que as empresas de classificação de risco realmente não sabem o que estão fazendo e não possuem qualquer credibilidade para atribuir classificação de risco às empresas brasileiras. Deveria ser criada uma agência nacional de classificação de risco com maior conhecimento sobre as características particulares das empresas e do cenário econômico brasileiro e que pudesse atribuir uma classificação de forma fidedigna.
	
	Não há qualquer implicação pela atribuição desse conceito (nota) porque a empresa Petrobrás continuará normalmente com a sua atividade de exploração petrolífera.
	 
	É ruim porque muitos investidores internacionais somente são autorizados a investir em títulos com grau de investimento porque precisam ter uma maior garantia de que o capital investido retornará. Estando a Petrobrás com uma classificação de investimento de Alto Risco serão obrigados a se desfazer dos investimentos na Petrobrás.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201702249465)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação aos C s do Crédito, quando verificamos os demonstrativos contábeis publicados por uma empresa. Qual o C que estamos analisando?
	
	 
	Capital.
	
	Capacidade.
	
	Caráter.
	
	Colateral.
	
	Condição.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201702251702)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao ¿C¿ de Caráter na concessão de crédito é correto afirmar:
	
	 
	o correto preenchimento da ficha cadastral é aspecto relevante ;
	
	os dados históricos não devem influenciar na avaliação do cliente.
	
	uma boa condição financeira significa que o cliente honrará seus compromissos;
	
	a existência de informações restritivas é suficiente para recusar o crédito;
	
	o caráter pode ser influenciado por limites de crédito disponibilizados ao cliente;
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201702928943)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marcos Moreira é cliente especial de uma instituição financeira e tem limite de crédito pré-aprovado. Sua renda aumentou e Marcos levou o novo comprovante de salário para Antonio Carlos, o seu gerente de relacionamento. Imediatamente o gerente atualizou a renda e iniciou o processo de seu sistema tecnológico para a renovação automática do limite de crédito do cliente Marcos. Em relação às ALÇADAS DECISÓRIAS de uma instituição financeira, indique entre as alternativas abaixo a única que está correta na descrição deste caso.
	
	
	O gerente Antonio Carlos tem autonomia gerencial (alçada de autonomia) para estabelecer um novo limite de crédito.
	
	O gerente Antonio Carlos não tem autonomia gerencial (alçada conjunta) para estabelecer um novo limite de crédito.
	 
	O gerente Antonio Carlos tem autonomia gerencial (alçada individual) para estabelecer um novo limite de crédito.
	
	O gerente Antonio Carlos está passível de punição por sua decisão individual porque toda concessão de crédito exige mais de uma assinatura (alçada conjunta).
	
	O gerente Antonio Carlos precisa despachar o estabelecimento de um novo limite de crédito com o gerente da agência por ser uma alçada colegiada.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201702969334)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A concessão de alçadas não é um processo estático, mas dinâmico. Ou seja, pode e deve ser revista periodicamente, considerando as mudanças estabelecidas para se atingir os objetivos propostos. Dentre os vários fatores que influenciam na determinação das alçadas marque a ÚNICA alternativa INCORRETA (FALSA):
	
	
	Produto - Determinados produtos só podem ser oferecidos a certas empresas, estando sujeitos a regras próprias. Essas particularidades restringem as alçadas e o poder de decisão dos gerentes.
	
	Prazos - Uma operação de curto prazo não tem o mesmo risco de uma de longo prazo. Dessa forma, a alçada concedida pode ser diferente.
	 
	Porte da agência - Os diversos tipos e portes de agências não influenciam na alçada que será concedida. Isso porque o gerente de uma pequena agência tem a mesma responsabilidade que tem o gerente de uma grande agência.
	
	Estrutura organizacional - Os diversos níveis hierárquicos da organização, seus órgãos colegiados e o nível técnico de seu pessoal irão interferir no estabelecimento dos valores máximos de alçada.
	
	Garantias - Podem ser definidas alçadas em função da garantia que será oferecida.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201702474441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que a análise de crédito se subdivide em três itens:
	
	
	Análise mercadológica; econômico-financeira; global
	 
	Análise cadastral; econômico-financeira; setorial.
	
	Análise setorial; global; mercadológica.
	
	Análise mercadológica ; econômico-financeira; setorial.
	
	Análise cadastral; econômico-financeira;global
	
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201702975160)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Consiste em obter uma apreciação macroeconômica em relação a um determinado segmento da economia. forma, deverão ser identificadas as expectativas em relação ao segmento, o posicionamento atual da empresa e as perspectivas quanto ao futuro. É importante destacar que pode haver empresas ruins em segmentos bons, assim como empresas boas em segmentos ruins. Esta descrição refere-se a que tipo de ANÁLISE DE CRÉDITO? Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
	
	ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA
	
	ANÁLISE GRAFOTÉCNICA
	 
	ANÁLISE SETORIAL
	
	ANÁLISE CADASTRAL
	 Gabarito Comentado.�

Continue navegando