Buscar

perguntas de revisão A1 Cidadania Prates

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

04/03/2014
Atividade 
 A construção da cidadania está presa aos modelos de educação de cada sociedade e de cada época. Na Grécia antiga o cidadão destacava se de todos os sujeitos que formavam a sociedade. Este cidadão grego diferencia se em muito do cidadão que conhecemos nos dias atuais. Faça uma reflexão sobre os limites da cidadania na Grécia antiga e na atualidade.
Na Grécia antiga o conceito de cidadania está muito relacionado aos bens que cada um possui , onde cidadão para Grécia , e somente uma pequena parte que detém este direito . Nos moldes atuais temos o conceito cidadania aberto a todos de uma maneira geral porem de muitas formas a sociedade em si abre mão de exercer seu direito e seus deveres 
 Platão e Aristóteles conforme os textos pesquisados diferenciavam se sobre o conceito de justiça. Com base nos textos, descreva como é a justiça em cada autor e como deve estar organizada a sociedade.
Platão acreditava que apenas a apenas os sábios eram portadores das virtudes e apenas os sábio tinham o conhecimento em si de justiça e acreditava que a busca pela justiça individual gerava a justiça coletiva 
 	Aristóteles considera a justiça como uma forma de aperfeiçoamento a moral as pessoas sensibilizadas coma justiça poderiam fazer uso da mesma para si ou para outra pessoas. Onde o cumpridor da lei é justo.
11/03/14
No período Feudal foi marcado por um completo domínio de pensamento religioso e dafé como pratica de salvação. Neste não cabia o questionamento ou a procura de uma essência verdadeira das coisa já que a essência de todas as coisas estão em Deus.
Temos este fato pois como podemos ver, esta relacionado que os senhores da nobreza , criava a verdade pois , pois eles detém o poder e suas palavras eram para ser cumpridas, também as descoberta naquela época ficava a mercê de filósofos e grandes pensadores, que buscava idéias sobre tudo fato que foi alterado na idade media com o pensamento cristã onde se passou o poder a igreja e elas decidiam e tinham total autoridade sobre o povo, sobre suas religiosidade, crenças e fé. Impondo os pensamento perante os povos. 
O golpe militar de 64 teve grande impacto na formação política social histórica das gerações após este período um dos principais problemas se remete às limitações da forma que encaramos a nossa cidadania possíveis consideramos que defende uma idéia lutar por um direito de exigir que uma regra funcione estamos fazendo vergonha explique quais as limitações impostas a construção de uma cidadania ativa que lutepor seus direitos e exercer o poder
Ao passar dos anos foram criados na sociedade certos paradigmas , com isso as pessoas perdendo seu direito , ou melhor abrindo mão do mesmo , para não gerar “desordem “ , como também a ideia de alienação a politica, e quem esta no governo não vai resolver nada , e que se eu fizer algo não ira adiantar. Essas ideias fortalece a outros que fazem o que quiser, e povo e cada vez mais esquecido.
Como vemos em 64 onde pessoas foram as ruas lutar por seus direitos e foram fortemente afrontados pela autoridade. Podendo termos como exemplo o porque de deixar, abrir mão de seus direitos, onde o provo elegeu e logo o presidente sofreu um golpe militar. 
25/04/2014
Maquiavel. Pai da teoria política Moderna ,construiu um conjunto de argumentos que definiriam a razão como instrumento de exercício do poder , com base em sua pesquisa e no video descreva . A função do estado em Maquiavel , e faça uma reflexão sobre a importancia de virtu , fortur , e ocasião .
O Estado, para Maquiavel, não tem mais a função de assegurar a felicidade e a virtude, segundo afirmava Aristóteles. Também não é mais - como para os pensadores da Idade Média - uma preparação dos homens para o Reino de Deus. Para Maquiavel, o Estado passar a ter suas próprias características, faz política, segue sua técnica e suas próprias quando Maquiavel fala sobre virtu , ele demostra a figura de um príncipe que deve ter esta característica para poder ordenar o estado , porém so a virtu que dominaria a fortu , com isso alcançando a estabilidade do estado . Ele mencionava a virtude e a fortuna como deuses da mitologia grega , onde se conseguisse dominar a virtu a fortu cariam em seus pés. Onde o mesmo vai consegui seus objetivo na ocasião correta , aproveitando a mesma 
Hobbes , foi o teórico do absolutismo e do estado moderno , para garantir a liberdade e a segurança os homens abram mao de parte de seu poder para entrega-lo ao Leviatã . explique qual a importancia do contrato social em Hobbes e porque o estado é o único e legítimo detentor do uso da força.
O contrato social para Hobbes tem como objetivo garantir a vida de cada individuo Hobbes defendeu que a única defesa que o homem tinha era a foça , com isso criando uma instabilidade da situação do estado natureza . E Para ter certa segurança Hobbes defende a tese que todos os indivíduos de um lugar deve transmitir a sua força a uma pessoa , onde esta mesma iria ser responsável pela segurança , educação, direito a posse . sendo obrigatória a segurança ao individuo , assim a Criação do estado absolutista , onde é soberano a todos e rege com a suas regras e ninguém pode se afrontar a eles pois se não voltaria a desordem.
Locker foi um dos principais teóricos do liberalismo e defendeu que a sociedade civil fundou o estado . Para locker a vida liberdade e sobre tudo a propriedade privada são direitos invulneráveis e nem o estado pode ameaca-los . explique os conceitos cívil e rebelião em locker .
Para locker ,estado é criado para proteger os bens de cada povo e seus direitos , a vida a Liberdade e a propriedade privado ,onde o povo vive bem no estado de natureza , mais para que o povo fique de maneira melhor e criado o estado. Rebelião para locker constitui em o povo e detentor do poder soberano , e quando o seu escolhido falhar o povo tem o direito de se rebelar contra o estado para estabilizar , onde escolhera outro para responder em si pelo povo .
01/04/2014
Vários intelectuais e pensadores dos problemas da sociedade brasileira Afirmam que os limites colocados a nossa cidadania decorrem de nao termos vivenciado Uma revolução liberal. Pensadores como Wanderley Guilherme dos santos desenvolveram a tese que tivemos a presença do estado antes de termos a sociedade e que por isso temos uma grande dependência da presença do estado como uma especie de pai. Faca uma pesquisa sobre o conceito de cidadania regular e construa uma relação com a ideia de que nao houve uma revolução liberal no Brasil.
Como descreve no livro temos como exemplos outros paise, que o povo em si tem conhecimento geral de seus direito , coise que realmente pode influenciar o pais , que nunca teve a busca do povo pelos seu direitos , na minha opnião este motivo de não ter um real revolução liberal, esta ligado diretamente aos conhecimentos de dever e direito pela sociedade do Brasil, onde no tempo de hoje se daria com a juventude adquirindo o conhecimento politico e não fugindo de seu dever , buscanto melhorar a sociedade em todos os ambitos 
É a sociedade civil e os indivíduos que fundam o estado e portanto ele, o estado , deve ser orientado pelos interesse s da sociedade 
08/04/2014
Questão de prova
 A economia influência várias áreas da sociedade e ao longo da história ela terá 
Impactos diferenciados sobre a forma com que as pessoas se comportam, agem, acreditam, se relacionam e enxergam o mundo o neoliberalismo corresponde a uma concepção econômica social ideológica que valoriza o indivíduo em determinação das concepções coletivas explique o neoliberalismo e diferencie neoliberalismo do clássico liberalismo descreva os impactos do Neoliberalismo conceito de cidadania. 
-O podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, devehaver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
- de uma forma geral, pode ser entendido como uma determinada concepção do Estado onde o Estado tem funções e poderes limitados, se contrapondo assim tanto ao Estado social, quanto ao Estado absoluto. Os impactos estão relacionados ao poder do estado sobre a sociedade e sua Força e atuação para modificação da vida de cada cidadão. 
De forma geral podemos relacionar a limite de ação do estado, tendendo aos direitos de cidadões e as ações do estado de maneira favorável ou contraria ao cidadão , como também uma recíproca para o governo
correspondência desse liberalismo ao liberalismo político
 Russou influenciou parte do pensamento revolucionário do mundo contemporâneo suas ideias chamar atenção para o fato de que as leis serviram sobre tudo para defender as propriedades de quem tem aqueles que não tem explicação origem do contrato social em Russiu a origem da desigualdade. Explique o que é vontade geral para o Rousseau .
Vontade geral para Rousseau esta fundamentada onde a vontade coletiva e de interesse comum a todos, onde a vontade geral é um bem inalienável, inviolável , infalível , da onde tiramos que para Rousseau o povo é soberano 
OBs para locker a sociedade funda o estado e para hobbes a sociedade so existe por causa do estado

Outros materiais