Buscar

2ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na questão: A Cia. de Bebidas Guararapes - CBG, fabricante de refrigerante bastante popular, com rede de distribuição já estabelecida e consolidada em praticamente todos os estados importantes em consumo, pretende lançar um novo refrigerante com sabor de cupuaçu, uma fruta da região Amazônica, com sabor bem característico. Tendo-se como base os fatores críticos para o sucesso de novos produtos, expostos por Maximiano (2006), que são: I - Pesquisa adequada de marketing. II - Atendimento de uma necessidade. III - Grande vantagem do produto. IV - Qualidade e preço adequado no lançamento. V - Escolha dos canais corretos de distribuição. Para a Cia. de Bebidas Guararapes, são fundamentais levar em consideração os seguintes fatores críticos: ... Eu devo levar em consideração os fatores críticos para decidir se vai mesmo lançar o novo refrigerante de cupuaçu ou o refrigerante vai mesmo ser lançado e eu devo me basear na pós estreia do mesmo?
Resposta: Quando enumeramos o gabarito da questão com os seguintes argumentos (I, II e IV) - estamos indicados o momento de lançamento do Produto para um mercado concorrido. Sabemos da Importância da Pesquisa de Mercado - (conjunto de informações existentes (questões do Sabor Industrializado da Fruta & Paladar de Reconhecimento Popular da Fruta) - que devem ser avaliadas pelo Gestor do Negócio para ser aplicadas em suas decisões de lançamento). Essas informações atendem e reforçam uma "Grande vantagem do produto" e "Intervalo de preço convidativo para atender as necessidades de consumo por parte do Consumidor/Cliente".
Quais as vantagens da compra um negócio existente sem plano de mudar as operações correntes?
Resposta: Produto, serviço e mercado definidos. ¿ Empresa em funcionamento ¿ Equipamentos disponíveis ¿ Clientela formada ¿ Fornecedores operando ¿ Experiência do proprietário anterior ¿ Conhecimento dos empregados
Quais as desvantagens da compra um negócio existente sem plano de mudar as operações correntes?
Resposta: Herança de problemas trabalhistas ou fiscais ¿ Problemas futuros ocultos ¿ Mão de obra desqualificada ¿ Imagem comprometida ¿ Modernização necessária dispendiosa ¿ Localização desvantajosa ¿ Preço alto, gerando ônus sobre o lucro.
O que é uma franquia e como funciona?
Resposta: Na Franquia o franqueador é o detentor da marca e do método de trabalho licenciado de terceiros. É o agente que idealiza e formata a franquia do negócio ao franqueado. E o franqueado é a pessoa jurídica ou física que adquire o direito de uso da marca e/ou método de trabalho, por meio de um pagamento inicial ou mensal. Ao aderir à rede de franquia, o franqueador passa a operar com a marca do franqueador, seguindo todos os padrões estabelecidos e supervisionados por este.
Quais são as vantagens da compra de uma Franquia?
Resposta: O empreendedor compra uma empresa pronta, sem necessidade de inventar produto, nome, embalagens. A operação da empresa, o treinamento dos funcionários, os uniformes e materiais são padronizados pelo franqueador ¿ não há necessidade de criar. O sistema de suprimentos de matérias primas já está montado pelo franqueador. A marca é conhecida e o empreendedor não precisa investir na construção da imagem. O empreendedor pode trocar experiências com outros franqueados da mesma empresa. O valor do investimento para iniciar e manter as operações é fácil de determinar, o que torna determinístico o planejamento financeiro. O franqueado recebe orientação do franqueador, que está interessado em seu sucesso.
Quais são as desvantagens da compra de uma Franquia?
Resposta: O investimento inicial pode ser alto, dependendo do valor da marca franqueadora. O franqueado obriga-se a um pagamento mensal ao franqueador; em geral, uma taxa sobre as receitas, o que faz o papel de um imposto a mais. O franqueado tem que seguir todas as exigências do franqueador, até mesmo de renovação de toda loja, independentemente do tempo de franquia. O franqueador pode conceder várias franquias numa mesma região, ganhando no conjunto, mas prejudicando os franqueados individualmente. O franqueado não tem liberdade para introduzir inovações nos produtos, nas instalações ou em qualquer aspecto de franquia que impacte a identidade do franqueador. Os preços são tabelados, impedindo alterações para favorecer a competitividade. Assim como acontece em qualquer outra modalidade de empreendedorismo, não há nenhuma garantia de sucesso.
Como funciona o processo de Licenças?
Resposta: Se um empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças. O empreendedor pode dar a licença a outras empresas para produzir e vender o novo produto em troca de uma comissão sobre as vendas ou de um pagamento predefinido.
 Uma ideia é sempre uma oportunidade de negócio?
Resposta: Uma ideia nem sempre significa uma oportunidade de negócio. A ideia causa fascínio e o apego à ideia pode impedir que ela seja avaliada de maneira correta, fazendo com que se torne um caso de insucesso. O Empreendedor deve ver sua ideia com distanciamento emocional, de modo a poder fazer uma análise detalhada dela, usando o Plano de Negócios. Uma ideia somente se transforma em oportunidade de negócio quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem potencias clientes. É preciso que ela esteja diretamente ligada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Tem que ser atrativa e ter potencial para gerar lucros.
Como identificar uma boa oportunidade de negócio?
Resposta: Para identificar uma oportunidade de negócio é necessário observar alguns pontos: identificar quais as necessidades que esta oportunidade busca atender ou quais problemas poderão ser resolvidos; ficar atento ao público alvo e ao porte do mercado identificado/desejado (quanto maior for o mercado, maior a probabilidade de ser uma boa oportunidade); quanto maior for o espaço para a inovação, maior é a chance dessa oportunidade se tornar um negócio efetivo; por fim, observar os concorrentes, o fluxo de pessoas e a frequência de repetição de determinados hábitos e costumes.
O que significa patente de um produto/serviço e qual a importância disso para um empreendedor?
Resposta: Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou criação. Por meio da patente (ou registro), o inventor tem o direito de impedir que outras pessoas, sem o seu consentimento, produzam, usem ou coloquem à venda, o produto/serviço que é o objeto de sua patente. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico do produto/serviço protegido pela patente. O órgão responsável por conceder patentes é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e elas são válidas em todo o território nacional.
Os conceitos de Diretrizes, Controle de Processo e Governança - podem ser utilizados no acompanhamento (inicial) do Plano de Negócio?
Resposta: Para o estudo dos Fatores Críticos do Plano de Negócio - poderemos usar esse conjunto de conceitos. Cada conceito apresenta uma essência de articulação com o negócio e devem ser analisadas - criteriosamente as informações obtidas - para um processo decisório adequado do Gestor frente ao Plano de Negócios. Vemos os conceitos: - Diretrizes - (orientações de rumo, plano de trabalho, um negócio e suas Normas e Procedimentos). - Controle de Processo - (averiguar as atividades efetivadas ao longo da dinâmica de trabalho, identificar e registrar os desvios e definir as correções necessárias com o Projeto Original) - Governança - (discussão na empresa com seus Atores - (sócios, investidores e corpo funcional) para garantir adesão aos códigos de conduta (pré-estabelecidos) para a redução de conflitos de interesses no desenvolvimento, implantação e manutenção do Projeto de Negócio.).
Poderemos associar - "Oportunidades & Ideias"- na geração de um Plano de Negócio?
Resposta: O empreendedor enxerga as "Oportunidades" - utilizando de ferramentas de Diagnóstico. Mercadológico, tais como: (Pesquisas de Mercado, de Consumo Atual e Futuro) - como vista identificação dos espaços - "nichos" - (são segmentos com pouca exploração ou inexistente no mercado competitivo - para serem desenvolvidos novos produtos/serviços) - para atender as novas demandas de investimento pelo empreendedor. O sentido da "Ideia" - na associação com a Oportunidade - está quando o Gestor, utilizada "Brainstorming" - (Tempestade de Ideias) - uma técnica de dinâmica de grupo para potencializar as discussões a respeito da ideia em relação ao Plano de Negócios (embrionário). Com base nessa discussão poderemos obter: - visões diferenciadas do problema, perfil inovador para o produto a ser desenvolvido no Plano de Negócios e outras informações que podem ser associadas ao Diagnóstico.
O que são Vantagens Competitivas?
Resposta: As Vantagens Competitivas são atributos do produto ou serviço, ou das empresas que os fornecem, que motivam a preferência do mercado ou do cliente, criando diferenciais que proporcionam ganho físico ou psicológico para o consumidor, permitindo à empresa superar os competidores, estabelecer sua marca e fortalecer sua identidade.
Qual a importância do conhecimento do Investimento Inicial e do seu Retorno na hora de montar um negócio?
Resposta: O capital é o ponto crucial de qualquer empreendimento. O empreendedor deverá calcular o montante necessário para dar início ao negócio, conhecido como Investimento Inicial. O valor pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negócio ou não. E tão importante quanto é o cálculo do retorno do investimento. A análise do mercado deve revelar qual o potencial de receitas e o tempo necessário para a recuperação do investimento.

Outros materiais