Buscar

Resenha documentário Lixo extraordinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO
“LIXO EXTRAORDINÁRIO. ”
	O documentário ‘’Lixo Extraordinário’’ trata-se de obras do artista plástico brasileiro Vik Muniz realizadas a partir do lixo, essas obras foram realizadas com ajuda dos catadores do lixão ambientado em Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias/RJ, conhecido como o maior aterro sanitário da América Latina. A intenção de Vik Muniz é transformar a vida de alguns catadores de materiais recicláveis por meio do material utilizado diariamente por eles, o lixo. 
Sabe-se que os catadores de materiais recicláveis são atores de importância indiscutível na questão de limpeza urbana. Eles atuam nas cidades há bastante tempo ao redor do mundo, portanto não representam um problema social exclusivamente da modernidade. A condição de vida dessas pessoas é preocupante, e infelizmente pode-se dizer que eles são atores de grande importância na preservação ambiental. Há de se reconhecer esse trabalhador como um importante ator no final da cadeia produtiva de materiais, dada a sua indiscutível contribuição para a minimização dos impactos negativos ao meio ambiente, considerá-lo peça imprescindível no processo de gerenciamento de risco. 
O aterro sanitário é enorme e a quantidade de lixo dispostos são enormes também. O documentário mostra que todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com inúmeros urubus. O local não possui uma estrutura adequada para a disposição do lixo, pelo contrário, se trata de um lixão a céu aberto, pois possui características para tal, como por exemplo, falta de segurança e proteção ambiental precária. 
A problemática desse cenário mais alarmante é a realidade das pessoas que vivem em condição críticas de pobreza e saneamento básico, sem contar no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos. Além de tudo isso, as condições de trabalho dos catadores são evidentemente desprezíveis, os riscos ao qual eles são submetidos são de contaminação e vulnerabilidade a vários tipos de doenças. Outro ponto importante que também tem espaço do documentário é renda média que um catador recebe, pois bem, uma das catadoras do Gramacho, menciona que chega a ganhar 25 reais por dia, ou seja, valor estimado em torno de 200 reais por mês, condição essa que faz uma pessoa viver a margem da miséria. 
	As possíveis estratégias de sustentabilidade que poderiam ser implantadas no aterro de Gramacho é impermeabilização contra contaminações do solo, cobertura vegetal e escapes de gás metano, também seria interessante fazer um gerenciamento de resíduos. Uma boa estratégia que poderia ser implantada é a educação ambiental na região de onde o lixo é gerado e consequentemente levado até o aterro, onde se misturam lixo de pessoas de diferentes classes sociais, ou seja, gestão de resíduos é um dever de todos, pois está muito relacionado com a saúde ambiental e também com o social, quando se trata das condições de trabalho e má qualidade de vida dos catadores. 
Vik Muniz obteve sucesso em suas obras, inclusive um dos quadros foi leiloado em Londres, Sebastião que foi a pessoa retrata no quadro teve a oportunidade de acompanhar o leilão junto com Vik Muniz, e investir o dinheiro na associação dos catadores de materiais recicláveis de Jardim Gramacho (ACMAJG). A Vida de Sebastião Santos (Tião) mudou bastante, e para melhor, pois ele ficou conhecido mundialmente, participou da indicação do Oscar em Hollywood e depois de alguns anos ele publicou um livro contando a história de sua vida, ou seja, de alguma forma o projeto de fazer arte através do lixo impactou de maneira positiva na vida de Tião e dos outros catadores que foram retratados nas obras de Vik Muniz.

Outros materiais