Buscar

Revisão PARA PROVA

Prévia do material em texto

Revisão PARA PROVA
AULA 1
	Divisão da metodologia
Para dividir a metodologia, é importante considerar três aspectos:
A metodologia científica relacionada com o modo de conhecer;
A metodologia relacionada com o modo de planejar e agir;
A metodologia relacionada com o modo de fazer.
O conhecimento e seus níveis
	Popular: 
Observações não sistemáticas;
Verdades não rigorosas;
Caráter supersticioso.
	O conhecimento e seus níveis
Popular: senso comum
Intuitivo, imediato, sem lógica;
Transmitido de geração em geração.
Exemplos de senso comum:
Chá de camomila acalma; Cortar os cabelos na lua crescente faz com que eles cresçam mais rápido; Boldo cura problemas no fígado.
	Desenvolvimento científico
Uso de um método; Rigor; objetivo; factual; racional; analítico; organizado; explicativo; sistemático.
Os sábios são pessoas dotadas de dons especiais; O conhecimento é restrito aos “iniciados”;
Importância de conhecer; Aumentar o controle sobre o mundo;
Administração científica: tornar racional o mundo dos negócios.
Três elementos caracterizam a pesquisa:
O levantamento de algum problema,
A solução à qual se chega;
Os meios escolhidos para chegar a essa solução.
AULA 2
A escolha do tema
	O estudo e a leitura de livros do contexto acadêmico podem oferecer algumas questões ou indicar assuntos que ainda precisam ser analisados ou aprofundados. 
 O tema também pode surgir da “criatividade, da descoberta repentina e algumas vezes casual de um problema a ser investigado” (GONSALVES, 2001, p. 27). 
A seleção do tema deve ter alguma aderência ou aproximação em relação à área do curso e à formação teórica ou profissional do estudante. 
O tema escolhido deve corresponder a um assunto que necessita de “melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre” ele.
 Por isso, verifique se o tema é adequado à sua capacidade e à sua formação, correspondendo a possibilidades e recursos de que você dispõe. 
AULA 3
Newton foi considerado um grande pensador da física Moderna, não chegou ao lugar que queria sozinho, investigou pensadores e suas obras, ele elaborava sua teoria da gravidade do nada, mas seu ponto de partida foram as ideias de quem veio antes dele. 
	Pesquisa pura
Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
	Pesquisa aplicada
Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
	Do ponto de vista dos objetivos, ou seja, quanto ao seu fim, propósito:
Pesquisa exploratória
É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos.
Pesquisa descritiva
O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los.
Pesquisa Experimental: está voltada para a experimentação ou verificação de um fenômeno ou de fatos que podem ser reproduzidos de forma controlada, a fim de se “evidenciar as relações entre os fatos e as teorias”. 
Pesquisa explicativa
O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória.
Pesquisa documental:
Trata-se de uma pesquisa realizada através de documentos que podem ser:
Documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos e outros
Tipos de pesquisa segundo os procedimentos de coleta
	Pesquisa bibliográfica: caracteriza-se pela metodologia que elege a fonte bibliográfica como recurso para explicar um problema, conhecer e analisar as contribuições sobre determinando assunto ou dominar o estado da arte sobre um tema.
	Fonte primária: contem trabalhos originais, com conhecimento original. Exemplo: livros, artigos científicos, Anais
de Congresso, etc..
	Fonte secundária: trabalhos não originais que citam, revisam, interpretam. Apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade e não podem ser utilizadas para confirmar um dado primário.
Exemplo: revisão de literatura, enciclopédia, dicionários, etc.
Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias
Pesquisa documental: quando os estudos, as investigações, as análises e os procedimentos metodológicos estão predominantemente circunscritos à fonte documental, ou seja, a documentos. Pesquisa realizada através de documentos.
Pesquisa de levantamento: tendo alguma correspondência com a pesquisa de campo, tipo de pesquisa relacionado com a natureza da fonte. A pesquisa de levantamento pode ser caracterizada pelo “questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer”.
Pesquisa estudo de caso: É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. O estudo de casos constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno. Os casos apresentam situações em que empresas e pessoas reais precisam tomar decisões sobre um determinado dilema. A condução do método envolve um processo de discussão, em que alunos devem se colocar no lugar do tomador de decisão, gerar e avaliar alternativas para o
Problema, e propor um curso de ação.
Pesquisa participativa: Pode ser entendida como a pesquisa que propõe “a efetiva participação da população pesquisada no processo de geração de conhecimento, que é considerado um processo formativo”
Pesquisa experimento: corresponde à pesquisa de laboratório, tipo de pesquisa relacionado com a natureza da fonte. Isso quer dizer que pesquisas de natureza experimental costumam acontecer no contexto de laboratório.
Tipos de pesquisa segundo as fontes de informação
	Pesquisa de campo:
É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. Na pesquisa de campo “o objeto é abordado em seu próprio meio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados”.
Pesquisa de laboratório: refere-se à fonte obtida em experimentos ou procedimentos desenvolvidos em laboratório.
Pesquisa bibliográfica:
Trata-se de uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos.
Pesquisa documental:
Trata-se de uma pesquisa realizada através de documentos que podem ser:
Documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos e outros
Tipos de pesquisa segundo a natureza dos dados ou abordagem doproblema
	A pesquisa quantitativa faz uso de técnicas estatísticas com o objetivo de organizar e tratar os dados para análise e interpretação sem distorções. 
	A pesquisa qualitativa está voltada para a compreensão e interpretação do fenômeno, dos dados obtidos, sem análise estatística. Busca uma análise mais profunda dos resultados obtidos.
É possível fazer uso tanto da pesquisa qualitativa quanto da quantitativa na mesma pesquisa.
	Para fazer uma boa pesquisa e preciso seguir algumas etapas.
Identificar e conhecer o acervo existente sobre o assunto nas bibliotecas a serem consultadas;
Localizar e fichar os diferentes tipos de obras e documentos ali catalogados, como livros, artigos, revistas etc.
Iniciar a consulta pela leitura geral sobre o assunto, depois pela leitura;
Copiar os dados e informações obtidos anotados as referências indispensáveis para o trabalho.
A leitura é uma técnica que ajuda na organização do saber universalmente acumulado e dos estudos realizados. É também uma atividade de reflexão e de reelaboração de ideias e de saberes
AULA 4
	Problematizar significa:
-Transformar o assunto e problema, pois assim se torna pesquisável de modo a poder produzir respostas especificas;
- Identificar no tema escolhido alguma dificuldade teórica ou prática, para a qual deve encontrar uma solução;
- Descobrir o assunto uma situação controvertida, passível de discussão.
CARACTERISTICAS:
- Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder
- É a apresentação da ideia central do trabalho, tendo-se o cuidado de não empregar em sua formulação expressões que gerem equívocos ou inexpressivas.
- Tem relação direta com o objeto de estudo, foco do trabalho
- É a pergunta a ser respondida ao final do estudo, pois, um tema pode ter problemas distintos.
Não são problemas científicos
Não são problemas científicos aqueles expressam o sentido de problemas ou questão de engenharia.
O problema deve ser claro e preciso:
- Não deve ser formulado de maneira vaga;
- Os termos usados devem ser adequados;
- Deve ser solucionável;
- Deve apresentar objetividade;
-Não pode conduzir a julgamentos morais
O problema deve conter variáveis
Variáveis- é uma propriedade que como o nome indica pode sofrer alterações, mas, seus valores são fixos e não variam de elemento para elemento. A relação entre as variáveis de uma hipótese devem ser claras e compreensíveis.
	Independente
	Dependentes
	Intervenientes
	São aquelas que influenciam, determinam ou afeta outra variável.
	Consistem nos valores a serem explicados ou descobertos, em virtude de serem influenciados.
	São aquelas que numa sequência casual, se colocam entre a variável independente e a dependente
	Hipóteses: de onde surgem?
Indica o que estamos buscando ou tentando provar e se definem como tentativas de explicação. Ela é a ideia que o trabalho se propõe a apresentar.
Ex: Problema: O índice de câncer pulmonar é maior entre fumantes.
CARACTERISTICAS:
 Constituem proposições especulativas que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. 
A confirmação ou a negação de uma hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências com base em métodos científicos. 
Se uma hipótese é verdadeira, se transforma em fundamentação de uma teoria científica, se é refutada, se transforma em um contra-argumento.
RESUMINDO:
as variáveis das hipóteses devem ser compreensíveis
as hipóteses devem estar relacionadas às técnicas disponíveis para comprová-las.
as hipóteses devem referir-se a uma situação real.
a relação  entre as variáveis propostas devem ser claras e verossímeis.
 A relação entre as variáveis precisa ser mensurável ou observável.
	Redação científica
Presente no texto do projeto de pesquisa;
Na comunicação dos resultados da pesquisa, seja na forma de relatório, artigo ou monografia;
AULA 5
	Toda pesquisa está direcionada ao conhecimento, deverá ter um objetivo. Welber afirmar que: “a função do objetivo é justamente repetir onde o autor pretende chegar”.
O que entendemos por objetivo?
É aquilo que se pretende alcançar quando realiza uma ação. Se não construirmos objetivos, não há o que se pesquisar de maneira eficiente
Trata-se de um elemento textual usado para definir as finalidades ou metas que o pesquisador pretende alcançar".
	Objetivo geral
Indica o resultado pretendido. Apresenta de forma genérica, o que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto a ser abordado. Não pode fugir do tema proposto.
	Objetivo especifico
Indica as etapas que levarão á realização do objetivo geral. É a divisão do objetivo geral, os quais poderão até vir a constituir-se em possíveis capítulos(partes) do trabalho final.
	
Fichamento: orientação para anotações e apontamentos
Os fichamentos podem ser um excelente recurso para não se perder os dados bibliográficos, as anotações de aula ou os apontamentos decorrentes de uma leitura.
São “como uma memória exterior”, pois quando bem organizados eles até “podem se constituir em uma minibiblioteca para uso pessoal”
	Resumo
O resumo como uma modalidade do trabalho acadêmico consiste num texto que registra as ideias ou os pontos essenciais de um texto-base
O resumo é um trabalho de extração e de concisão: extração porque ele extrai do texto-base as ideias e os elementos que devem ser destacados e registrados;
	Resumo indicativo
Trata-se de um esquema ou mapa que poderá oferecer informações básicas e de identificação do texto original. Esquematizado.
	Resumo informativo: corresponde ao registro conciso das informações mais importantes contidas num texto-base. Informação.
	Resumo crítico: é, geralmente, identificado com a resenha, sendo uma outra designação para a própria resenha
	Resenha
Ao elaborar uma resenha, tenha em mente pelo menos duas tarefas: realizar uma síntese da obra ou do texto e elaborar um julgamento ou apreciação crítica dessa obra.
A resenha vai além do resumo indicativo ou informativo, pois apresenta uma análise ou apreciação da obra ou do texto-base;
AULA 6
	Revisão de literatura
Entende-se a tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, bem como outros materiais disponíveis e úteis ao objeto do estudo. Deve selecionar as obras mais importantes e recentes em enfoque similar ao que pretendemos na nossa pesquisa.
Importante esclarecer que a revisão de pesquisa não é um amontoado de informações lidas ou resumos, mas sim uma discussão do que foi encontrado e relacionado do problema da pesquisa.
Revisão de literatura é o Marco teórico- Ajuda a prevenir erros em outros estudos. Serve de orientação para realização da pesquisa. Inspira na construção das hipóteses.
	Embasamento teórico
É a parte do projeto de pesquisa em que o pesquisador expressa determinado ponto de vista sobre o problema formulado.
Após a revisão, o embasamento teórico deve ser inserir o resultado da revisão da literatura realizada, incluindo a referência aos principais autores e obras pertinentes ao objeto da pesquisa.
 Revisão crítica sobre o que foi produzido no plano do pensamento científico sobre aquele tema.
 Referencial Teórico, a fase do projeto de pesquisa na qual: Apresentamos as várias visões possíveis a partir das quais se estuda o problema escolhido, optando por uma base conceitual para o trabalho.
Roteiro para a construção do embasamento teórico:
	Apresentar a bibliografia sobre o tema que você irá pesquisar, destacando:
A riqueza ou escassez de obras sobre o assunto escolhido;
O carácter polêmico do assunto;
As principais linhas de abordagem sobre o assunto.
Apresentar aos autores e as obras que compõem cada uma das linhas de abordagem:
Apresentar o autor em um pequeno parágrafo (três linhas no máximo- dizer qual a especialização, ramo de atividade principal)
Resumir sua ideia em dois ou três parágrafos 
Citar uma passagem mais significativa do texto do autor, procurando ilustrar o que falou o autor.
Posicionar-se elegendouma das linhas de abordagem especificadas anteriormente. 
	Metodologia
Representa o conjunto de meios materiais e humanos empregados pelo investigador para concretizar a pesquisa. Metodologia vem do termo que significa” a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim ou resultados desejados”.
A pesquisa poderá ser exploratória, descritiva, explicativa, estudo de caso, pesquisa de campo. Documental, bibliográfica, quantitativa ou qualitativa. Poderá misturar os tipos de pesquisa.
	Pesquisa empírica- se refere à experiência no mundo material.
	Pesquisa teórica- se situa no nível conceitual e prescinde de uma experimentação.
		A pesquisa quantitativa faz uso de técnicas estatísticas com o objetivo de organizar e tratar os dados para análise e interpretação sem distorções. 
	A pesquisa qualitativa está voltada para a compreensão e interpretação do fenômeno, dos dados obtidos, sem análise estatística. Busca uma análise mais profunda dos reestudados obtidos.
AULA 7
	As citações são trechos transcritos ou informações extraídas de publicações consultadas e devem ser inseridas num texto com a finalidade de esclarecer ou complementar ideias.
Citação direta
São aquelas transcritas no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como diz João Bosco, é a referência a uma obra de outra fonte “ para esclarecer, comentar, ou dar prova uma autoridade no assunto”.
A citação direta exige cuidados:
- As transcrições com até três linhas permanecem no corpo do parágrafo. Citações diretas curtas.
- As transcrições com mais três linhas são destacadas com um recuo(4 cm) em relação á margem da esquerda. Citações longas.
RESUMINDO: Transcrição ou cópia literal de parágrafo, de frase ou de expressão usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado
Citações indireta
Apresenta formação diferente, por trata-se de um texto baseado na obra de um autor consultado. Não a necessário o emprego das aspas duplas. Por que a citação indireta mantém o conteúdo original, mas reescrita em outras palavras. Também denominada de paráfrase. João Bosco diz: que a citação indireta pode configurar um resumo, comentário de uma ideia, ou expressar o mesmo conteúdo, mas em outras palavras.
Citação da citação- É a leitura de uma terceira obra que cita a obra original.
Algumas regras para compor citações diretas e indiretas:
Acréscimos ou interpolações: Significa a inserção de expressões que não constam do original. Entre colchetes. 
Supressões- não devemos citar frases ou parágrafos longos demais, basta inserir o que realmente interessa. Deve apresentar entre colchetes/ parênteses e o uso da reticencias(...).
Incorreções- na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equivoco gramatical, chame a atenção, pelo uso, ao lado da palavra, da sigla SIC(assim) entre colchetes.
AULA 8
	REFERÊNCIAS- conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos consultados para a elaboração de um trabalho acadêmico.
Há diferença entre referência, bibliografia e referência bibliográficas?
Referência- nota informativa de remissão em uma publicação.
Bibliografia – relação de obras consultadas ou citadas por um autor na criação de determinado texto.
Referências bibliográficas- não ser usa mais.
No final de um trabalho elaboramos uma lista de referências em que as obras são alinhadas somente á margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples, separados em entre si por espaço duplo.
Elementos essenciais e complementares
Os elementos devem ser retirados do próprio documento e inseridos conforme a sequência sugerida pela ABNT.
	Elementos essenciais
São aqueles indispensáveis na identificação do documento, tais como: autores, título, edição, local, editora e data da publicação.
	Elementos complementares
São opcionais e podem ser acrescentados para uma melhor identificação do documento, tais como: coleção, série, número do ISBN, número de páginas (43p), edição exclusiva para assinantes, inclui algum brinde, etc.
	Como montar uma referência
-Os autores são indicados pelo último SOBRENOME, escrito em caixa alta, seguidos dos nomes, por extenso ou abreviados. O sobrenome é separado do nome por vírgula. Veja:
GOMES, L.F.
-Com até três autores, devem ser mencionados na mesma ordem em que aparecem na publicação, veja a ficha catalográfica, no verso da folha de rosto. O nome de cada autor devem ser separados por ponto e vírgula. 
Ex: LAKATOS, E.M.;MARCONI , M.A.
-Quando for mais de três autores, somente o primeiro deve ser indicado, seguido da expressão et al (e outros).
Ex: ALVES, João et al.
-Autoria desconhecida, inicia-se pela primeira palavra do título em caixa alta. Se a palavra for precedida por um artigo este também deve ser escrito em caixa alta.
Ex.: A EDUCAÇÃO ambiental no sèc. Xx.
Quando há tradutor, deve ser mencionado? 
Quando há tradutor, atualizador, revisor, ilustrador entre outros deve ser mencionado logo após o título.
Ex: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Tradução. Edição. Local: Editora, data.
	Preciso mencionar a edição?
Quando houver a indicação da edição, esta deve ser inserida na sua referência, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição.
Ex: 4º edição = 4. Ed.
Mencionar o nome da editora.
È indicado conforme aparece na publicação, seguida de virgula, eliminando-se as palavras que identificam sua natureza comercial ou jurídica como: S/A, Ltda., Editora, livraria etc.
Ex: : Atlas
Não há identificação da editora.
Quando não houver , utiliza-se a expressão latina sine nomine, que significa sem nome, de forma abreviada e entre colchetes[s.n]
Ex: FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Brasília, DF: [s.n.], 1993. 107 p. 
Mencionar o ano da publicação
Deve ser indicado em algarismos arábicos(1,2,3..), mesmo que nele apareça em algarismos romanos.
Ex. LEITE, C.B. O século do desempenho. São Paulo: LTr. 1994.
Livros
Ex: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano de publicação.
Como referenciar publicações em meio eletrônico?
Seguem o modelo de referências bibliográficas, acrescentando-se informações relativas á descrição física do meio ou suporte.
Modelo: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em : dia mês ano.
AULA 9
	TCC
A fase de conclusão de curso é o momento mais importante do acadêmico. É importante porque substitui a curiosidade de escutar seus mestres pela de produzir com autoria uma pesquisa.
Pesquisa- Produção cientifica
O conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas nas instituições de ensino superior, cuja publicidade acontece através de publicações especializadas, congressos, fóruns que apresenta a sociedade o resultado de pesquisas que apontam informações, alternativas, caminhos para solução de problemas em diversas áreas de saber.
Trabalho de conclusão de Curso
Aquele que é exigido ao final de cursos de graduação, de especialização, mestrado ou doutorado. Consiste em uma pesquisa rigorosa para atualizar o estado da arte sobre determinado tema de interesse profissional.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que objetiva maior qualificação teórica e metodológica do estudante.
Tipos mais comuns de trabalho de conclusão.
	Artigo Científico- O texto destinado a divulgar, em publicações especializadas, os resultados de uma pesquisa científica, podemos abordar um dos vários aspectos de uma pesquisa mais complexa exposta em dissertações de mestrado ou teses de doutorado. Deve ser determinado pelas normas da ABNT (NBR6022).
Deve tratar de temas acadêmicos, mas sem aprofundar no típico das monografias. São destinados em publicações de revistas, anais de congressos, páginas da internet.
	Monografia- É uma dissertação resultante de um estudo minucioso depesquisa sobre um tema único e bem delimitado. Serve para que o aluno adquira prática dissertativa na escrita cientifica e assim desenvolva sua capacidade intelectual de aprendizagem e raciocínio.
 è um escrito que trata de um único assunto, único problema. Caracteriza-se mais pela profundidade do tratamento do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático.
	
	Dissertação de mestrado- apresentado ao final de uma pós-graduação, visando obter o grau acadêmico de mestre. Tem estudo teórico, de natureza reflexiva, requer sistematização, ordenação, autonomia e criatividade na interpretação dos dados.
	Tese de Doutorado- trabalho cientifico, escrito, original, sobre um tema específico, cuja contribuição amplia os conhecimentos do tema escolhido.
AULA 10
	Regras gerais para formação de trabalhos científicos
Os trabalhos devem ser estruturados em grupos de elementos, a saber pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Os trabalhos de conclusão de curso dividem-se em três partes:
Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com informação que ajudam na identificação e utilização do trabalho.
Título e subtítulo do artigo
Autores- breve currículo em nota de rodapé indicado por asterisco.
Resumo máximo 500 palavras
Palavras-chave ate no máximo 4
Elementos textuais: parte do trabalho em que é exposta a matéria.
Introdução/ desenvolvimento/conclusão
Elementos pós-textuais: elementos que complementa o trabalho.
Notas explicativas/ referencias /glossário/ apêndice e anexo
	Formatação
O papel deve ser A4 (21cmx29,7 cm), cor branca e com letras cor preta. A margem terão, em todas as páginas, 3 cm para superior, 2 cm para a inferior, 3 cm para a esquerda e 2 cm para a direita.
Espaçamento
1,5 cm em todo o trabalho, com exceção de citações com mais de três linhas, nas quais o espaço será simples.
Título: antes e depois dos títulos e subtítulos deve haver dois espaços de 1,5 cm.
Texto, sumário e listas: espaço de 1,5 cm.
Resumo e Abstract: espaço simples
Notas de rodapé e citações com mais de três linhas: espaço simples
Referências: espaço simples entrelinhas e separadas entre si por espaço duplo.
Fonte
Arial ou Times, tamanho 12, com exceção de citação que é fonte tamanho 11.
	Monografia
Elementos pré-textuais
Capa/ folha de rosto/ folha de rosto/ folha de aprovação/ dedicatória/ agradecimento/ epígrafe/ 
Elementos textuais
Introdução/ desenvolvimento/ conclusão
Elementos pós-textuais
Referencias/ glossário/ apendice/anexos
	Projeto final
Título- Uma ideia geral, é recomendável ter um subtítulo explicativo o a questão central a ser investigada.
Introdução
Delimitação do objeto- deve ser exposto, com clareza, o objeto de pesquisa.
Discussão bibliográfica- Consiste num debate crítico sobre as principais obras relacionadas ao tema da pesquisa.
Objetivos- definição das metas da investigação.
Quadro teórico- devem ser expostos os principais conceitos e ferramentas teóricas a serem mobilizadas na pesquisa.
Hipóteses- possíveis ponto de chegada que o pesquisador mantém em seu horizonte.
Metodologia e fonte- descrição dos meios, instrumentos e atividades técnicas necessárias ao tratamento do problema a parti das fontes.
Bibliografia- deve ser apresentada segundo as normas da ABNT.

Continue navegando