Buscar

Na aula 2 da disciplina Financiamento e Crédito Bancário, foram abordados os conceitos de risco de crédito e rating. O que é rating e como é utiliz...

Na aula 2 da disciplina Financiamento e Crédito Bancário, foram abordados os conceitos de risco de crédito e rating. O que é rating e como é utilizado na concessão de crédito?


Definir o conceito de rating e sua importância na concessão de crédito.
Identificar as agências internacionais de rating e suas classificações de risco de crédito.
Analisar a metodologia utilizada pelos bancos na atribuição de rating aos seus clientes e a importância de considerar outros fatores além do rating na decisão de concessão de crédito.

Essa pergunta também está no material:

02 Aulas FCB
34 pág.

Financiamento e Crédito Bancário Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Rating é uma avaliação de crédito que as agências de rating fazem para avaliar a capacidade de uma empresa ou país de pagar suas dívidas. É uma nota que representa o risco de crédito de uma empresa ou país. As agências de rating mais conhecidas são a Standard & Poor's, a Moody's e a Fitch Ratings. Na concessão de crédito, o rating é utilizado como uma ferramenta para avaliar o risco de crédito de um cliente. Quanto maior o rating, menor é o risco de crédito e, portanto, maior é a probabilidade de o cliente pagar suas dívidas. Os bancos utilizam o rating para determinar a taxa de juros que será cobrada no empréstimo e para decidir se concedem ou não o crédito. As agências de rating utilizam diferentes classificações de risco de crédito, que variam de acordo com a capacidade de pagamento do cliente. As classificações mais comuns são AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C e D. A classificação AAA é a mais alta e representa o menor risco de crédito, enquanto a classificação D é a mais baixa e representa o maior risco de crédito. Os bancos utilizam uma metodologia para atribuir o rating aos seus clientes, que leva em consideração diversos fatores, como a capacidade de pagamento, a liquidez, a rentabilidade e a estrutura de capital da empresa. No entanto, é importante ressaltar que o rating não é o único fator considerado na decisão de concessão de crédito, pois outros fatores, como a garantia oferecida pelo cliente, também são levados em conta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais