Buscar

A economia empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A economia empresarial, como um campo da economia aplicada faz uso da teoria económica e de métodos quantitativos para analisar empresas de negócios e os fatores que contribuem para a diversidade das estruturas organizacionais e as relações das empresas com os mercados de trabalho, o capital e os mercados de produtos. A economia empresarial está ligada a assuntos e problemas económicos relacionados com a organização empresarial, gestão e estratégias.
A medida descritiva tem como objetivo apresentar informações sobre dados em analise para que se tenha maior compressão dos fatos que os mesmos representam. Ela exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas apresentando processos próprios para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados seja eles numéricos ou não. Uma das ferramentas de medida descritivas são medidas de tendência central ondes valores numéricos de uma amostra ou população têm uma tendência a se agruparem em torno de um valor central, sendo assim, podemos determinar um valor típico para representar os dados. Os valores mais comuns e mais conhecidos são média aritmética, a Mediana (estatística), ou a moda. Já a Medidas de dispersão mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância; a sua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão. As técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogêneos, isso porque não há critérios de separação do grupo. 
Os numeros-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre: variações ocorridas ao longo do tempo; diferenças entre lugares; diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações etc.
Na Deflação de Dados o termo Deflação indica uma quebra generalizada dos preços dos bens e serviços, na maioria das vezes associados a graves recessões econômicas e a restrições da procura, da produção/oferta e do emprego. A deflação é medida como a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC), ou seja, não mais é do que uma inflação negativa.

Outros materiais