Buscar

RELATÓRIO II QUIMICA GERAL ÁCIDO BASE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA
QUÍMICA GERAL
TURMA - 3036
Geanne Baldam da Costa – 201308363371
Cleverson Teixeira Felicio – 201409060047
Felipe Trindade Chaves - 201408432978
RELATÓRIO II: ÁCIDO-BASE
MACAÉ
25/MAR/2015
INTRODUÇÃO
As funções mais importantes da química: ácidos e bases. São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fosfatos, boratos, arsenatos e amônia. Em adição, vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar a acidez da água nas vizinhanças por produzir CO2, a substância geradora de ácido mais comum na natureza. A fermentação do suco de frutas pode vir a produzir ácido acético. Quando utilizamos nossos músculos em excesso sentimos dores provocados pela liberação de ácido lático. Com tamanha frequência em nosso ambiente, não é de se espantar que os ácidos e bases tenham sido estudados por tantos séculos. Os próprios termos são medievais: "Ácido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substâncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominação. "Álcali", outro termo para bases, vem da palavra arábica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas são dissolvidas em água, esta se torna básica, devido a presença de carbonato de potássio. A palavra "sal" já foi utilizada exclusivamente para referência ao sal marinho ou cloreto de sódio, mas hoje tem um significado muito mais amplo. 
RESULTADOS
Neutralização:
Tubo 1: Foi adicionado ao tubo de ensaio, 5 ml de solução NaOH 6M, e acrescentado o papel de Tornassol que ficou na cor azul. A substância em escala de PH foi básica em 14 crescente, depois foi adicionado três gotas de solução indicadora(fenolftaleína), a cor da solução ficou púrpura e voltou a transparência. 
Tubo 2: Foi adicionado ao tubo de ensaio, 5 ml de solução H2O, e acrescentado o papel de Tornassol que ficou na cor amarela. A substância em escala de PH foi neutra em 07, depois foi adicionado três gotas de solução indicadora (fenolftaleína), a cor da solução ficou amarelada.
Tudo 3: Foi adicionado ao tubo de ensaio, 5 ml de solução HCI 6M, e acrescentado o papel de Tornassol que ficou na cor vermelho. A substância em escala de PH foi ácido em 0 crescente, depois foi adicionado três gotas de solução indicadora (fenolftaleína), a cor da solução ficou rosada.
Mistura dos 3 tubos: Ao acrescentar em uma cápsula de porcelana as três reações, foi obtido a cor púrpura, em seguida azul. A solução em PH foi básica e se aqueceu.
Hidrólise:
Tubo A: Foi adicionado ao tubo de ensaio 10 ml de água e 1 g de NaCL, a soluçãoapresentou temperatura ambiente, o aspecto físico permaneceu inalterado, o sal dissolveu completamente na água, ao misturar os elementos o sal ficou acima da água.
Reação: NaCl + H2O--->NaOH + HCl
Tubo B: Foi adicionado ao tubo de ensaio 10 ml de água e 1 g de NH4CL, a solução ocorreu queda na temperatura, o aspecto físico permaneceu inalterado, demora na solubilização das substancias, até a solubilização, aparecimento de espuma ao misturar as substancias.
Reação: H2O + NH$CL ----> HCL + NH4OH
Tubo C: Foi adicionado ao tubo de ensaio 10 ml de água e 1 g de Na2CO3, a solução teve um aumento na temperatura, aspecto físico apresentou cor púrpura, ao misturar os elementos o sal desceu para o fundo do tubo.
Reação: H2O + Na2CO3---->CO2 + 2 NaOH
CONCLUSÃO
O caráter ácido ou básico de uma solução é medido através da concentração de íons H+ (para ácidos) ou OH- (para bases). O conceito utilizado é o do pH o qual representa a concentração de íons H+ numa solução. Para tanto há uma escala de pH a qual varia de zero a quatorze. Conforme a figura 1, o valor de sete na escala representa um pH neutro, enquanto que valores entre zero e sete indicam a acidez de uma solução e valores de sete a quatorze indicam o caráter básico da solução.Quanto mais próximo ao valor de zero, maior será a concentração de H+ na solução enquanto que quanto mais próximo a quatorze, maior será a concentração de OH- na solução.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.Disponível em:<http://qnint.sbq.org.br> Acesso em: 23 mar. 2015.
LARA, Marcelo, Acidos e base. São Paulo. Biblioteca Folha – Ediouro, 2014. Disponível em: <Http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUtMAL/acidos-bases>. Acesso em: 23 mar. 2015.

Continue navegando